TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Patologias

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA

Denner Santana Moresco

Patologias

PORTO VELHO

2017

Denner Santana Moresco

Patologias

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da FIMCA - Faculdades Integradas Aparício Carvalho, como requisito parcial para atribuição de nota na disciplina de Patologia das Construções e Detalhamento em Arquitetura, sob ministração do Prof. Eng. Neilton Soares Santos.

PORTO VELHO

2017

Vicio

[pic 2] As trincas são aberturas mais profundas e acentuadas. O fator determinante para se configurar uma trinca é a “separação entre as partes”, representa a ruptura dos elementos tornando assim um vício.

[pic 3] Concretagem de forma incorreta, esquecendo de retirar a embalagem do cimento na hora da confecção do muro, vicio devido à falta de atenção dos colaboradores na concretagem e pode acabar deixando o concreto mais vulnerável a outras patologias.

[pic 4] Ferrugem ocorre quando acontece a corrosão dos metais, em que um metal perde elétrons em contato com agentes naturais, como umidade e o oxigênio. É um vício pois está exposta ao clima e não tem nenhuma proteção.

[pic 5] Descolamento de reboco, por não ter sido aplicado corretamente na parede, com o tempo ele acaba se descolando da estrutura o que torna essa patologia um vício, devido à falta de cuidado na hora que aplica-lo.

[pic 6] As rachaduras têm as mesmas características das trincas em relação à “separação entre partes”, mas são aberturas grandes, profundas e acentuadas, é um vício grave e deve ser corrigido urgente.

[pic 7] Esquadria da janela solta, e a falta de verga e contraverga ocasionando fissuras, vicio que pode se tornar um defeito, devido a fixação incorreta na parede a janela pode vir a cair e acabar machucando alguém.

[pic 8] Assentamento de forma incorreta, falta de preenchimento do verso da placa, vicio que pode acarretar em outras patologias no piso e também pode vir a se tornar um defeito caso quebre a cerâmica, desta maneiro vindo a cortar o usuário do local.

Eflorescência, são depósitos normalmente brancos que se formam sobre a superfície do concreto, argamassas, tijolos, pedras, cerâmicas e outros materiais porosos, que alteram a estética dos acabamentos, vicio causado devido à quantidade de água, Tempo de contato, Elevação de temperatura e Porosidade do material.

[pic 9] A vegetação se desenvolve onde encontra um substrato adequado ao seu crescimento o que pode causar danos estruturais, vicio por se tratar de um descuido na retirada de toda matéria orgânica na hora da confecção.

Defeito

[pic 10] Calçada quebrada, defeito que por falta de manutenção pode vir a causar danos ao morador do local.

[pic 11] Má fixação, um defeito que pode acarretar em alguns acidentes.

[pic 12] Vazamentos em redes hidráulicas, nesse tipo de infiltração é difícil identificar o local e de sua correção. Isso se deve ao fato destes vazamentos estarem na maioria das vezes encobertos pela construção, sendo bastante danosos para o bom desempenho esperado da edificação.

Bolor ou mofo são uma colônia de fungos filamentosos que se desenvolve em ambientes úmidos e em geral escuros. Há bolores que não apresentam ameaça à saúde humana, mas há também aqueles que são prejudiciais. Em problemas de umidade na construção civil, geralmente o mofo ou bolor é encontrado em paredes internas de ambientes que possuem baixa ventilação, mas também pode ocorrer em paredes externas, geralmente em paredes com pouca incidência de sol, sendo mais úmidas que as demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (834.8 Kb)   docx (785.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com