TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do Engenheiro Químico no Ramo da Metalurgia

Por:   •  7/2/2022  •  Seminário  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

X. Papel do engenheiro químico no ramo da metalurgia

A engenharia química possui um grande campo de atuação em diversas áreas profissionais e educacionais, que garantem ao engenheiro químico diversas possibilidades para atuar não somente dentro da indústria química, como também na indústria petroquímica, alimentícia, têxtil, farmacêutica, plásticos, álcool, borracha, biotecnologia, dentre tantas outras (CREMASCO,2010).

O ramo da metalurgia está entre as áreas de atuação do engenheiro químico, onde este pode-se citar seis setores de atuação: projetos, processos, produção, pesquisa e desenvolvimento, higiene industrial, segurança e meio ambiente, e relações humanas (CREMASCO,2010).

Um engenheiro químico que trabalha em um setor de projetos tem como função efetuar cálculos de equipamentos com o objetivo de implementação de plantas industriais. Neste setor, o engenheiro também deve especificar os materiais a serem utilizados nos processos de produção. Em geral, este profissional atua em escritórios com relações diretas com fornecedores e funcionários de outros setores.

Outro setor importante na atuação do engenheiro químico é o de produção. Neste, o engenheiro químico deve comandar a equipe de forma que os processos envolvidos sejam efetuados dentro das normas de segurança e higiene para a transformação da matéria prima em produto final de qualidade.

No setor de processos, o engenheiro químico desenvolve atividades conjuntas ao engenheiro de produção, de forma a contribuir para a melhoria e otimização do processo de produção utilizando de programas computacionais de simulação. Além disso, pode sugerir e acompanhar ensaios e testes na área de produção metalúrgica.

As atividades do engenheiro químico no setor de pesquisa e desenvolvimento são realizadas em laboratórios ou plantas para a realização de experimentos de interesse interno da empresa metalúrgica. Para isso é necessário habilidade para o trabalho em laboratório, desempenho para a realização de uma boa revisão da literatura e habilidade em trabalho em equipe.

No setor de higiene industrial, segurança e meio ambiente, o engenheiro químico deve desenvolver políticas de higiene da unidade produtora e implementar os programas de segurança de acordo com a legislação estabelecida e a política da empresa. A contaminação ambiental também deve ser levada em consideração, principalmente pelo fato de que a indústria metalúrgica trabalha com diversos tipos de contaminantes, de modo que todos os procedimentos necessários para evitar a contaminação devem ser tomados.

Quanto ao setor de relações humanas, o engenheiro químico pode representar a empresa no âmbito político junto à órgãos governamentais de forma a obter licenças e autorizações para produtos ou relações de importação e exportação.

X. A3 na solução de problemas

O avanço da tecnologia e a crescente demanda mundial por novos produtos trouxe a necessidade de uma melhoria constante na qualidade e eficiência dos produtos e serviços prestados. A produtividade de uma empresa está diretamente ligada a esta qualidade, que por sua vez está ligada à competividade, e desta decorre a garantia de sobrevivência da empresa (OLIVEIRA & NODARI,2012).

Segundo Sobek e Smalley (2010), o maior desafio para a gestão de qualidade de uma empresa está na solução efetiva de problemas, de modo que estes são resolvidos apenas superficialmente e se repetem com uma frequência indesejada. Para melhorar a capacidade de solução de problemas a Toyota desenvolveu o relatório A3, que recebeu este nome devido ao tamanho do papel utilizado na sua elaboração em tamanho 30 x 42 cm universalmente conhecido, especialmente quando se fala em gestão de projetos. Soberek e Smalley(2010) afirmaram ainda que se trata de uma ferramenta poderosa que estabelece uma estrutura para a implementação da gestão PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir).

Neste método, cada problema ou desafio que a empresa necessita enfrentar deve ser registrado (preferencialmente à lápis para que possa ser corrigido) em uma única folha de papel. Tudo deve ser retratado nesta folha, sem ultrapassar seus limites

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com