TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA PARA O ENSINO, E COMO ELA PODE SER UTIL PARA O ENSINO AMBIENTAL

Por:   •  12/6/2018  •  Monografia  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

A   IMPORTANCIA DA CARTOGRAFIA PARA O ENSINO, E COMO ELA PODE SER UTIU PARA O ENSINO ANBIENTAL.

O texto fala sobre a importância da cartografia nas salas de aula desde os anos iniciais do ensino fundamental, para o desensenvolvimento da linguagem cartográfica e como ela e importante e como ela pode ser usada para uso de outro aprendizado como por exemplo a educação ambiental. Cartografia é um instrumento usado para organizar a vida no cotidiano, sendo fundamental, o ensino da mesma já nos anos iniciais do Ensino Fundamental (DIAS,2009)

Nesse contexto, cabe ressaltar a importância do desenvolvimento da noção de espaço geográfico na formação de crianças. Dentro da Geografia, cabe destacar a área da Cartografia, que se refere à representação do espaço geográfico, que tem sido pouco trabalhada na educação infantil (DIAS,2009 P.2).

Muitas das vezes a geografia é a cartografia não é vista como uma matéria importante, às vezes até desprezada por educadores, mais ela e importante ela cria um olhar crítico nos alunos em relação ao seu cotidiano. A geografia é a única matéria que repara no espaço que se vive é vê as transformações que ocorrerão. Segundo DIAS (2009), a geografia tem o objetivo de estudar o espaço geográfico, a relação entre o homem é o meio que se vive, é esse espaço sofre constantes transformação e modificação.

 A cartografia também pode ser usada para passar conhecimentos é informações para o aluno, quando fala de meio ambiente por meio dela e possível que os alunos é educadores vejam os impactos ambientais causados. É através desse estudo ver as mudanças causadas e as transformações ocorrida no espaço.

Escassez de água, destruição de matas galerias, assoreamento, contaminação dos solos, de forma generalista ou, então, evidenciam exemplos distantes geograficamente da realidade do educando. A compreensão da realidade local torna-se, muitas vezes abstrata, fazendo com que os “problemas ambientais” (Lambert, P3)

A geografia é muito mais de que estudos de mapa ela é o estudo do espaço vivido ‘’A Geografia nos ensina a fazer uma leitura do espaço, analisando o sistema de organização, tornando leitores competentes de mapas utilizando a Cartografia no ensino (DIAS, 2009) ’’.

O professor precisa estar preparado o ensino da cartografia precisa levar o conhecimento de forma lúdica para que haja interesse dos alunos, o desenho é um exemplo.

        Desenhar é uma maneira de expressar característica desse segmento da escolaridade e um procedimento de registro utilizado pela própria Geografia”. Além disso, é uma forma interessante de propor que os alunos comecem a utilizar mais objetivamente noções de proporção, distância e direção, fundamentais para a compreensão e uso da linguagem cartográfica (Lambert, P3).

É preciso que o professor esteja preparado para lidar com a assuntos relacionado a cartografia

Estudar cartografia e geografia é olhar par o espaço que se vive é não ver apenas o hoje mais ver transformações e modificações, e olhar para o espaço e se perguntar por que acontecerão as mudanças, como isso interfere na minha vida, ver que o mapa existe desde muito tempo.

                                                                                 Referencias.

http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/326/209

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com