TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA 5º SEMESTRE MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS

Por:   •  10/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

5º SEMESTRE

MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS

 

Brasília – DF

2020

Sumário

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS        4

OBJETIVO GERAL        4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

ESTRUTURA DO TRABALHO        5

1-Blocos ceramicos        6

1.1-caracteristicas        6

1.2- Vantagens e desvantagens        7

1.3- Aspectos econômicos e ambientais        7

2- blocos de concreto        8

2.1-caracteristicas        8

2.2- Vantagens e desvantagens        10

2.3- Aspectos econômicos e ambientais        10

3- Tijolo ecológico        11

3.1-caracteristicas        11

3.2- Vantagens e desvantagens        12

3.3- Aspectos econômicos e ambientais        12

CONCLUSÃO        14

BIBLIOGRAFIA        15

INTRODUÇÃO

O uso da alvenaria estrutural tem seus primeiros registros de uso nos primórdios da humanidade tornando-a um dos sistemas construtivos mais antigos. Os materiais utilizados para sua fabricação eram arcaicos e de fácil acesso como argilas secas ao sol e pedras, que sem cálculos ou estudos para o seu uso, desempenhava muito bem o que se era proposto.

Com o passar dos anos, mais precisamente no final do século XIX, novas técnicas construtivas começaram a surgir na construção civil, o uso do aço junto ao concreto armado propiciou obras que ocupassem menos espaço e de baixo custo dominando as edificações naquela época até meados da década de 50.

 O aço e o concreto armado predominaram o sistema construtivo até o surgimento de cálculos e estudos que desenvolveram materiais mais resistentes, leves e baratos, que propiciaram construções grandes e esbeltas. Após a década de 60 a importância de se desenvolver cálculos, técnicas além de pesquisa de materiais resultou em alvenarias estruturais tão versáteis e baratas quanto ao uso do aço e o concreto, constituindo-se assim um econômico e competitivo sistema construtivo versátil e industrializado, podendo ser obtido tanto em bloco (tijolos) quando em pré-moldados (concreto armado) respeitando sempre as normas (ABNT) para a execução das obras propostas.

No Brasil, o uso de alvenarias estruturais se iniciou no período colonial com o uso de tijolos de barro seco, pedras e taipa de pilão, e junto ao restante do mundo o uso desses materiais foram se desenvolvendo até chegarmos aos dias de hoje.

Atualmente, o uso de alvenarias em bloco de concreto é o mais utilizado no Brasil, tendo em vista o proporcionamento de maior flexibilidade, economia e rapidez na execução de obras, sendo o pais além de grande utilizador, também grande desenvolvedor dessa tecnologia junto aos Estados Unidos.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo geral estudar e analisar o emprego dos vários tipos de blocos e alvenarias estruturais como sistemas construtivos e compara-los para definir a importância do uso desses sistemas para cada tipo de construção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Tipos de blocos/alvenarias estruturais;
  • Entenda a diferença entre os variados sistemas construtivos existentes;
  • Identificar os vários materiais existentes e necessários para a execução de cada obra;
  • E quais os critérios para escolher que tipo de bloco/alvenaria usar.


ESTRUTURA DO TRABALHO

Este trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos.

O Capítulo 1 traz informações sobre o tema, a introdução na qual envolve o presente trabalho, bem como seus objetivos.

No Capítulo 2 é realizada a revisão bibliográfica com a apresentação de cada tipo de bloco estrutural como sistema construtivo, suas características, vantagens, desvantagens além de aspectos econômicos e ambientais.

No Capítulo 3 e apresentado o estudo do sistema construtivo mais utilizada no pais, tendo em vista todas as características positivas apresentadas.

No Capítulo 4 são apresentadas as conclusões do trabalho.


1-BLOCO CERÂMICO.

          1.1-Caracteristicas

Mais conhecido como tijolo cerâmico esse tipo de alvenaria estrutural é constituído a partir da cerâmica vermelha tendo sua propriedade alcançada a partir da queima da argila, esse processo de queima segue as diretrizes impostas pela ABNT.

O tijolo cerâmico está cada vez mais presente no mercado de construção civil brasileira, pois em comparação aos blocos de concreto, os tijolos possuem produtividade maior por serem mais leves, utilizando assim menos argamassa de assentamento e revestimento, sua leveza também proporciona um deslocamento mais facilitado. Sua matéria prima possui bastante abundancia o que contribui para sua disseminação no pais.

O formato do tijolo cerâmico baseia-se em módulos de 10 centímetros, significa que cada uma das dimensões juntamente com a espessura da junta é igual a 10 centímetros, o que facilita o cálculo do número de tijolos necessários para cada obra. As medidas são:

TIPOS DE TIJOLOS CERÂMICOS

TIPOS

MEDIDAS

Maciços

6x11x23

2 furos

5x10x20

4 furos

10x10x20

6 furos

10x15x20

8 furos

10x20x20

21 furos

6x10x20

[pic 2]

Foto: tijolo cerâmico.

1.2- Vantagens e desvantagens

Podendo ser usado em casas e em grandes edificações, a alvenaria estrutural oferece excelente conforto térmico e acústico, algo que é fundamental para a qualidade de vida dentro das edificações, além disso, absorve menos água e tem boa impermeabilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (889.4 Kb)   docx (871 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com