TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS (PROINTER IV)

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.306 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO PARCIAL

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

FABIANA ESTER SILVA

RA: 9365311694

KELLEN CRISTINA RODRIGUES

FÁBIO CERQUEIRA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS (PROINTER IV)

ANHANGUERA EDUCACIONAL - PIRASSUNUNGA    

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO

26-10-2015[pic 2][pic 3][pic 4]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

PASSO 1: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E CADEIAS DE SUPRIMENTOS        4

PASSO 2: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NA ÁREA DE SUPPLY CHAIN (PERDIGÃO)        5

PASSO 3: VIA MASTER        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS         7

      REFERÊNCIAS        8

[pic 5]

INTRODUÇÃO

Com a finalidade de definir Sistemas de Informações Gerenciais e Cadeias de Suprimentos, inicialmente serão apresentados conceitos de acordo com a definição de diferentes autores.

Posteriormente será exposto o caso da Perdigão, a respeito do sistema de informação gerencial utilizado pela mesma na área de Supply Chain.

A seguir será realizada uma breve descrição da empresa Via Master, de Pirassununga, que atualmente está em fase de desenvolvimento de um sistema de informações gerenciais.

[pic 6]

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: Sistemas de Informações Gerenciais e Cadeias de Suprimentos

Segundo Chopra e Meindl (2004) uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes.

Para Poirier & Reiter (1997), uma cadeia de suprimentos é um sistema que possibilita que empresas e organizações entreguem produtos e serviços a seus consumidores em uma rede de organizações interligadas, ou seja, a gestão da cadeia de suprimentos abrange todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos).

Para Harland (1996), a gestão da cadeia de suprimentos é o gerenciamento de uma rede interligada de  negócios envolvidos na provisão final de pacotes de produtos e serviços requeridos por clientes finais.

Corrêa (2001) auxilia no entendimento dos sistemas de informações gerenciais ao definir as vantagens da utilização de um ERP (Enterprise Resources Planning), onde afirma que este sistema de gestão empresarial proporciona integrar diversas ferramentas de gestão, anteriormente desenvolvidas separadamente, numa entidade única e correlacionada, tornando-o a grande revolução desse segmento de mercado.

A definição de Souza (2000) também contribui para uma melhor compreensão: - Diagnosticam-se benefícios como: a gestão eficaz da produção, amplos controles de estoques e contábeis com possibilidades de emissões de relatórios gerenciais que auxiliem nas gestões logísticas em uma tendência à efetividade.

PASSO 2: Sistema de Informação Gerencial na área de Supply Chain (PERDIGÃO)

A origem da Perdigão data de 1934; E até 1994 operou com uma administração familiar. Com investimentos constantes em distribuição, tecnologia e produção, a Perdigão transformou-se num dos maiores complexos agroindustriais do mundo. Suas principais atividades passaram a ser focadas na criação, produção e abate de aves e suínos e industrialização e venda de produtos de origem animal e de soja e seus derivados.

Em 1995 a empresa passava por uma mudança de gestão; Isso fez com que ela procurasse um novo sistema de informações que se adequasse as novas mudanças, transformando-a no primeiro caso consolidado de implantação de SAP no Brasil. A escolha do SAP ocorreu em função da aderência aos processos e customização fiscal ao modelo brasileiro. A implantação do SAP R/3 iniciou em abril de 1996, com a Accenture (antiga Andersen Consulting). A unidade comercial da Perdigão situada em Santa Catarina recebeu o sistema em setembro de 1997, e estava funcionando totalmente no final de 1998 (COEN, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com