TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade E Comportamento

Pesquisas Acadêmicas: Personalidade E Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução.

Procurando explicar e entender o comportamento das pessoas nas empresas o estudo do comportamento organizacional torna-se fundamental, pois são os indivíduos quem tomam as decisões e aplicações que controlam os recursos para sobrevivência da organização.

As pessoas podem ter muitas coisas em comum, porém são muito diferentes entre si. Sendo seu comportamento, educação e paciência podem distorcer o objetivo da organização provocando conflitos ou podem agrupar seus talentos e aptidões promovendo um ótimo trabalho em equipe. Isso representa algumas das características do ser humano, as diferenças e o comportamento individual, importantes aspectos dentro das organizações.

De modo geral, o assunto a ser abordado no trabalho tem como objetivo entender as decisões do ser humano e influências. O comportamento das pessoas nas organizações, discutir as características individuais bem como sua importância, relatar as competências essenciais e os benefícios.

Entre os diversos fatores que compõe uma organização, pessoas interagem em um ambiente desenvolvendo suas tarefas. O individuo age e reage de diferentes formas sendo elas satisfatórias e insatisfatórias, alegrias, tristezas, emoções sentimentos, estresse entre outros. E parte com o objetivo de ajudar às pessoas, a estrutura, a tecnologia num sistema operacional eficaz. O resultado é uma recompensa que serve aos objetivos humanos, organizacionais e sociais.

A personalidade é uma característica relevante e presente em todos os indivíduos, auxiliando reconhecer de diferentes formas as pessoas e suas condutas. Interfere a cada um em sua adequação e organização, pela influência do ambiente ou situações vividas. É uma variável individual que cada ser humano possui, diferenciando de qualquer outra determina seu comportamento, atitudes, motivos e humor. É um conjunto de traços psicológicos que se define de diferentes maneiras em distintas situações.

Segundo Caravantes existem quatro teorias de personalidade:

• A teoria dos traços da personalidade.

• A teoria psicodinâmica.

• A teoria humanística.

• A teoria conhecida como abordagem integrativa.

A teoria dos traços, esta baseada em uma visão segmentada, de acordo com esta teoria, combinando traços de diferentes grupos formamos a personalidade individual, tais como:

1. Extroversão, a pessoa é gregária, assertiva e sociável (por oposição á reservada, tímida e calada).

2. Agradabilidade, a pessoa é cooperativa, ’quente’’ e agradável (e não fria desagradável, antagônica).

3. Consciência, a pessoa é trabalhadora, organizada, confiável (e não preguiçosa).

4. Estabilidade emocional, a pessoa é calma, autoconfiante.

5. Abertura a experiência, a pessoa é criativa, curiosa, culta, poucos interesses.

Teoria psicodinâmica, baseada no trabalho da psicanálise de Sigmund Freud. Esta teoria é baseada por três elementos:

ID: PESSOA EXPLOSIVA.

EGO: BUSCA DE SOLUÇÕES A CONFLITOS.

SUPEREGO: UMA RELEVÂNCIA DOS FATOS ACONTECIDOS ENTRE DOIS PÓLOS.

Estes elementos buscam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com