TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE FÍSICA II: DENSIDADE DA ÁGUA

Por:   •  10/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA DE FÍSICA II: DENSIDADE DA ÁGUA

NOMES DOS ALUNOS;

FACULDADE VALE DO CRICARÉ

Professor:

RESUMO - O presente experimento vem mostrar que todo corpo introduzido num fluido (líquido ou gás) encara, por parte deste, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. O empuxo é uma força que resulta da diferença de pressão existente entre pontos de diferentes níveis no interior de um fluido. Assim uma substância material mais denso que a água é totalmente mergulhada nesse líquido, analisa que o valor do seu peso, dentro desse líquido, é aparentemente menor do que no ar. Sendo na verdade a diferença entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde ao empuxo.

Palavras-chave: Densidade. Fluido. Liquido.

I. INTRODUÇÃO

Um fluido é uma substância que pode assumir a forma do recipiente em que é colocada, uma característica marcante é a sua capacidade de fluir, escoar. Eles se comportam desta forma, pois não resistem a uma força paralela á sua superfície, ou tensão de cisalhamento. A água é bom exemplo de um fluido. Diferentes dos sólidos, como os fluidos não possuem forma definida, é mais interessante estudar a sua densidade e sua pressão do que calcular a sua massa ou força.

A densidade pode ser calculada como a razão entre a massa de um fluido em determinado volume, no entanto usando princípios como o do empuxo é possível calcular a mesma. O teorema do empuxo foi proposto pelo matemático grego Arquimedes em, aproximadamente, 287 a.C – 212 a.C. e diz que quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluido, há uma força de empuxo exercida pelo fluido sobre o corpo dirigida para cima e tem módulo igual ao peso (m.g) do fluido deslocado pelo corpo.

Quando um objeto é mergulhado neste fluido, é comum observar a redução de seu peso, isto se deve ao mesmo empuxo falado anteriormente. Sendo assim, calculando-se o peso aparente e o peso real, determinado o empuxo é possível saber a densidade do fluido.

II. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Material utilizado:

- Dinamômetro

- Tara

- Haste com suporte

- Régua

- Copo descartável 150 ml

- Água

Procedimentos

1- Calibramos o dinamômetro;

2- Colocamos água até pouco mais do meio de um copo descartável de 150 ml;

3- Medimos com régua o raio e altura da tara para calcular o volume, através da fórmula abaixo:

h = 0,6 cm

r = 1,7 cm

π = 3,14

V= π x r² x h

V= 3,14 x 1,7² x 0,6

V= 5,45 cm³ x 1.000

V=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com