TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias e tipos de manutenção

Por:   •  19/4/2016  •  Ensaio  •  4.036 Palavras (17 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 17

Patologias em Alvenarias; Patologias em Telhados; Manutenção Predial; Manutenção Integrada;

Patologias em alvenarias

Uma das patologias mais comuns de ocorrerem nas alvenarias  estruturais  são as fissuras. Seu aparecimento ocorre nas lajes de coberturas e ao entorno de portas e janelas. No primeiro caso, seu surgimento pode ser devido a dilatações térmicas ou a liberdade de movimento da estrutura e no segundo caso devido ao não uso de vergas e contra vergas. Nesse trabalho será abordado as fissuras no ultimo pavimento.

As fissuras ou destacamentos do revestimento ocorrem no ponto de contato entre a alvenaria e a viga em qualquer pavimento, ocasionados pela carga imposta pelos andares superiores a ele. No ultimo pavimento, embora a carga não seja suficiente para deformar as vigas, o encontro é influenciado pelas características finais da laje.

A retração durante a cura e a variação térmica são os principais fenômenos desencadeadores da movimentação, podendo ate ocorrer o deslocamento do pilar, provocando assim o destacamento vertical da alvenaria. Como se sabe, a laje de cobertura aquece mais que o restante da edificação, dilatando mais rapidamente, e como a alvenaria não a acompanha, acaba por resistir à movimentação, ocasionando a fissura, e caso nem a laje ou parede ceda a essa movimentação, acabará comprometendo a vedação.

A primeira medida de prevenção dessa patologia seria o isolamento térmico da laje de cobertura logo após a concretagem, pois assim evitaria a dilatação prematura que poderia provocar fissuras ainda durante a execução. O isolamento deve ser feito utilizando mantas ou placas isolantes, que tem como função, impedir que os raios solares incidam diretamente da laje, evitando a dilatação como também o conforto térmico no interior do edifício.

A segunda medida seria a liberdade de movimento da estrutura, onde é recomendável permitir a movimentação independente de seus elementos, usando juntas. Depois da viga estar endurecida, serão posicionadas juntas deslizantes e assim concretada a laje de cobertura, diminuindo a deformação. Quando a junta for no meio da parede, é mais usual colocar uma tela metálica, desde que o revestimento não seja de gesso. Vale salientar que o entelamento é eficiente para evitar o aparecimento das fissuras verticais entre pilares e vigas.

A aplicação de telas no trecho de transição entre alvenaria e estrutura é um recurso que possibilita a movimentação independente dos elementos e pode ser adotado tanto em vigas como em pilares.

Patologia em telhados

Varias deteriorações nas estruturas de uma edificação ocorre devido as goteiras e descasque de telhas, seja ela por  percolação das telhas mal cozidas, por infiltração em cumeeiras e beirais, ou ate mesmo  devido transbordamento das bicas estreitas, como se pode ver, a maioria é devido a erros de execução, o que não poderia ocorrer, visto que o telhado é o principal fator de estanqueidade de uma coberta.

As patologias nos telhados coloniais têm causa na inadequação dos formatos e dimensões das telhas de capa, canal, rincão e cumeeira. A utilização de telhas inadequadas acarreta na rápida exteriorização dos elementos estruturais das coberturas devido à proliferação de goteiras. A escolha da telha é muito importante, pois o uso incorreto para determinada função pode provocar estrangulamento das aguas nos beirais, acumulação de dentritos de origens minerais e orgânicos, trazidos pela chuva ou vento, propiciando o desenvolvimento de vegetação. Outro fator importante são os grampos metálicos para armação de telhas, pois eles criam mais um empecilho na vazão de aguas, facilitando o acúmulo de dentrititos. Também não pode deixar de citar que as telhas tem que ter certa resistência que lhe permita um bom funcionamento perante determinadas solicitações como, queda de granizo, objetos pesados, cargas sobre a coberta, pois dependendo da solicitação, ela pode resultar em fissuras e dessa forma acarretar em infiltrações. A forma que as telhas serão colocadas pode ajudar ou não na durabilidade da coberta, dependendo da sua execução ele contribui para rápida deteriorização pelas infiltrações de aguas nas paredes e consequentes apodrecimentos dos frechais.        

Outras causas comuns que contribui para infiltração e o descasque da telha seria: a inclinação insuficiente das telhas, materiais de isolamento aplicados sem se prever caixa de ar entre estes e a telha, excesso de argamassa aplicada nas cumeeiras, não usar remates nas cumeeiras devido seu alto custo, aplicação de líquidos impermeabilizantes sobre as telhas.

Manutenção

Toda empresa necessita de uma área que promova a disponibilidade de suas máquinas, edifícios e serviços buscando melhor desempenho de suas atividades. Essa área, a manutenção, deve ser considerada parte importante das organizações e ter sua importância ampliada à medida que há o aumento das exigências de qualidade e disponibilidade dos equipamentos.

2.1 Definições importantes:

Com base na NBR 5462 de 1994, podemos entender a diferença entre manter e operar:

a) manutenção: “Combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo a supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.” (ABNT NBR 5462/94);

b) operação: “Combinação de todas as ações técnicas e administrativas destinadas a permitir que um item cumpra uma função requerida, reconhecendo-se a necessidade de adaptação na ocorrência de mudanças nas condições externas.

Entende-se como condições externas, por exemplo: a demanda de serviço e as

condições ambientais.” (ABNT 5462/94).

Manutenção Predial

Os edifícios e os diversos complexos imobiliários são construídos para os mais diversos tipos de uso como moradia, escritórios, indústrias, centros de compras, lazer, etc.

Para cada tipo de finalidade, a edificação terá particularidades específicas, mas também terá características comuns e necessárias para qualquer tipo de prédio.

Ao contrário das máquinas utilizadas na fabricação de produtos diversos, os edifícios têm seu ciclo de vida muito longo e, após serem idealizados, para serem corretamente projetados, dependem da criatividade e experiência de projetistas em atender as legislações e normas técnicas da época, sem comprometer a expectativa do investidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (63.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com