TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção e comportamento individual

Seminário: Percepção e comportamento individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Percepção e Comportamento individual

A percepção que temos do ambiente em que estamos inseridos , não provém das “coisas” que os compõem; provém de nós mesmos de como nossas experiências são filtradas e interpretadas pelo nosso sistema nervoso. O significado e finalidade que damos as “coisas” dependem de nossas experiências passadas e de como nós a interpretamos. Nossa tendência é perceber aquilo que nos convém, que no momento é de nosso interesse.

As percepções podem ser mudadas, mas tomarmos nossas percepções como algo certo e que nos permite satisfazer nossas finalidades, provavelmente não a mudaremos, mesmo que digam que elas estão “erradas”. Mudá-las significa se dispor a aprender, abandonar essas percepções e desenvolver novas, isso acontecerá apenas quando for de nosso interesse e estivermos realmente dispostos .

A percepção é a forma com que cada pessoa percebe o mundo em função de experiências passadas e necessidades, considerando que cada indivíduo possui experiência e necessidades diferentes pode se dizer que suas interpretações serão diferentes uma das outras.

A situação com que as coisas acontecem pode ser a mesma, porém a maneira com atuaremos sobre ela será diferente, no ambiente organizacional a percepção que o individuo terá sobre a organização e suas metas será definida por seus valores e objetivos de vida influenciando no seu comportamento organizacional.

Habilidades

Cada ser humano possui habilidades diferentes e diferentes níveis de desempenho na realização de cada tarefa, enquanto alguns possuem maior facilidade na realização de determinada tarefa outros teriam dificuldade na realização da mesma, mesmo sendo melhor em outra atividade. As habilidades são construídas em dois grupos de fatores: habilidades intelectuais e as habilidades físicas.

Habilidades intelectuais

As habilidades intelectuais são os recursos que cada individuo possui para um bom desempenho mental, normalmente as dimensões que modela essas habilidades são: aptidão com números, a compreensão verbal, a velocidade da percepção, o raciocínio indutivo, o raciocínio dedutivo, a visualização espacial e a memória.

O cargo que exigir maior volume no processamento de informações, deve ser pcupado por pessoas que possuem alto nível de habilidades intelectuais para que se obtenha sucesso nos resultados da tarefa. Cargos rotineiros se torna incompatível com o perfil de funcionários com tais características.

Habilidades físicas

As habilidades físicas são necessárias para tarefas padronizadas e não especializadas. Elas demandam esforço físico, agilidade e resistência. Os recrutadores devem observar quanto às características físicas que o candidato possui e quanto as que o cargo exige, designando os candidatos certos aos cargos e exigências certas.

Teorias de aprendizagem

Teorias de condicionamento clássico, o condicionamento operante e a aprendizagem social. São teorias que explicam quanto aos comportamentos adquiridos pelos indivíduos

Condicionamento Clássico: O condicionamento clássico é passivo, é a maneira de como reagimos em função do acontecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com