TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama do Ensino Ambiental em Angola e suas Medidas Mitigadora

Por:   •  9/6/2019  •  Artigo  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

Panorama do Ensino Ambiental em Angola e as Medidas Mitigadoras: Um contributo da Engenharia Civil  - António Paulo Mateus.

Resumo:Nos últimos anos, a problemática sobre a poluição atmosférica relacionadas às relações sociais do homem entre industriais,comerciais,culturais e residenciais, tem causado sérios problemas na vida da população do Mundo. Esta pesquisa discute a importância da implementação de uma metodologia de ensino para a facilitação do conhecimento sobre poluição ambiental através do modelo sugerido na proposta da pesquisa.

Para atingir o objetivo, o autor propós a forma científica de articular a Educação Ambiental e a Engenharia Civil através dos conteúdos das disciplinas de Geografia e Química na 9ª classe, integrando sob nova perspetiva o conhecimento, Poluição Ambiental na cidade de Ndalatando.

Os profissionais do Ministério do Urbanismo e Ambiente da cidade de Ndalatndo, questionados sobre o estado do meio ambiente e a importância dos métodos educativos às comunidades vulneráveis, afirmam que apesar da população local contribuir negativamente na poluçao do Rio Muembeje, que banha a cidade em estudo através de deposição de lixo e dejetos,certamente estará mais bem preparada para enfrentar os riscos do fenómeno no futuro.

Alem disso, o estudo também ressalta uma aproximação de aproximação entre estudos académicos e atividades operacionais das entidades reguladores do ambiente, ainda muito iniciante em Angola.Palavras-chaves:

  1. Impato Ambiental; 2- Gestão Ambiental; 3- Medidas Mitigadoras; 4- Medidas não Estruturais; 5- Poluição Atmosférica; 6- Ministério do Urbanismo e Ambiente;7- Educação Ambiental; 8- Rio Muembeje.Introdução: A poluição atmosférica é um fenómeno climático que ocorre em grandes cidades através de aglomeração de pessoas que gera detritos ou sujeira pelas relações sociais entre as industriais,comerciais,culturais e residenciais Wikipidia (2008).A poluição tornou um problema, representando um grande desafio, pois o tempo disponível para a sua previsão é limitado, e os eventos de poluição não são previstos em sua totalidade, espacial e temporalmente, devido a incapacidade dos sistemas atuais de identificar impatos ambientais.

Segundo a Assembleia Nacional da República de Angola, Lei nº 05/98 de 19 Junho, para a prevenção da poluição atmosférica, métodos estruturais podem ser usados, tais como construções físicas e os métodos não estruturais,como aqueles que usam o conhecimento e experiência dos especialistas para mitigar e atenuar riscos e impatos, em particular, através políticas e leis, conscientização pública, treinamento e educação do homem.

Durante toda existência do planeta Terra, observa-se constantes transformações físicas e químicas. Algumas ocorrem naturalmente e outras são de origem antrópica, isto é, causada pela ação humana. São fenómenos iniciados ha centenas de anos, como a poluição do ar, da água e do solo, a depleção da camada de ozónio, o aumento do efeito estufa e o aquecimento global, que causam consequências danosas ao meio ambiente.

Conhecer melhor como ocorrem esses fenómenos, ajuda a compreender e usar de modo sustentável os complexos sistemas ambientais dos quais fazemos parte.O autor sugereriu que para o caso deste País, a formulação de um quadro jurídico que defina de modo global e preciso as responsabilidades coletivas e individuais, diante das complexas questões ambientais e ecológicas que a todos se colam, mostra-se como o primeiro passo a realizar, a par de outras medidas, para a concretização da política ambiental que ao Estado cabe estabelecer.  

 A educação ambiental é a medida de proteção ambiental que deve acelerar e facilitar a implantação do Programa Nacional de Gestão Ambiental, através do aumento do progressivo de conhecimento da população sobre os fenómenos ecológicos, sociais e económicas que regem a sociedade humana.

  • A educação ambiental deve ser organizada de forma permanente e em campanha sucessivas, dirigidas principalmente em duas vertentes.
  • Através do sistema de forma de ensino;
  • Através do sistema de comunicação social.

3- As campanhas de educação ambiental devem atingir todas as camadas da população sendo de considerar a organização de projetos especiais, nomeadamente para as Forças Armadas, dirigentes e responsáveis do aparelho do Estado.  

O aprendizado da Geografia e Química é vital para o entendimento de tudo o que nos rodeia, permitindo traçar parâmetros para avaliar o nosso desenvolvimento social e económico e, com isso, exercer nossa cidadania.

Objetivo: Para atingir objetivo, o pesquisador propõe a forma de articular a Educação Ambiental com a Engenharia Civil na Escola, integrando sob nova perspetiva do conhecimento sobre Poluição Ambiental, tendo como objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem da Geografia e Química na 9ª classe na Escola “Santa Catarina de Sena” do Cazengo em Ndalatando-Cuanza Norte,mediante a elaboração de um modelo pedagógica sustentado.

Metodologia: Para o desenvolvimento da pesquisa foi preciso a utilização dos métodos de nível teórico e empíricos através das técnicas,inquérito e entrevista que permitiram o autor revelar as relações essenciais sobre a investigação, a compreensão dos fatos e da formulação da hipótese.

 Estes procedimento ajudaram a obter informações quanto à caracterização da amostra, experiência profissional dos docentes, a interação professor – aluno, os programas e as condições de trabalho, bem como o nível de motivação dos especialistas em Ambiente da Direção provincial do Cuanza Norte a fim de identificar as dificuldades do ensino ambiental na região.

A a seleção e revisão de bibliografia especifica para o estdo mereceu atenção do pesquisador além de entrevistas aos especialistas da Direção do ambiente e observação da conduta de alunos diante da problemática na Escola .Área de estudo: Cazengo é um município da província do Cuanza Norte, em Angola. Tem sede na cidade de Ndalatando, a capital da província.

Tem 1 793 km² e cerca de 109 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município do Golungo Alto, a Este pelos municípios de Lucala e Cacuso, e a Sul e a Oeste pelo município de Cambambe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com