TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade E Comportamento

Exames: Personalidade E Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO (CAP.7)

O que faz com que o individuo se comporte de uma forma consciente em situações diversas, são um conjunto relativamente estável de características que influenciam o compor-tamento individual chamamos de personalidade.

Simplificando, a formação da personalidade pode ser representada por dois fatores de-terminantes:

Aspectos hereditários – possuem características pessoais, gostos e preferências prati-camente idênticos, buscam profissões, esportes semelhantes e outras características pessoais atribuídas a uma herança genética comum.

Aspectos ambientais – o individuo é influenciado em algumas situações como: ambi-entes familiares, culturais, educacionais entre outras que atuam sobre ele desde o nascimento.

Existem quatro teorias de personalidade: Teoria dos Traços – Consistência das rea-ções de um indivíduo em diferentes situações. Segundo um grupo de pesquisadores no campo Organizacional há cinco fatores que passaram a ser chamados de Big Five, são eles: Extrover-são, Agradabilidade, Consciência, Estabilidade Emocional e Abertura à Experiência. Embora a Teoria dos Traços tenha recebido muitas criticas, ela ignora totalmente as influencias do ambiente;

Teorias Psicodinâmicas – veem o comportamento como o produto de forças psicoló-gicas que interagem dentro do indivíduo, frequentemente fora de seu estado de consciência. Esta teoria enfatiza especialmente o inconsciente humano como determinante. Freud subdivi-de-se a personalidade em três elementos: id – É formado pelos instintos e impulsos e de certa forma opera sem regras; superego – É a parte moral da consciência humana onde representa os valores e dita o que devemos ou não fazer, ele entra em conflito com id. Por fim, o ego que acaba solucionando este conflito; ego – Busca levar o individuo a estabelecer mecanismos de defesa, onde a negação é mais comum.

Teoria Humanista – Visa que o ser humano possui em si uma força de auto-realização e o conduz a desenvolver uma personalidade criativa tornando-o melhor. O grande expoente desta teoria é Carl Rogers.

Abordagem Integrativa – Possui uma visão ampla da personalidade e também resul-tado da associação de emoções, atitudes, expectativas e etc., com foco na pessoa variável situ-acional no comportamento do individuo.

AS TEORIAS DA PERSONALIDADE E A SUA APLICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO

As pessoas são fundamentalmente diferentes, mas também fundamentalmente seme-lhantes, propõem que a população em geral é formada por dois tipos básicos extrovertidos e introvertidos.

As similitudes e as diferenças humanas podem ser entendidas ao combinarmos as pre-ferências. A teoria de Jung diz que não há certo ou errado em tudo isso, que nenhuma prefe-rência é superior à outra e que as diferenças devem ser compreendidas e celebradas.

Myers Briggs Type indicator (MBTI). Trata-se de um instrumento que vem sendo u-sado amplamente no mundo organizacional para melhor compreender as diferenças individu-ais.

Ha quatro preferências básicas na teoria dos tipos: Extroversão/Introversão - Extrover-tidos são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Introvertidas são pessoas que se sentem melhor sozinha, são menos sociáveis e interagem com poucas pessoas. Em geral, não se abrem facilmente;

Sentir/Intuir – Sensoriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com