TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar De Aprendizagem I

Casos: Projeto Multidisciplinar De Aprendizagem I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  8.680 Palavras (35 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 35

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PARTE 1

Andrea Maria Soares de Oliveira – 5783182081 – CST em Processos Gerenciais

Athayde Francisco de Oliveira – 5317984034 – CST em Processos Gerenciais

Cristiana Patrícia da Silva – 5728108955 – CST em Processos Gerenciais

Dayse Lopes de Queiroz Lima – 6351204442– CST em Processos Gerenciais

Fernanda Cristina Maldonado – 5728172155– CST em Processos Gerenciais

Solange Simões Rocha – 5728178195– CST em Processos Gerenciais

BELO HORIZONTE/MG

2013

Andrea Maria Soares de Oliveira

Athayde Francisco de Oliveira

Cristiana Patrícia da Silva

Dayse Lopes de Queiroz Lima

Fernanda Cristina Maldonado

Solange Simões Rocha

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PARTE 1

PROFESSOR EAD: CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO

TUTOR PRESENCIAL: LUCINÉIA MAGALHÃES

TUTORA A DISTÂNCIA: PRISCILA MUNARI

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I.

BELO HORIZONTE/MG

2013

1. DESCRIÇÃO DO PROJETO INICIAL

1.1 RESUMO

Este artigo tem como objetivo a análise interna e externa e a viabilidade de abertura do Supermercado da Família, localizado no município de Belo Horizonte, MG, com a utilização da Matriz SWOT; bem como a elaboração de um Plano Estratégico que demonstrará possíveis alternativas ou proposições, de acordo com as capacidades da empresa, que poderão facilitar a sua permanência e fortalecimento no mercado. Estas proposições resultaram do cruzamento das forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças, já que estas atuarão nas suas dificuldades, de forma a potencializar seus pontos favoráveis perante o ambiente no qual se encontra, sendo utilizada para tal visualização a Matriz TOWS, que é a SWOT ao contrário.

Palavras-chave: Análise, Plano Estratégico, Matriz SWOT, Mercado, Matriz TOWS.

1.2 INTRODUÇÃO

Supermercado é definido como um grande estabelecimento de vendas de produtos alimentares e outros artigos de consumo corrente, expostos de forma sistemática, onde os clientes se servem por si próprios e à saída submetem o fornecimento ao controle de um dos caixas para efetuar o pagamento.

Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam, composto tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, formados em sua maioria, por empreendimentos familiares, com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional. A concorrência entre as empresas desse setor é acirrada, mas, quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido.

Um setor que apresenta poucas quedas nas vendas, mesmo em momentos de crise ou inflação, é o comércio varejista de supermercados. Segundo o Abras (Associação Brasileira de Supermercados) as vendas do setor supermercadista cresceram 5,3% em 2012 em relação ao ano anterior. E é previsto alta neste crescimento também para o ano de 2013.

O objetivo deste projeto é fazer um estudo de viabilidade de varejo direcionada à verificação da possibilidade de implantação de um Supermercado no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte. Por ser considerado, pelo censo de 2010, o bairro mais populoso da cidade de Belo Horizonte; este bairro de classe média possui poucos supermercados que podem atender às necessidades dos moradores do mesmo. Mas isso não é garantia de sucesso para a concepção do empreendimento. O grupo de sócios, que é composto por seis pessoas, tem consciência de que deve procurar ferramentas diversas que consigam traçar um retrato do mercado em que sua empresa será inserida, para assim, tentar visualizar e implementar ações que garantam à empresa maiores condições de êxito e promoção inovadoras em seu negócio.

Diante disto, foi feito um minucioso estudo onde se levantou os prós e contras para avaliar se é viável ou não a abertura do estabelecimento. Para que se chegasse à decisão final, os sócios utilizaram dos muitos recursos oferecidos pela ciência da Administração de Empresas como: A matriz SWOT, uma pesquisa de avaliação do perfil dos clientes e dos supermercados concorrentes, a análise dos recursos financeiros disponíveis e outros meios para o aumento do Capital Inicial, a relação de toda a infraestrutura necessária para a construção de um Supermercado de grande porte, o levantamento da mão de obra necessária, a busca dos possíveis fornecedores e o tempo necessário para o retorno dos lucros esperados.

2. ESTUDO DE VIABILIDADE

Segue abaixo o levantamento das viabilidades do projeto Supermercado da Família.

2.1 Viabilidade mercadológica

Informações necessárias Possíveis Fontes Prazos

Demanda de produto Conhecer os principais fornecedores dos produtos que serão ofertados no Supermercado Representantes dos produtos, sites dos fabricantes e distribuidoras em geral. 2 meses de pesquisa.

Mercado-alvo Conhecer as características dos consumidores no bairro escolhido SEBRAE, IBGE e Pesquisas de Avaliação. 1 mês de pesquisa.

Concorrentes Conhecer e estar sempre atento a todas as ações tomadas pelos concorrentes. Sites dos concorrentes, visitas às lojas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com