TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias em Alvenarias de Vedações

Por:   •  19/5/2020  •  Dissertação  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Patologias em Alvenarias de Vedações Verticais

As Alvenarias de Vedações Verticais são vários elementos que unidos formam um subsistema em uma edificação, fazendo com que esta se torne habitável. Suas funções são limitar externamente a construção, a protegendo da presença de agentes indesejáveis, como animais, pessoas, chuva, entre outros. Além disso, limita ambientes internos, dando suporte para as instalações internas.

Muitas são as possíveis causas das patologias encontradas em alvenarias, mas de um modo geral atribuímos a falha de projeto, de execução ou falta de manutenção. Aqui, citarei exemplos de patologias e algumas de suas soluções.

  1. UMIDADE POR CONDENSAÇÃO: Se apresenta através de manchas de umidade com aspecto irregular, mais freqüente no inverno ou em locais frios e com pouca ventilação como banheiros, garagens, cozinhas, entre outros. A solução seria a correção da ventilação, com acréscimo de janelas ou exautores além de utilizar dispositivos que recolham a umidade no local, como por exemplo, o desumidificador.
  2. FISSURAS: Causadas geralmente pela falta ou má implantação das juntas de dilatação. Esta anomalia é resultado de tensões resultantes da variação de temperatura e umidade, provocando as rupturas. Uma de suas soluções pode ser o preenchimento das rupturas por resina epóxi (até 2,0 mm) ou graute. Outra, seria o preenchimento com cimento e a colocação de uma tela, nesse caso, pode haver mudança estética.
  3. AZULEJO OCO OU DESCOLADO: Quando há descolamento de placas de cerâmica da parede, às vezes até junto com o emboço, estufamento e som cavo à percussão. Ocorre devido à incorreta especificação e aplicação tanto da cerâmica quanto da argamassa e rejunte. Deve-se retirar o revestimento oco, verificar se poderá o reaproveitar, sanar, se houver, todas as patologias de umidade, reexecutar o emboço.

Referências:

OLIVEIRA, LOPES. Patologias da Alvenaria: como evitar. Disponível em:

/www.aecweb.com.br/cont/m/rev/patologias-da-alvenaria-como- evitar_11988_10_0>. Acesso em: 23 de mai. 2019.

ABRANTES, V.; SILVA, J.M. Patologia em Paredes de Alvenaria: Causas a Soluções. Seminário sobre Paredes de Alvenaria, P.B. Lourenço et al. (eds.), 2007 65.

BRITO, J. Patologia e reabilitação de revestimentos em paredes. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Instituto Superior Técnico, Licenciatura em Arquitectura, Cadeira de reabilitação de edifícios, Outubro, 2005.

SOUZA, M. F. Patologias ocasionadas pela umidade nas edificações. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Curso de Especialização em Construção Civil, jan. 2008.

OLIVEIRA, F. D., MELO, N. F., FILHO, M. A. O., SILVA, J. R. Principais

patologias em edifícios de alvenaria estrutural. REVISTA MIRANTE, Anápolis (GO), v. 9, n. 2, dez. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com