TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAS DE RUPTURA DOS PAVIMENTOS E TIPOS DE PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

Por:   •  24/4/2020  •  Monografia  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIA: INSERIR INFORMAÇÕES SOBRE TIPOS DE PAVIMENTOS (FLEXIVEIS, RIGIDOS E SEMI-RIGIDOS)

TIPOS DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS: CLASSIFICAÇÃO ETIPOS (USINADOS A QUENTE OU A FRIO0

FORMAS DE RUPTURA DOS PAVIMENTOS E TIPOS DE PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS.

PATOLOGIAS

Fendas: Trincas e Fissuras

        As fendas são divididas entre as fissuras e as trincas, sendo elas diferenciadas pela distância de observação, onde é caracterizado uma fissura onde para enxerga-la é preciso estar a uma distância inferior a 1,5 m, e a identificação em uma distância superior a essa se caracteriza uma trinca. As mesmas são divididas entre quatro tipos, sendo eles as trincas Longitudinais, Transversais, bloco e Couro de Jacaré.

Trincas Longitudinais

        São trincas isoladas que estão no sentido paralelo ao eixo da pista de rolamento, sendo caracterizadas como trincas longitudinais curtas quando seu comprimento não ultrapassa 1,0 m de comprimento e maior que isso ela é uma trinca longitudinal longa. Elas ocorrem devido a um estágio inicial de fadiga, também por má execução de juntas construtivas ou assentamento da fundação.

Trincas Transversais

        Também são trincas isoladas, mas que estão no sentido perpendicular ao eixa da pista de rolamento, sendo ela caracterizada como Trincas transversais curtas quando o seu comprimento não ultrapassa 1,0 m e Trincas transversais longas quando seu comprimento é maior que isso. Elas são causadas geralmente pela retração da camada asfáltica ou reflexão de juntas.

Trincas Couro de Jacaré

        São inicialmente trincas isoladas, que ao não serem tratadas se desenvolvem e formam as trincas couro de jacaré. Para serem assim denominadas elas devem ter ângulos agudos e aresta com comprimento inferior a 30 cm. Ela é causada devido ao estágio de fadiga estar bem avançado.

Trincas em Bloco

        Este tipo de trinca é causado pela retração do revestimento asfáltico e também por variações na temperatura. São em formato de retângulos não tem como causa a fadiga, mas sim a retração do revestimento asfáltico e variações climáticas,

Afundamentos

        São deformações permanentes, geradas pela ação repetida da passagem de cargas sobre o pavimento, formando a depressão na superfície do pavimento, podendo ser caracterizados como afundamentos plásticos ou afundamentos por consolidação.

Afundamento plástico

        Ocorre devido a fluência plástica que pode ocorrer nas camadas do pavimento ou no próprio subleito sendo ele acompanhado do solevamento, podendo ele considerado afundamento plástico local quando sua extensão não ultrapassar os 6,0 m de comprimento, superior a essa extensão é chamado de afundamento plástico de trilha de roda.

Afundamento de Consolidação

        Ocorrem devido a Consolidação diferencial que pode ocorrer nas camadas do pavimento ou no próprio subleito, não sendo ele acompanhado de solevamento, podendo ele considerado afundamento por consolidação local quando sua extensão não ultrapassar os 6,0 m de comprimento, superior a essa extensão é chamado de afundamento de consolidação da trilha de roda.

Corrugações e Ondulações

        As Corrugações são problemas que se caracterizam como ondas no pavimento, em intervalos de até 3,0 m de espaçamento entre elas no sentido transversal ao eixo da via, sendo causados principalmente pela instabilidade da base ou excesso de massa asfáltica com baixa resistência.

        Já as ondulações são chamadas de escorregamento de massa, ocorrendo geralmente devido à baixa instabilidade da mistura asfáltica.

Escorregamento

        Esta patologia é caracterizada pelo escorregamento da massa asfáltica em relação a camada inferior e o aparecimento de fendas com formato de meia lua. Tem como causas principais o calor excessivo ou baixa resistência da massa asfáltica, ocorrendo geralmente em locais de frenagem ou intercessões.

Exsudação

        Esta patologia ocorre devido ao excesso de ligante betuminoso na superfície do pavimento, causado geralmente pelo aumento da temperatura, o que fara o asfalto dilatar e devido ao baixo índice de vazios, este ligante irá exsudar, podendo assim verificar que a superfície terá um brilho maior, em função do reflexo da luz no pavimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com