TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MONOGRAFIA

Por:   •  16/9/2018  •  Ensaio  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO DO PROJETO

1        INTRODUÇÃO         4

1.1        Contextualização        4

1.2        Problema        4

1.3        Hipótese        4

1.4        Objetivos        5

1.4.1       Objetivo geral        5

1.4.2       Objetivos específicos        5

1.5        Justificativa        5

1.6        Método        8

1.7        Cronograma        9

2        REFERENCIAL TEÓRICO        10

3        REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO
  1.    Contextualização

A sociedade vem passando por diversas transformações, de âmbito social, política e econômico, afetando diretamente o mercado consumidor. Essas mudanças trazem consigo a necessidade de as empresas atentarem para as exigências do mercado, que busca um valor agregado aos produtos e serviços cada vez mais alto, como responsabilidade com o meio ambiente e contribuição para a qualidade de vida da sua força de trabalho.

Diante a competitividade entre as organizações, é importante o cumprimento de requisitos voltados ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador, o que contribui para alcance de uma posição mais favorável no mercado. Sendo assim, torna-se importante a implantação de um Sistema de Gestão Integrada (SGI), que abranja essas variantes.

O sistema integrado facilita a padronização das normas e procedimentos, evitando desperdícios financeiros e de mão de obra com a implantação de forma separada. Também torna mais claro para toda a organização, os objetivos do sistema, o que facilita o cumprimento das normas e eficiência na implementação.

  1.      Problema

De que forma o Sistema de Gestão Integrada (SGI) contribui para o desenvolvimento e crescimento das organizações?

  1.     Hipótese

Há hipótese de que a implantação de um Sistema de Gestão Integrada (SGI) contribui para o desenvolvimento das organizações e possibilita o alcance de uma posição mais favorável no mercado.

  1.  Objetivos
  1. Objetivo geral

Apresentar a importância e vantagens da implementação de um sistema de gestão integrada de meio ambiente saúde e segurança do trabalhador, buscando simultaneamente a eficácia das organizações, garantia da saúde e bem estar dos funcionários, redução dos riscos inerentes as suas atividades e impactos ambientais.

  1. Específico
  • Apresentar a importância dos sistemas de gestão;
  • Analisar o sistema de gestão de forma integrada;
  • Discutir os fatores de sucesso em implementações de sistemas integrado de gestão da empresa.
  1.      Justificativa

Organizações de diversos setores estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar para a sociedade, comportamentos sustentáveis em seus processos produtivos, com intuito de maior destaque no mercado.

Uma gestão ambiental consolidada visa o atendimento aos requisitos ambientais e identifica dentro das organizações, eventuais necessidades de reformulação de processos, com objetivo de reduzir ou eliminar os impactos ambientais o que contribui para a diferenciação do produto final e, consequentemente maior competitividade no mercado.

Investir no bem estar físico e psicológico do trabalhador no ambiente ocupacional também é uma medida que garante a produtividade e mostra a preocupação que a empresa possui com a saúde de seus colaboradores. Segunda a Organização Mundial de Saúde (2010) “A riqueza do negócio depende da saúde dos trabalhadores” e define que ambiente saudável é aquele em que “trabalhadores e gestores colaboram em um processo contínuo de melhoria para proteger e promover a saúde, o bem-estar, a segurança e sustentabilidade do local de trabalho”, ou seja, um ambiente de trabalho seguro, livre de riscos como, ruído e temperaturas elevadas, iluminação deficiente, entre outros, tornam o ambiente de trabalho mais confortável e consequentemente faz com que o colaborador traga maiores resultados à empresa.

O ambiente ao qual o funcionário exerce suas atividades influencia positivamente ou negativamente em seus resultados. Portanto, é necessário que seja pensado em uma organização no ambiente, de forma a reduzir os esforços físicos e mentais sofridos pelo trabalhador.

Segundo Davis (1991), a organização do trabalho pode ser definida por “especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo".

Elementos do projeto de organização do trabalho:

[pic 1]

Fonte: Slack. Nigel. Administração da produção.2ed.São Paulo: Atlas, 2002

No campo projeto de trabalho, surge a ergonomia, abordando a organização como fator necessário à redução de fadiga, desgastes e danos físicos de quem executa a tarefa.

[pic 2]

Fonte: Slack. Nigel. Administração da produção.2ed.São Paulo: Atlas, 2002

A intervenção ergonômica, não resulta apenas em novas despesas ou custos, ao contrário, traz benefícios à organização (redução de tempo gasto na realização de uma atividade e aumento de produtividade) e aos colaboradores (melhoria na qualidade de vida).

Para que as empresas sobrevivam ao mercado cada vez mais competitivo, se torna importante a implantação do SGI que abrange as normas e procedimentos voltados ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador e que são necessários para que os processos dentro das organizações sejam conduzidos considerando as melhores práticas aplicáveis. A integração de Sistemas de Gestão, é uma oportunidade para redução de custos, visto que a sobreposição dos sistemas de forma separada, acarreta gastos, esforços e burocracias desnecessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (303.1 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com