TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO EM TECNOLIGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  1.662 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Polo São José dos Campos

Curso de Tecnologia em Processos Gerências

Cibele Amaral

RA 1199214151

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO EM TECNOLIGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS

  PROINTER III

 RELATÓRIO PARCIAL  

PROJEÇÃO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL TRIMESTRAL.

ARARAS – SP

Outubro/2015

Cibele Amaral

RA 1199214151

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

  PROINTER III - RELATÓRIO PARCIAL

RELATÓRIO PARCIAL  

PROJEÇÃO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL TRIMESTRAL.

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais (PROINTER III) no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade/Faculdade - ANHANGUERA-UNIDERP Polo São José dos Campos, sob a orientação da Tutor EAD

ARARAS – SP

Outubro/2015[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

1.        INTRODUÇÃO        3

2 .     RELATÓRIO PARCIAL........................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................6

 

  1. INTRODUÇÃO        

Devido a globalização, à alta competitividade entre outros aspectos do cenário econômico atual, as empresas estão sendo inseridas em um cenário onde a informação em tempo real se tornou uma ferramenta imprescindível.

Desta forma, as organizações são praticamente obrigadas a se adequar buscando diferenciação mantendo uma estrutura sólida, para que possa enfrentar a concorrência, e manter-se no mercado. Chiavenato (2003, p. 13) afirma:

A administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido a metas previamente determinadas, a obtenção e a alocação de recursos, etc.

Estas mudanças globais, fizeram com que surgisse uma nova ferramenta de controle financeiro, o Orçamento Empresarial.

 Para Frezatti (2000, p. 30) o orçamento empresarial é uma continuação do planejamento estratégico da organização, permitindo assim uma melhor visualização do plano financeiro da empresa. Depois de estabelecido, tem a capacidade de implementar as ações definidas no plano estratégico. Sua elaboração de forma correta e coerente, será possível pelo fato devido ao correto planejamento do plano estratégico

O objetivo do presente trabalho é evidenciar os pontos principais que devem ser abordados na projeção de um orçamento empresarial Trimestral bem como a importância da utilização do planejamento e controle financeiro, na tomada de decisão na gestão empresarial.

Os procedimentos metodológicos utilizados, basearam-se em pesquisas realizadas em fontes variadas, onde foi observado o que os estudiosos dizem sobre este assunto.  Teve como embasamento as disciplinas norteadoras de Contabilidade Básica; Gestão de Custos e Formação de Preços; Finanças e Orçamento; Matemática Financeira e Projeto de Empresas.

Neta primeira etapa será realizado um relatório parcial contendo os pontos de atenção identificados nas informações contábeis da empresa e sugestões de ações orçamentárias para minimizar ou anular essas anomalias para o próximo trimestre.

   

[pic 5]

2 .     RELATÓRIO PARCIAL

Uma das ferramentas mais indicadas para melhorar a gestão e lidar de maneira adequada com o cenário atual é utilizar o orçamento empresarial.

Esta ideia é confirmada por Sobanski (2000, p. 16), conforme cita:

O instrumento mais detalhado da administração que integra as quantificações das ações e resultados a curto prazo da empresa, visando alcançar seus objetivos com eficiência. É também o elo gerencial de ligação entre a atuação da empresa a curto prazo e sua estratégia, isto é, reflete os primeiros passos da empresa na direção de seus objetivos de longo prazo.

Assim, o orçamento empresarial não deve ser visto apenas como um conglomerado de valores, mas como um conjunto de relatórios que oferecem informações que possibilitam a maximização dos resultados.

A estrutura administrativa também necessita estar alinhada às metas e necessidades do planejamento. Caso contrário, uma reestruturação precisa ser realizada para a adequação às necessidades e execução do orçamento.

O comprometimento na busca de resultados exige a participação

Os orçamentos são frequentemente o flagelo do escritório. Algumas pessoas pensam que eles são inúteis, uma perda de tempo que sufoca o crescimento da empresa e o potencial criativo de seus colaboradores; tais conceitos de orçamentos são o produto de gestão ineficaz ou fora-de-toque, não o próprio orçamento. Embora seja verdade que um orçamento pode tornar-se irrelevante nos meses que se seguem a sua aprovação, um plano financeiro que é atualizado regularmente, com precisão, reflete a situação financeira da empresa e aloca dinheiro criteriosamente para vários projetos muitas vezes evita a irrelevância. Esse plano é o orçamento trimestral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com