TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias Das Construções

Resenha: Patologias Das Construções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

As obras de construção civil devem ser sempre construídas de acordo com as utilizações e exigências para que foram projetadas. O suporte das cargas impostas no projeto deve ser sempre avaliado, pois, ao longo do tempo, a construção pode apresentar sérios problemas de manutenção.

Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias das construções são tarefas que devem ser realizadas sistematicamente e periodicamente, de modo que os resultados e as ações de manutenções cumpram efetivamente a reabilitação da construção, sempre que for necessário.

Dentre os diferentes parâmetros que contribuem para a degradação das construções estão inúmeros fatores, tais como variações de temperatura, reações químicas, vibrações e erosão. Porém, um dos mais sérios problemas enfrentados nas construções é o fenômeno da corrosão das armaduras do concreto armado, que se constitui num importantíssimo fenômeno patológico, contribuindo sobremaneira para a degradação da construção.

Os sintomas da corrosão e suas causas não são habitualmente conhecidos. No entanto, esse importante campo de conhecimento é que aponta para a adoção de métodos de correção e procedimentos bem definidos, de modo a que as intervenções sejam eficazes.

Devido à natureza complexa dos efeitos ambientais sobre as estruturas e sua consequente resposta, a verdadeira melhora de desempenho das edificações não pode ser alcançada somente apenas pela melhoria das características dos materiais utilizados, mas também por meio da técnica de execução, da melhoria dos projetos arquitetônicos e estruturais, dos procedimentos de fiscalização e manutenção, incluindo a manutenção preventiva.

Na pesquisa abaixo, podem-se exemplificar as principais causas dos problemas patológicos em estruturas de concreto. A somatória, em alguns casos, não implica em 100%, pelo fato de alguns autores considerarem mais de uma causa resultante de um problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com