TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA GEOMETRIA E MEDIDAS

Projeto de pesquisa: O ENSINO DA GEOMETRIA E MEDIDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Quando se fala nestas palavras GEOMETRIA, MEDIDAS e DIMENSÕES são áreas fundamentais para o nosso cotidiano. A geometria é encontrada e definida em vários objetos, espaços e lugares, mas é tratada a partir das definições, dando pouco espaço a ação dos alunos na compreensão do conceito geométrico. Enquanto que a medida é aplicada através de formulas e realização de cálculos. Já a dimensão seve de critério de classificação de objetos concretos onde o aluno pode aplicar de forma prática e objetiva as suas características.

O QUE É GEOMETRIA?

A Geometria vem do grego “GEO” = Terra e “METRIA” = Medida e é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades do espaço. A geometria surgiu independentemente em várias culturas antigas como um conjunto de conhecimentos práticos sobre comprimento, área e volume.

Podemos observar diversos momentos em que a Geometria foi empregada pelos povos considerados primitivos: na construção de objetos de decoração, de utensílios, de enfeites e na criação de desenhos para a pintura corporal. Formas geométricas como triângulos, quadrados e círculos com grande riqueza e variedade, aparecem em cerâmicas e pinturas de diversas culturas em formas de manifestações artísticas já apareciam formas como triângulos, quadrados e círculos, além de outras mais complexas. (geometria elementar - Luiz Girão - Blog)

O ENSINO DA GEOMETRIA E MEDIDAS

Podemos trabalhar com crianças do 1º ao 5º ano o ensino da geometria na escola sob as formas de figuras e ajuda-las a identificar essas figuras. Uma vez que através dessa classificação as mesmas poderão ser mais facilmente aplicadas em seu cotidiano.

Ensinar geometria em series iniciais pode ser muito fácil. O próprio ambiente de trabalho: sala, quadro, mesas, lápis caderno, borracha, servem como base para aplicação da geometria. Com isso o professor desprende-se do tradicional livro de conteúdos onde a aplicação da geometria é mecanizada e muitas vezes não oferece essa praticidade de aprendizagem.

As medidas são encontradas dentro da visão geométrica, pode-se trabalhar com o aluno mostrando algumas figuras em papel, ele pode construir novas figuras a partir dos pedaços obtidos, assim mostrando dentro da geometria as suas formas e medidas laterais. Desta forma os discentes vão desenvolver capacidades de visualização através de experiências concretas com uma diversidade de objetos geométricos.

A grande parte dos alunos tem pouco conhecimento dos conceitos básicos que envolve a geometria, para que o seu entendimento seja valido e progressivo nada melhor do que a pratica para o desenvolvimento do aluno, tornando-se fácil o seu aprendizados permanentemente, pois através dela o aluno lembrara como a geometria lhe foi ensinada e recordará os objetos que foram utilizados pelo professor para a apresentação do assunto.

Portanto em geometria e medidas, os alunos usam a visualização, o raciocínio espacial e o conhecimento geométrico para resolver problemas, através disto os alunos são capazes de interpretar, explicar e representar todo o contexto matemático.

Entretanto, espera-se que os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com