TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO ARQUITETO E DO ENGENHEIRO DE ESTRUTURAS

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

PAPEL DO ARQUITETO E DO ENGENHEIRO DE ESTRUTURAS

Estrutura é um conjunto de elementos tais como lajes, vigas e pilares; O arquiteto tem um papel fundamental em projetar suas obras e é importante entender a forma construtiva possibilitando que sua idéia possa ser materializada.

É importante um trabalho em conjunto com engenheiros; pois conceber um espaço em um projeto necessita a habilidade de planejar, porém a construção deverá ser necessariamente criada através de cálculos que irão permitir sua realização.

O Arquiteto ao planejar a obra e dimensionar a estrutura tem em mente a ornamentação do conjunto e suas funções, de tal maneira que a realização possa ser concluída dentro das normas estabelecidas. E ao projetar será necessário dimensionar materiais que irão permitir a realização com garantia de equilíbrio e a resistência.

O papel do arquiteto vai além de projetar espaços, ele cria ambientes harmoniosos e conhece os diversos materiais que irão compor a construção que permite o desenvolvimento em conjunto entre: Arquitetos e Engenheiro. Cabe ao engenheiro calculista identificar metodologia adequada para a realização do projeto. Podemos concluir então que um projeto estrutural é trabalhado em equipe: Arquitetos e Engenheiros.

BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DAS ESTRUTURAS

Para que seja explicada a história da estrutura devemos estender seu conceito básico, ela está ligada a transmissão de ações através de tensões de compressão. Se considerarmos a alvenaria como processo de construção para elaborar a estrutura e a tensão de tração em determinadas peças. Se tiver uma tração muito elevada a estrutura pode ser tecnicamente viável, mas dificilmente será economicamente adequada.

Desenvolveu inicialmente por técnicas de empilhamento de blocos e tijolos, nesse tempo poderia ter vãos em sua composição, mas com certas limitações em tamanho, ou seja, relativamente pequenos com até mesmo vigas de pedras ou madeiras.

Existia também os problemas de durabilidade em suas composições dessas vigas que tinham a vida curtas, como as construções de Pompéia e as Ruinas de babilônia.

Com o passar do tempo novas técnicas surgiram como os arcos, eles poderiam propor maiores vãos sendo viável tendo a não existência de tensão de tração de valo

res significativo. Podendo executar pontes e muitas obras grandiosas de extrema beleza e durabilidade de materiais.

Quando necessário arcos eram apoiados uns nos outros permitindo vãos e pé-direito elevados e grandes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com