TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palavras Chaves: Engenharia, Cálculo, Funções

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

Cálculo 1 na engenharia

GABRIEL RAMOS, LUCIANO ROCHA

Este resumo tem como objetivo mostrar algumas maneiras de como o estudo de cálculo 1, que é o domínio da matemática básica, pode ser útil na engenharia civil; pois cálculos matemáticos nos dá produtos exatos, dando precisão no resultado final. E usando as funções podemos ver a importância de cálculos precisos nas áreas de construções, ajudando no sucesso da engenharia civil e desenvolvendo o desempenho logico do engenheiro.

Palavras chaves: Engenharia, cálculo, funções

Funções

O estudo das funções é muito útil na engenharia civil, é de suma importância o engenheiro ter conhecimento dos cálculos básicos de uma função quadrática.

Conhecer as funções quadráticas nos ajuda a construir gráficos, realizar cálculo de parábolas, concavidades, desenvolver máximos e mínimos. Seja para ajustar o ângulo de uma antena parabólica ou até a projeção de uma ponte, funções podem estar presente em nossa vida sem que possamos perceber; vamos ver mais profundamente as suas aplicações na vida cotidiana de um engenheiro.

Máximos e Mínimos

O engenheiro tem diversos problemas práticos para os concluir, sendo um desses difíceis problemas a passagem para a fórmula matemática, como tendo em base minimizada e maximizada para ter-se a menor perda possível com materiais na obra. A globalização tem tudo a ver com isso também, por causa da competitividade, levando os engenheiros a serem precisos com os materiais a serem usados para ter o baixo nível de gastos. Usamos algumas fórmulas para achar os pontos de máximo e mínima como por exemplo:

Temos aqui: πr²h=2000cm³

Área total no caso duas variáveis o R e o H, para ser mínima a área tira o H ficando volume=πr²h=2000cm³, o h entra na fórmula A(r)=2πr²+2πrh 2πrh²+2πr2000/

Trigonometria

A trigonometria já vem sendo usada com as primeiras civilizações, com os egípcios, babilônicos e indianos, então não é surpresa ela estar envolvida no nosso dia a dia. A trigonometria nada mais é do que o estudo das relações entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo e seus ângulos de 90 graus; na engenharia ela é muito usada para calcular a altura de objetos usando as funções trigonométricas que são: seno, cosseno e tangente, mas para isso precisamos saber determinar o que seria cateto oposto, adjacente e hipotenusa.

C:\Users\valquimar\Desktop\triabgulo.png

Hipotenusa é o lado que está de frente para o ângulo reto, ou seja, aquele que forma um quadrado, já o cateto oposto está de frente do ângulo de α, e o cateto adjacente é o que está ao lado do ângulo de α. Supondo que um engenheiro tenha que calcular a altura de um prédio sem o uso de equipamentos tecnológicos como ele resolveria esse problema?

C:\Users\valquimar\Desktop\predio.jpg

Percebesse que a medida de 60m está acompanhando o ângulo de 30, ou seja ela será o cateto adjacente, e a altura é representada pelo lado que está de frente do ângulo de 30. Para encontrar a altura o engenheiro precisa achar o cateto oposto. Ele precisará usar a formula tangente que é:

C:\Users\valquimar\Desktop\images.png

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com