TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade e Comportamento

Resenha: Personalidade e Comportamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

• Personalidade e Comportamento

Chamamos de personalidade o conjunto estável de características que influenciam o comportamento. Existem vários estudos e teorias sobre o tema “Personalidade”, um desses estudos separou gêmeos ao nascer, depois de anos apôs a separação e quando se encontraram foi constatado que eles faziam as escolhas semelhantes e com este acontecimento os estudiosos provaram que parte da formação da personalidade é hereditária.

Existem quatro teorias diferentes uma dela é a “Teoria dos Traços”, que está baseada no principio de que existe um padrão segmentado ou comportamentos padronizados de personalidades, porém surgiram vários segmentos de personalidades, assim tornando-se difícil distinguir e compreender as diferentes personalidades.No entanto o teoria se tornou muito critica, pelo fato de que a personalidade é alinômica e não traços estáveis podendo ter semelhanças e não seguindo um padrão.

Outra teoria que podemos citar é a teoria Psicodinâmica, segundo Sigmund Freud (mestre da Psicanálise) a personalidade é formada espacialmente pelo inconsciente humano, Freud via a personalidade como resultada da interação de três elementos o ID, o EGO e Superego. ID é o elemento mais primitivo, a fonte dos instintos e impulsos, Superego é o que nós chamamos de consciência, e cabe ao EGO gerenciar o ID e o SUPEREGO, já na Teoria Humanista de Carl Rogers, acreditava que todos os homens possuem um impulso interno (drive), voltado para sua auto-atualização em se torna-se tudo aquilo que eles tem de condições de vir a ser, ou seja o foco no crescimento e aprimoramento do individuo , podemos chamar de uma pessoa centrada que tem a necessidade de se tornar melhor.

A abordagem Interativa é uma visão mais integrativa e sistêmica para uma melhor compreensão da personalidade, aumentando seu grau de complexidade devido ao resultado da associação de emoções e fantasias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com