TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Gerenciamento

Casos: Planejamento E Gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento e Gerenciamento

Gerenciamento e planejamento são fundamentais na organização, visto de vários ângulos pode ser utilizado no dia a dia como uma importante ferramenta de desenvolvimento, análise e organização. Quando o gerenciamento é realizado de forma incorreta acontecem erros e falhas, ocasionando atraso, aumentando o custo, e uma má finalização, ou seja, um projeto deve sempre estar baseado no planejamento e um bom gerenciamento para que tenhamos um resultado satisfatório.

O planejamento e o gerenciamento abrangem produtos, abrangem processo e abrangem pessoas que irão estar ligadas a um projeto. Para ter um bom resultado é preciso levantar os requisitos, modelos, métodos, definir o escopo de projeto, implantar testes para um desenvolvimento seguro e garantido, assim resultando em um produto de ala qualidade, satisfazendo as necessidades do usuário final. Um ponto importante é o cronograma para a realização do projeto, que deve estar com datas e prazo bem alinhado, o orçamento também é de suma importância, pois ele deve estar coreto para que não haja alteração de valores ocasionando atrasos. Assim visando acompanhar, melhorar o desempenho das atividades e indicadores da organização.

De acordo com Pressman (2011, p. 606), a finalidade do planejamento de software é proporcionar uma estrutura que admite ao gerente fazer estimativas razoáveis dos recursos, custos e cronogramas, e também a tentativa de definição dos cenários, como melhor e pior caso, para que o resultado do projeto possa ser descrito.

Para trabalhar em um projeto é necessária a classificação de pessoas preparadas com capacitação e experiência. Os gerentes de projeto são responsáveis pela administração de cronogramas, relatórios, planos de ação em relação a prazos e orçamentos do projeto, avaliar e eliminar imprevistos nos cumprimento das metas da empresa, passar informações resumidas, claras e objetivas. Acompanhar o bom andamento do projeto, analisando, entendendo as dificuldades ocorridas durante o projeto.

Em um projeto podemos ter varias revisões, dependendo do tamanho do projeto, do tempo de desenvolvimento, dependendo das variações nos propósitos da organização no scopo inicial do projeto, isso tudo mal executado pode até levar a um cancelamento do projeto.

A complexidade do projeto, tamanho e grau de incerteza estrutural afetam a confiabilidade das estimativas. Pressman (2011, p. 605)

A medida da complexidade de um projeto pode ser devido aos requisitos exigidos, quanto maior for o projeto maior será a responsabilidades aplicadas sobe ele, a equipe que desenvolve isso depende do grau de conhecimento ou experiências em outros projetos.

Uma boa qualidade do gerenciamento e planejamento é que os prazos metas, valores, exigências, gerenciamento dos riscos que poderiam prejudicar o cronograma, não venha a acontecer ou serem mudados. No entanto ter um bom planejamento e gerenciamento pode evitar conseqüências maiores, podendo comprometer um projeto.

Planejamento estratégico

O Planejamento estratégico de TI é o recurso que auxilia a tomada de decisão na organização, nos planos de ação, no desenvolvimento das necessidades dos usuários, nas oportunidades de SI visando melhorar a organização. Complementando esse conceito, STRECHAY (2000) descreve o Planejamento de TI como um plano para suprir direção, esforço de concentração, consistência de propósito, flexibilidade e continuidade dos recursos da TI.

A gestão estratégica trata da elaboração de estratégias que determinem meios de alcançar objetivos. Essas estratégias são reunidas e descritas em um plano estratégico. Plano estratégico que será um instrumento esclarecedor:

- Missão - Quem somos, por que realizar?;

- Visão - Onde queremos chegar como a organização;

- Valores - quais são nossas prioridades para atingir os objetivos;

- Estratégia - como alcançaremos nossa visão:

- Alinhamentos da estratégia - ações que precisam ser validadas para comprovar a veracidade. Também é necessário comprovar a competências organizacionais, ou seja, as capacidades que possuímos ou precisaremos para desenvolver, e alcançar a missão e a visão da empresa.

Dessa forma, o planejamento da TI é essencial para poder ajudar a organização na elaboração de estratégias relacionadas as atividades, e na integração do mercado.

O objetivo do planejamento estratégico de SI é de elaborar um plano de ação eficiente, operacional e seguro, com isso garantir a utilização dos recursos de informática de acordo com a missão e valores da empresa, visando uma melhoria nos processos e na tomada de decisão.

O planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução do seu plano de negócios e na realização dos seus objetivos organizacionais (O´BRIEN, 2004).

Analise de Impacto

Através de uma analise de impacto será realizado um estudo estruturado na área de TI da Organização aplicando métricas e diretrizes que serão favoráveis a mudanças e melhorias na gestão da organização. Visando a implantação de serviços, ferramentas, políticas, gestão de qualidade, planos de serviços de TI e um gerenciamento de analise de riscos. Assegurar a implantação das melhorias e serviços proposto em um mecanismo adequado dentro da métrica e diretriz da organização.

Os impactos de aplicar esses modelos poderão ser sentidos em todas as áreas da organização. Atingindo todos os níveis de gestão. As ferramentas de SLM (Service Level Management) envolvem a negociação, o acordo e a documentação apropriada de níveis de serviço que atendam as necessidades do negócio, permitindo a entrega de serviços de TI com a qualidade esperada e quanto monitorada garantem a gestão da qualidade por meio de ações pontuais que evitam a extensão dos incidentes aos usuários.

Governança de TI

A governança de TI visa um conjunto de praticas, relacionamentos e padrões estruturados da organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, melhorar processos de seguranças, minimizar riscos, reduzir custos, melhorar o desempenho, alinhar a TI aos negócios. A implantação da Governança de TI auxiliara a organização na melhoria de seus processos, irá verificar como são tomadas as decisões, por quem elas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com