TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra Saúde E Segurança Do Trabalho

Exames: Palestra Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Palestra sobre Segurança do Trabalho

O trabalho em máquinas sem proteção trouxe como conseqüência um elevado índice de acidentes profissionais. A Revolução Industrial que causou um verdadeiro massacre a inocentes, a sofisticação das máquinas, objetivando um produto final mais perfeito e em maior quantidade, ocasionou o crescimento das taxas de acidentes e, também, da gravidade desses acidentes. No Brasil, por volta de 1930 a nossa revolução industrial e, embora tivéssemos já a experiência de outros países, em menor escala, é bem verdade, atravessamos os mesmos obstáculos, o que fez com que se falasse, em 1970, que o Brasil era o campeão mundial de acidentes do trabalho, trouxe em pauta a prevenção deste acidentes.

Atualmente com o profissional da área: Técnico em saúde e segurança do trabalho e qual será a importância desse profissional na organização, vai depender do apoio que ele recebe da empresa, da importância que a empresa dá a sua atuação, da liberdade de observar a ação na empresa. Do respeito e confiança as suas observações, tanto do empregador como do trabalhador.

Sobre Cipa e Sipat foi citado que:

CIPA significa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes trata preventiva e proativamente dos acidentes.

SIPAT significa: Semana Interna de Prevenção a Acidente de Trabalho, é um evento realizado com intuito educacional a prevenção de acidentes.

Com o objetivo de observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. Na CIPA as funções do técnico são claras:

Cabe ao técnico inspecionar os locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes;

As NR’s são obrigatórias pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. As NR’s também se aplicam no que couber, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomam o serviço e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais.

As NR’s não desobrigam as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.

O significado da sigla SESMT: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Os profissionais especializados que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com