TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 11

INDICE

1 RESUMO 3

2 INTRODUÇÃO 4

3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 5

4 PRODUTO/SERVIÇO: 6

5 POLÍTICA AMBIENTAL: 8

6 VIABILIDADE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL 8

7 RESULTADOS 9

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

9 REFERÊNCIAS 15

2016.2

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

1 RESUMO

É cada vez mais comum a preocupação com o meio ambiente e com as futuras gerações, empresas que antes não davam importância para reduzir os impactos causados ao ecossistema, nem gerar economia com esses processos, hoje estão se empenhando para tentar produzir menos resíduos, gerar mais economia e com isso diminuir o consumo de recursos naturais, contribuindo para que além de não prejudicar o meio ambiente, consigam controlar gastos.

A empresa em questão “Dinâmica Informática e telecomunicações LTDA” vende produtos e serviços no ramo de telefonia e câmeras de segurança e está situada no centro de São Paulo. Algumas propostas foram feitas para a implantação de um sistema de gestão ambiental, visando mais lucro, menos desperdício e menos impacto ambiental.

2 INTRODUÇÃO

Meio ambiente e sustentabilidade tem sido motivos de grandes discussões e projetos, principalmente dentro de empresas que visam reduzir custos e diminuir o impacto de suas ações a natureza.

Na busca de encontrar instrumentos de intervenção eficazes e capazes de atingir o ambiente internacional, em decorrência dos crescentes problemas ambientais, foram realizadas várias conferências em diversos países. Seguem as que tiveram maior repercussão: Conferência da Biosfera (Paris, 1968); Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972); Eco 92 ou Rio 92 (Rio de Janeiro, 1992); Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável ou Rio + 10 (Johanesburgo, 2002); e, mais recentemente, a divulgação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Paris, 2007). Todas essas conferências resultaram em documentos que auxiliam na conscientização da população e, consequentemente, numa mudança de postura dos indivíduos e das empresas.

O objetivo deste estudo é adequar às operações da empresa, dentro de um sistema de gestão ambiental, abrangendo um conceito de eco eficiência, ou seja, produzir mais, gerando menos resíduos e menores danos ao ecossistema.

No projeto a seguir relataremos como podemos implantar um sistema de gestão ambiental em uma empresa de serviços. Baseando-se em pesquisa de campo, desenvolveremos estratégias e objetivos para viabilizar o projeto dentro do planejamento da empresa.

O estudo foi realizado em uma empresa de telecomunicações da cidade de São Paulo – SP.

Propusemos a implantação de ferramentas e práticas de redução de impactos ambientais, bem como melhorias dos processos e resultados das atividades socioambientais da empresa Dinâmica Telecom. Visando usar com consciência e de forma correta os recursos naturais nas atividades cotidianas, não só gerando economia e beneficiando o meio ambiente na empresa, mas também na sociedade, orientando os colaboradores que levarão as medidas adotadas e adequarão no dia a dia familiar, despertando nas pessoas o exercício da cidadania por meio da conscientização, instrução e monitoramento. Serão abordadas as práticas para exercer de maneira sustentável uma gestão consciente apresentando ferramentas e suas diferentes formas de interação socioambiental.

Conforme o tempo avança vamos percebendo que as cobranças da própria sociedade vão aumentando e é cada vez mais comum vermos empresas, indústrias e comércios, construindo ou adequando as instalações para que sejam ecologicamente corretas, já foi comprovado que além da grande melhoria no impacto ambiental essas empresas também obtiveram um retorno econômico com diminuição de gastos e reaproveitamento de materiais ou recursos naturais.

Podemos expor com esse projeto que mesmo em uma pequena empresa existe a possibilidade de implantarmos um sistema de gerenciamento ambiental que beneficiará proprietários, gestores e colaboradores, que poderão aplicar no dia a dia algumas atitudes e mudanças que influenciarão diretamente no meio ambiente.

3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Nome da empresa

Dinâmica Informática e telecomunicações LTDA

Razão para a escolha do nome.

O nome foi escolhido, pois faz referencia ao dinamismo para atender as necessidades dos clientes.

Nome e qualificação do(s) proprietário(s).

Darvy Bridi – Diretor e Proprietário.

Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organização.

Pontos Fortes:

Qualidade

Planejamento

União

Conhecimento profundo do mercado que atua e dos produtos que comercializa

Pontos Fracos

Preço

Deficiência na comunicação entre departamentos

Breve histórico.

Criada nos anos 70, a empresa sempre teve como foco a parte de telecomunicações, sempre acompanhando as mudanças e necessidades do mercado.

Sabendo que o cliente necessitava de algo além do que um vendedor, a empresa passou a dar consultoria para os clientes, procurando sanar ou reduzir ao máximo todos os problemas na área de telecom.

Com o passar do tempo à empresa passou a trabalhar com outros produtos e serviços. Hoje, a Dinâmica, mantem como carro chefe os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com