TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos para a Construção da Ponte

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução....................................................................................................................

Objetivos do trabalho....................................................................................................

Passos para a construção da ponte.................................................................................

Bibliografia..................................................................................................................

Introdução

Breve histórico sobre pontes,

Desde a antiguidade o ser humano enfrenta barreiras para suprir suas necessidades básicas, assim como alimentação e moradia, e para tal feito se deslocavam constantemente em busca da sobrevivência. E no percurso se deparavam com rios, onde tinha troncos de árvores caídos formando pontes facilitando a travessia. E desse modo o homem passou a utilizar outros tipos de materiais para formar pontes, tais como pedras e pranchas.

Com o passar do tempo obtêm-se mudanças e avanços. E com a revolução industrial as pontes ganham importância para o crescimento e aceleração na economia.

E quanto mais avanços, novas técnicas de construção serão desenvolvidas com mais eficiência, novos materiais, novas estruturas, e manutenções, visando sempre o melhor para todos.

O projeto relata o processo de construção da ponte, os tipos de materiais; com propósito experimental e competitivo, tendo que sustentar certa quantidade de peso, com tamanhos e medidas especificas.

A ideia de competição de pontes de macarrão surgiram nas Instituições de Ensino Superior do Exterior. No qual teve grande repercussão e hoje esta presente na maioria dos Cursos de Engenharia para tratar de forma avaliativa e aprimorar os conhecimentos dos estudantes.

Nós da turma de Engenharia ciclo básico, construímos em oito pessoas uma ponte de macarrão, tomando como base que a mesma suporte sessenta quilos.

Neste documento temos todo o processo de desenvolvimento de nosso projeto, materiais e todo o processo de construção.

Objetivo

Este projeto trata-se da construção e ensaio destrutivo de uma ponte construída de macarrão treliçada do tipo espaguete número 7 e cola. A ponte será colocada entre dois apoios, superando um vão livre de 1,0 m e suportar em seu ponto central uma carga mínima de 2kg, atenda á todas as normas de medida peso e design. Uma barra atravessará a ponte no seu ponto médio e sustentará o dispositivo em que serão colocados os pesos. A construção da ponte será precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, atingindo-se o melhor rendimento possível .Através de tal experimento, visa-se a aplicação de forma dinâmica de conhecimentos que envolvem o vasto mundo da física, matéria básica na composição da grade curricular de engenharia, ao qual damos destaque em especial às chamadas treliças, conjuntos de elementos de construção interligados entre si.

Passos para construção

O material utilizado para construção da ponte de macarrão foram:

-Cola fixadora Araldite, tem características muitos boas para o nosso caso, como resistência e fixação.

-Durepox para juntar uma extremidade á outra, até chegarmos ao formato desejado da ponte, no caso arco.

Além dos dois fixadores o macarrão, padrão conforme especificação, da marca .Barilla, N°07.

Processo de Desenvolvimento

Imagem

Esboço da base para se ter noção de qual será o tamanho real.

Imagem

Imagem

Esboço do arco.

Imagem

Macarrão separado em quantidade ideal, de acordo com os cálculos e unido com Araudite.

Imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com