TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINÁRIO APLICADO EM CURSOS TECNOLÓGICOS SUPERIORES I (PROINTER II)

Projeto de pesquisa: PROJETO INTERDISCIPLINÁRIO APLICADO EM CURSOS TECNOLÓGICOS SUPERIORES I (PROINTER II). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 13

PROINTER

TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

nome ra

Profº Me LUIZ MANUEL PALMEIRA

Profa. RENATA DE PAULA

Profº THIAGO BASILE

Profº FRANCISCO

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER II)

POLO DE COTIA

2014

Apresentação

Este artigo visa mostrar como as empresas atualmente estão lidando com o novo padrão de gestão nas organizações, pois os problemas socioambientais decorrentes aos impactos provocados por ações realizadas sem planejamento exigem das organizações novas formas de relações integradas entre ser humano e natureza. Devido a este cenário, o papel da área de Gestão de Pessoas é comprometer as pessoas e organizações a trabalharem juntas.

A sustentabilidade tornou se um ideal de desenvolvimento organizacional, mas qualquer prática organizacional com foco em sustentabilidade deve contar com o alinhamento da prática de gestão de pessoas e seus conceitos. É crescente a preocupação das empresas em se aproximar de seus fornecedores, clientes e funcionários.

As empresas começam valorizar a responsabilidade social, a partir do momento em que torna o ambiente de trabalho competitivo, motivador e eficiente, fornecendo um conceito positivo e firmando comprometimento com seus parceiros de negócio, fortalecendo uma mudança para posturas socialmente responsáveis. (Coutinho e Macedo-Soares; 2002).

Sumário

INTRODUÇÃO 4

METODOLOGIA 5

CONCEITO DE SUSTENTABILIDADEUA 5

AS DIFERENTES DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE EM UMA ORGANIZAÇÃO. 6

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PARA SUSTENTABILIDADE. 7

GESTÃO DE PESSAOS X SUSTENTABLIDADE 8

ÉTICA SUSTENTAVEL 10

CONCLUSÂO 11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 12

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais cada vez mais as empresas buscam melhorias em suas formas de produção e gestão, através de um dos maiores assuntos da atualidade que é a sustentabilidade. Este possui um conceito bem particular na estratégia organizacional, sobre a maneira de como integrá-lo à gestão de pessoas.

Usa-se a palavra “sustentabilidade” para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.

A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.

Interpretar o conceito das mudanças nas políticas e práticas de uma empresa, juntamente com seus líderes organizacionais é importante, porque tudo esta voltado ao desenvolvimento sustentável. Para as organizações, introduzir nos processos de gestão, pessoas capazes de responder a problemas complexos, implica superar a visão da “sustentabilidade de mercado” e exercitar novas práticas capazes de substituir os modelos em esgotamento (LIMA, 2003).

Especialistas apontam que a discussão não se situa mais entre desenvolvimento e proteção do meio ambiente, mas, sim, sobre que tipo de desenvolvimento que se deseja implantar. Alinhando o atual contexto da Responsabilidade Social Empresarial com a Gestão de Pessoas, propõe-se o responder ao seguinte questionamento: como a Gestão de Pessoas pode desenvolver em seus colaboradores a consciência para responsabilidade da sustentabilidade?

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para esta pesquisa foi com base em dados retirados de artigos científicos, Tccs e manuais disponíveis no espaço on-line. Usando citações e colocando a visão que o grupo tem em relação ao assunto.

O método de estudo de caso segundo (YIN, 2001) (...) é uma investigação que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos; enfrenta uma situação tecnicamente única em que haverá muito mais variáveis de interesse do que pontos de dados e, como resultado, baseia-se em várias fontes de evidência (...) e beneficia-se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a coleta e análise dos dados.

CONCEITO DE SUSTENTABILIDADEUA

A primeira vez em que se ouviu o termo Sustentabilidade foi em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo-se, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”.

Para (Amaral 2003) significa: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas”. Isso quer dizer utilizar dos recursos naturais com responsabilidade e respeito ao meio ambiente a nossa geração e as próximas, preservando assim os bens naturais e à dignidade humana.

As empresas sempre necessitarão usar recursos naturais e, dessa forma, contribuir ainda que indiretamente com a poluição e exploração de recursos do planeta. No entanto, podemos abordar essa realidade de forma diferente: adotar um posicionamento já é um grande passo para a mudança do comportamento das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com