TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADITIVOS DE CONCRETO

Projeto de pesquisa: ADITIVOS DE CONCRETO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

ADITIVIOS PARA CONCRETO

INTRODUÇÃO

Os aditivos nos tempos atuais são de extrema importância nas dosagens e preparações de concretos para construção civil, eles compõe o quarto elemento do concreto além do cimento, água e agregados graúdos e miúdos, a fim de buscar uma melhoria na qualidade do concreto, buscando algumas características especiais. Os aditivos têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos. Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:

Trabalhabilidade

Resistência

Compacidade

Durabilidade

Bombeamento

Fluidez (auto-adensável)

E pode diminuir sua:

Permeabilidade

Retração

Calor de hidratação

Tempo de pega (retardar ou acelerar)

Absorção de água

Cada aditivo tem uma finalidade diferente, porém se faz necessário para dar mais segurança a construção, além disso, não aumenta o custo da obra, pelo contrário, ajuda a reduzir alguns custos presentes, devido a melhoras na qualidade das argamassas e concretos, a redução de material e até eliminação de material, também contribui com custos futuros, ou seja, diminui os riscos de problemas com estruturas fissuradas e queda de resistência. Os aditivos podem até mesmo serem considerados como um dos componentes do concreto, além da água, do cimento e dos agregados em geral.

TIPOS DE ADITIVOS

Há no mercado hoje vários tipos de aditivos para concreto, todos com finalidade bem definidas, abaixo segue uma lista de aditivos utilizados nos concretos:

Plastificante:

Utilizado para reduzir a relação água/cimento para uma mesma consistência de concreto e reduz a permeabilidade do concreto. Além de proporcionar mais trabalhabilidade para o concreto.

Podendo ainda ser plastificante com retardador de pega. Onde dá uma trabalhabilidade ainda maior para o concreto. Utilizado onde o local de concretagem e longe da usina (no caso usinado).

Utilizados em concretos em geral e grautes, para execução de pisos e lajes.

Vantagens: Maior trabalhabilidade para determinada resistência, maior resistência para determinada trabalhabilidade e menor consumo de cimento para determinada resistência e trabalhabilidade.

Desvantagens: Retardamento do início de pega para dosagens elevadas do aditivo, riscos de segregação e enrijecimento prematuro em determinadas condições

Super plastificantes:

Aumenta o índice de consciência, diminui a quantidade da água no amassamento. Proporciona a obtenção de concreto e argamassas auto-adensíveis e com alta fluidez, resultando em maiores resistências e menor permeabilidade dos concretos. Utilizados em concretos em geral e grautes. Execução de pisos e lajes.

Vantagens: Concretos auto-adensáveis, maior fluidez, redução da água de mistura.

Desvantagens: Riscos de segregação da mistura, curto tempo do efeito da fluidez.

Aceleradores de Pega:

Acelera a pega de concreto projetado via seca, reduzindo a reflexão do material e permitindo a aplicação de camadas mais espessas, no revestimento de túneis, abóbadas, taludes. Adquire um resistência inicial mais elevada.

Utilizados em reparos, peças de pré-fabricados, e concretos projetados.

Vantagens: Ganho de resistência em baixas temperaturas e redução do tempo de desforma.

Desvantagens: Fissurações devido ao calor de hidratação e risco de corrosão das armaduras. Ao longo dos anos pode perder sua resistência.

Retardadores de Pega:

Aumenta o tempo do inicio e o fim de pega. Utilizados para a preparação de lajes que irão receber revestimentos, execução de juntas de construção ou para o tratamento arquitetônico tipo “agregados expostos” em painéis pré-fabricados de fechamento, pisos, calçadas e lajes. Além de grandes concretagens e locais que ficam longe das usinas.

Vantagens: Mantêm a trabalhabilidade em temperaturas elevadas, retarda a temperatura do calor de hidratação proporcionando um tempo maior de trabalho.

Desvantagens: Pode provocar a exsudação do concreto e aumentar a retração plástica.

Incorporadores de Ar:

Incorpora bolhas de ar no concreto, aumentado a durabilidade em congelamentos. E reduz o uso de cimento na mistura. Além de diminuir o atrito entre os agregados. Utilizado para concretar câmaras frigoríficas, uso em concretos que são submetidos a grandes variações de temperaturas.

Vantagens: Resistência e durabilidade ao congelamento sem elevar o consumo de cimento, diminui o teor de água e a permeabilidade do concreto.

Desvantagens: Necessita um controle rigoroso no tempo da mistura e da quantidade. Reduz a resistência mecânica, retarda a pega, baixa trabalhabilidade.

Polifuncionais: Aditivos com uma ou mais funções que trabalham em conjunto.

Tento duas ou mais vantagens ao mesmo tempo. Pode ser plastificante e com redutor de pega.

Existem diversas marcas de aditivos, algumas delas já são conhecidas no mercado, são elas: Sika, Conplast, Mastermix, Argaplast, Mastercal, dentre outras.

CONCLUSÃO

Os aditivos são produtos empregados na elaboração de concretos, argamassas e caldas de cimento para modificar certas propriedades do material fresco ou endurecido, tornando-os mais fáceis de manusear e incrementando sua resistência diante das solicitações físico-químicas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com