TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento tipos

Tese: Planejamento tipos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Tese  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

O Componente Curricular Planejamento, Custos e Produtividade visa à aquisição de conhecimentos e de desenvolvimento de habilidades específicas para otimização de recursos físicos, materiais, humanos e financeiros, relacionados à informatização de sistemas de redes.

“A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.”

Aristóteles.

Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo.

A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.

(Autor desconhecido)

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

(Albert Einstein)

Planejamento

Definição

Planejar é a arte de antever situações. Sempre que adotamos como atitude mental antecipar fatos da nossa vida pessoal para atingir uma meta, estamos nos programando. Neste caso elaboramos uma seqüência etapas, analisando possíveis fatos ou situações a serem ultrapassadas ou percorridas que nos permitam antever o que irá ocorrer ate que nosso objetivo final seja atingido. Quando formalizamos essa atitude, documentando a seqüência de etapas, pensando no que precisamos estamos executando um planejamento.

Tipos

Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir três tipos de planejamento:

Planejamento estratégico,

Planejamento tático,

Planejamento operacional.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente.

O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito à formulação de objetivos quanto á seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória.

Planejamento tático

O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

O planejamento tático é desenvolvido em nível organizacional inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com