TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros que Podem Otimizar a Dosagem do Concreto ( ADITIVOS )

Por:   •  19/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MATERIAIS

DE

CONSTRUÇÃO

Parâmetros que podem otimizar a dosagem do concreto ( ADITIVOS )

                                                    ALUNO: Lorran Max Costa- 201402408471

Cabo Frio/RJ

2016

O emprego de aditivos em concretos e argamassas é tão antigo quanto o cimento ou outros aglomerantes hidráulicos. Segundo Coutinho (1997), os romanos adicionavam clara de ovo, sangue, banha ou leite à concretos e argamassas rudimentares para melhorar a trabalhabilidade das misturas. No final do século XIX, com a invenção do cimento Portland, a função dos aditivos evoluiu devido ao seu benefício à trabalhabilidade e durabilidade de misturas cimentícias.

Uso de aditivos no concreto pode até mesmo ser considerado como quarto componente do concreto, além da água, do cimento e dos agregados.

Aditivos são produtos químicos adicionados ao cimento, à argamassa ou ao concreto, para modificar uma ou mais propriedades das misturas cimentícias, normalmente variam entre 0,05% e 5% da massa de materiais cimentícios.

Os aditivos químicos hoje são parte integrante de misturas cimentícias devido às diversas vantagens que proporcionam às suas propriedades de engenharia nos estados fresco e endurecido, O uso de aditivos químicos permite a produção de materiais cimentícios para uma ampla variedade de aplicações, desde misturas com consistência seca até o concreto auto adensável. Os aditivos químicos podem ser classificados de acordo com a função que exercem, como: incorporadores de ar, redutores de água, retardadores de pega, modificadores de reologia, inibidores de corrosão, redutores de retração, redutores de permeabilidade, inibidores de reação álcali-sílica.

Pode-se dizer que algumas das vantagens do uso de aditivo no concreto são:

• Aumento da trabalhabilidade, sem aumento do consumo de água,

 • Redução do consumo de água, mantendo a mesma trabalhabilidade (maior resistência),

• Redução da água e do cimento, na mesma proporção, mantendo a mesma trabalhabilidade e resistência,

• Possibilidade de concretagens em temperaturas altas.

Agora, no que diz respeito ao tempo de lançar o concreto, a norma da ABNT NBR 7212:2012 determina que um caminhão betoneira precisa, independentemente das condições de tráfego e distância entre a central e o local da obra, entregar o material que carrega no tempo máximo de 150 minutos. Sendo, sendo 90 minutos para o transporte, 30 minutos para o início da descarga e mais 30 minutos para aplicar. É o que diz a norma, que para ser cumprida exige logística apurada e tecnologia embarcada nos veículos que transportam o concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com