TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Tese: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

1.1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O PCP, (PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO), são as atividades gerenciais executadas durante o processo de produção de um produto. É o processo a ser seguido para o fluxo eficiente de materiais, utilização eficaz de recursos, coordenação das atividades com fornecedores e comunicação com os clientes. Tem o objetivo de proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, reduzindo os conflitos entre vendas, finanças e piso-de-fábrica para atender um plano de vendas aprovado. “Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos futuro”. Planejar é projetar um futuro que é diferente do passado, por causas sobre as quais se tem controle. (Geanizi & Caon, 2007). Basicamente o PCP pode ser definido por seis perguntas. O que vai ser produzido? Quando vai ser produzido? Como vai ser produzido? Onde vai ser produzido? Quem vai produzir e quanto vai ser produzido?

1.2 FUNÇÕES E LIMITAÇÕES DO PCP

Principais funçõe do PCP. Gestão de estoques. Emissão de ordens de produção. Programação das ordens. Movimentação das ordens de fabricação.

4 PEDRO EVANDRO GONÇALVES Acompanhamento da produção. O propósito do planejamento e controle é garantir que a operação ocorra eficazmente e produza produtos e serviços de como deve produzir. Uma forma de caracterizar todas as decisões de planejamento e controle é como fazer uma conciliação do potencial da operação de fornecer produtos e serviços com a demanda de seus consumidores. Todas as situações de planejamento e controle acontecem sob limitações de recursos. Os mais conhecidos são: limitações de custos, limitações da capacidade, limitações de tempo e limitações de qualidade (SLACK, 2002). A principal implicação operacionais no PCP: Complexidade em planejar e controlar produtos padronizados para produtos sob encomenda.

1.3 ATIVIDADES DO PCP

O PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. - Estratégico, são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, gerando assim o planejamento estratégico da produção. Esse planejamento consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período, segundo as estimativas de vendas e disponibilidade de recursos financeiros e produtivos. - Tático, é estabelecido os planos de médio prazo para a produção. PlanoMestre da Produção – PMP. Este plano só será viável se estiver compatível com as decisões previstas no planejamento estratégico da produção, como a aquisição de equipamentos, negociação com fornecedores, etc. - Operacional são preparados os programas de curto prazo de produção, administração dos estoques seqüenciados, emitindo e liberando as ordens de

5 PEDRO EVANDRO GONÇALVES compras, fabricação e montagem, bem como executando o acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com