TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palavras-chave: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Criança com Deficiência

Por:   •  26/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

RESUMO............................................................................................ 04

INTRODUÇÃO.....................................................................................05

APRESENTAÇÃO DO TEMA................................................................06

AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL................................................08

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................11

REFERÊNCIAS.................................................................................12

3

RESUMO

O trabalho do Projeto tem como tema inclusão de alunos com necessidades especiais no processo de aprendizagem na educação infantil. A proposta inclusiva A educação infantil é uma das etapas de ensino mais importante para o desenvolvimento da criança, seja ela com deficiência ou não. Dentro desse processo educacional, o professor que trabalha e possui uma visão positiva da educação inclusiva se torna um dos fatores primordiais para o sucesso deste tipo de educação. Este trabalho tem por objetivo identificar como ocorre o processo de inclusão de crianças com deficiências. Das pesquisas realizadas será desenvolvido um contexto na educação infantil, mostrando a formação e capacitação dos profissionais da educação infantil numa perspectiva inclusiva juntamente com a resistência dos pais em aceitar um filho com deficiência tornam-se fatores decisivos na efetivação do processo de inclusão.

Palavras-chave: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Criança com deficiência.

4

INTRODUÇÃO

Atualmente, uma das dificuldades encontradas na formação dos educadores, para o trabalho com crianças com deficiência, é o amplo leque de concepções e definições de educação inclusiva. Não se trata apenas de incluir uma criança com deficiência, mas de repensar os contornos da escola o. Trata-se de um processo que busque compreender os motivos pelos quais muitas crianças não conseguem encontrar um lugar na escola.

O trabalho desenvolvido pelos profissionais de educação infantil deve estar voltado para objetivos específicos, para a socialização do sujeito, o desenvolvimento de suas capacidades motoras, o desenvolvimento da fala, à inserção ao mundo letrado (literatura e faz de conta), às trocas de experiência dentro e fora da sala de aula, dentre outros.

A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.

A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.

5

APRESENTAÇÃO DO TEMA

A Educação Infantil, como primeira etapa escolar da criança, precisa estar preparada para alunos independentemente de sua diferença, pois o processo de inclusão escolar começa ali. A compreensão das pessoas se faz necessária para reconhecer as áreas comprometidas por esta deficiência e as possibilidades que esta criança, como outras, têm de desenvolver-se integralmente, socializar-se e aprender. Este um momento de amadurecimento profissional onde, atuando na Educação Infantil. Os registros mostraram práticas inclusivas na rede regular de ensino a partir da primeira etapa do Ensino Fundamental, porém a Educação Infantil é à base do processo de socialização e desenvolvimento intelectual e, desta forma, se faz necessária que esteja preparada para receber os alunos com deficiência. Este um momento de amadurecimento profissional onde, atuando na Educação Infantil. Mas, A escola esta preparada pra receber este aluno?Como a escola pode se organizar para receber esse aluno? E o professor, o que pode e deve fazer? O professor estar preparado?Tem capacitação?Os pais têm aceitado diagnostico? Qual o papel dos pais nesse momento? Buscando atender a tais questionamentos o trabalho a seguir apresenta um breve histórico contextualizando inclusão e demais transtornos do desenvolvimento seguidos da abordagem da Educação Infantil no processo de inclusão desses alunos. A escolha do tema deu-se devido à importância do processo de inclusão no âmbito Educacional.

Para a realização deste trabalho terá estratégias fundamentais: o levantamento bibliográfico para discutirmos os registros sobre o tema desenvolvidos; entrevistar um profissional de educação especial escola municipal e os pais para buscar informações a

respeito da vivência de uma criança com Autismo. Será feitas por buscas de informações em livros e artigos da internet que deram fundamentação e base a esta pesquisa. O artigo tenta responder de maneira clara algumas questões referentes às características da criança autista, ao convívio na escola, família e comunidade, além de apresentar alguns procedimentos que auxiliam no processo de aprendizagem destas crianças. A entrevista será para encontrar práticas fundamentais para o desenvolvimento desta criança na fase de educação infantil e, principalmente em seu momento de socialização e aprendizagem formal, quando inicia seu processo escolar. Desta forma é importante considerar que a inclusão na educação infantil se faz necessária, fazendo com que esse aluno aprenda com os outros, que observe as ações dos colegas e veja as

6

possibilidades existentes ao seu redor e, ainda, que possa contribuir com o grupo com sua intervenção.

O trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com