TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção Concepção e Comportamento Individual

Seminário: Percepção Concepção e Comportamento Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  Seminário  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Comportamento Organizacional

Percepção Concepção e Comportamento Individual

Os cientistas sociais, voltados ao estudo do Comportamento humano, estão cada vez mais cônscios de que o que qualquer coisa é depende de como quem olha para o quê.

Para Raths, “as pessoas têm experiências, nascem e aprendem. Das experiências surgem certos guias de conduta. Esses guias tendem dar determinada duração e significado á vida e podem ser chamados de valores.”

Os valores funcionam como condicionadores do modo como alguém se comporta ao selecionar preferências em uma determinada situação organizacional. Katz e Khan salientaram a importância dos valores e de sua internalização como motivadores do individuo para sua efetiva participação numa organização. Esse individuo é ativado em direção ás metas do grupo,uma vez que estas representam os seus próprios valores pessoais e são adequadas para seu próprio autoconceito.

Cremos que o conceito de valor proposto por Rokeach é o mais sucinto e o que melhor se adapta á visão que pessoalmente cultivamos: “uma crença, duradoura, em que um modo específico de conduta, ou objetivo de vida, é pessoal ou socialmente preferível a um modo oposto ou inverso de conduta ou objetivo de vida.”Tudo o que desejamos transmitir é que a base valorativa é, muitas vezes, sem que nos apercebamos, a grande condicionadora de nossas percepções e, conseqüentemente, de nosso comportamento efetivo. Como Administradores, gestores de pessoas no mundo organizacional, eis um alerta do qual não podemos nos esquecer, na medida em que os valores humanos são os grandes condicionadores do comportamento dos indivíduos no seio das organizações. Nossos programas de treinamento de executivos têm sido extremamente deficientes, na medida em que prendem obter novos tipos de comportamento a partir apenas da injeção de novos conhecimentos, seja de Pessoal, Finanças, Marketing, Material, etc.

Isto porque os próprios elaboradores de tais programas partem de um pressuposto extremamente simplista, o de que “basta que as pessoas adquiram novos conhecimentos para que automaticamente sejam capazes de mudar.” Esquecem que o comportamento resultante é algo mais complexo, produto também dos valores e motivações dos Administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com