TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO APRENDIZAGEM

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  8.381 Palavras (34 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 34

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

4º SEMESTRE

EVA APARECIDA FERREIRA DOS SANTOS RA 399715

HELIO PEREIRA DA SILVA RA 375205

NARA TEREZINHA FRANCO MIRANDA RA 388888

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

LOGÍSTICA NO MERCADO VAREJISTA DO GLP

PROFESSOR-TUTOR (MARISA AGUERO FREITAS)

CAMPO GRANDE MS

2013

EVA APARECIDA FERREIRA DOS SANTOS RA 399715

HELIO PEREIRA DA SILVA RA 375205

NARA TEREZINHA FRANCO MIRANDA RA 388888

LOGÍSTICA NO MERCADO VAREJISTA DO GLP

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Guaicuru sob a orientação do Professor-Tutor Presencial (MARIZA AGUERO FREITAS).

CAMPO GRANDE/MS

2013

RESUMO

Os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho são delineados pela pesquisa feita na empresa BDM Comercio Ltda., caracteriza-se como exploratória descritiva. As coletas de dados foram feitas através de observação, e entrevista com um dos diretores. Cada vez mais as empresas buscam diferenciais competitivos, sendo que muitas empresas não perceberam que a logística também pode ser um grande diferencial competitivo, produzindo benefícios nos processos e principalmente nos resultados. Através da pesquisa efetuada na empresa BDM Comercial Ltda., foi possível observar como é importante a utilização de alguns conceitos de logística, principalmente, quando consideramos a constante evolução do mercado, o aumento significativo das tecnologias utilizadas e o aperfeiçoamento das empresas buscando atingir um grau de qualidade maior para sua produção, movimentação de estoque e entrega de seus produtos. Durante a pesquisa, foi feito um estudo de caso junta a empresa BDM Comercio Ltda. A pesquisa apresentou a importância da logística em cada uma das etapas de gerenciamento da empresa em questão. Na sequência da análise foi apresentado um conjunto de propostas de melhoria para que a empresa aumente sua probabilidade de atingir seus objetivos, oferecendo serviços de qualidade diferenciada na venda de gás “LP” no varejo. O comércio do GLP cresceu acompanhando a demanda surgindo um crescimento significativo no número de empresas neste ramo. Para poder conseguir suprir esta demanda as empresas tiveram que se adaptar a novas realidades e novas tecnologias, buscando otimizar o atendimento e cativar e fidelizar seus clientes, utilizando meios como internet e telefone, oferecendo brindes e até mesmo descontos no caso de compras futuras. A revenda de GLP é regulamentada pela ANP 297/03, considerada de utilidade publica, sendo importantíssimo o monitoramento das atividades de sua cadeia de suprimentos, que compreende a produção, aquisição, o armazenamento, o transporte e a distribuição, garantindo assim a entrega do produto ao cliente com o preço justo de mercado.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

1. CONTEXTO PESQUISADO 06

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06

2.1. O GLP 07

2.2. CADEIA DE SUPRIMENTOS 08

2.3. ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS 09

2.4. CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) 10

2.5. MIX DE MARKETING DE RELACIONAMENTO 11

2.6. ANÁLISE SWOT 12

2.7. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO LOGÍSTICA 13

3. METODOLOGIA 13

3.1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 14

3.2. COLETA DE DADOS 14

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 15

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

REFERÊNCIAS 27

ANEXO A - QUESTIONÁRIO 28

Introdução

O mercado atual tem se caracterizado por uma constante evolução, desencadeando uma transformação complementando todos os conceitos existentes, inclusive na logística.

Como uma evolução natural do conceito de Logística surge o Supply Chain Management (SCM), que permite as empresas alcançar melhores padrões de competividade, pois se trata de uma ferramenta que, usando a tecnologia da informação (TI), possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficiência e eficácia.

Sendo assim as funções logísticas são percebidas como componente operacional da estratégia. A relação entre várias operações da logística pode ser representada através de um conjunto de trade-offs entre cada uma das atividades que compões todo cenário de logística. Esta relação é percebida por meio do mix de marketing (4P’s – Produto, Preço, Promoção e Ponto de Venda ou Distribuição) e por meio da logística integrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com