TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Tese: TIPOS DE PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Tese  •  3.341 Palavras (14 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Para gerir / administrar uma organização, há uma série de atos que deverão ser seguidos para se chegar ao resultado final, que é a aceitação pelo público de seu trabalho, seja na qualidade dos produtos ou na qualidade dos serviços.

A mesma empresa é dividida em diversos setores, onde cada setor tem sua especialidade. Antes de começar o produto ou serviço final, deve haver um planejamento que definido por Lacombe e Heilborn (2003, p. 49) planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas.

Há basicamente três tipos de planejamento. O Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. O planejamento tático otimiza determinada área de resultado, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. Já o Planejamento Operacional é a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Há basicamente três tipos de planejamento, o estratégico, o tático e o operacional. Vejamos a seguir a definição de cada um deles.

Planejamento Estratégico: É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.Este planejamento é realizado no nível institucional da empresa, voltados a tarefa primária (principal e primordial) da empresa, e que envolve a empresa como um todo, envolvendo as diferentes idéias, capacidades e potencialidades e envolve os diversos setores da organização. Este basicamente lhe dá com complexidade ambiental e projeção para o futuro. Baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais.

É um processo contínuo de tomada de decisões onde estabelece o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. Gera efeito holístico e sinergístico, isto é, envolve toda a empresa onde todos se interagem e cooperam entre si. Este planejamento tem uma sequência de atos, onde primeiro determina os objetivos, depois se faz uma análise ambiental externa, após uma análise interna, depois formula-se alternativas para decidir o que fazer, sendo que após descobrir o que fazer deve-se elaborar um planejamento, implementá-lo, executá-lo e por último avaliar os resultados para se verificar como a organização está indo.

Planejamento Tático: Este planejamento é um desdobramento do planejamento estratégico, pois o estratégico se inicia no patamar mais alto da empresa em nível hierárquico, que é o institucional onde é imprevisível e incerto, e para chegar no nível hierárquico menor abaixo do institucional, precisa-se de impor certeza pois é o local onde se executará o plano estratégico. No plano tático, irá colocar em prática o que foi planejado, por isso deve ser certo e programado.

Neste plano é onde se determina o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, organizando-se os diferentes setores da empresa para dar execução ao plano estratégico. É um planejamento cujo processo é permanente e contínuo, voltado para o futuro onde se relaciona as coisas a fazer e o tempo que se tem para fazê-los. É um plano racional pois orienta o processo decisório. É sistemático, iterativo onde todos participam dessa organização e pode ser corrigido, ou receber ajustes..

É um conjunto de decisões deliberada e sistemática sobre empreendimentos mais limitados, com prazos mais curtos, envolve áreas de menor nível hierárquico da empresa, é uma tentativa de integrar o processo decisório e alinhá-lo á estratégia adotada para orientar o nível operacional em suas tarefas e atividades. Alguns planos táticos antes da execução do bem, são as questões financeiras, estratégia de marketing, planos de produção, de recursos humanos, isto é, tudo o que envolva na necessidade de alcançar os objetivos empresariais propostos.

Planejamento Operacional: São as tarefas e operações, quase sempre trabalha dentro da lógica do sistema fechado, se preocupa com o que fazer e como fazer que deve ser de maneira racional, isto é, execução de tarefas. Se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações contendo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo onde se otimiza e maximiza os resultados.

Este, estabelece procedimentos (atos) que são seguidos para se chegar a definitiva execução colocando-se em um fluxograma todas as etapas de execução da tarefa, ou seja, um gráfico com as diversas etapas a se seguir para obter o resultado final. Este planejamento também tem que se preocupar com a questão orçamentária, afinal, para produzir necessita-se de equipamentos, matéria-prima, maquinário, mão de obra, energia, tecnologia, etc.

Concluindo, os planos operacionais, podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamento.

PESQUISA COMPARATIVA

O professor Roberto César diz que o Planejamento Estratégico fixa a natureza da organização como a missão, estratégias, objetivos. A responsabilidade é da direção geral (alta administração). O Planejamento Tático serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações etc.). Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados(nível médio). O Planejamento Operacional objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando realização dos planos estratégicos e táticos.Responsabilidade: chefes de departamento (nível baixo). O mesmo ainda estrutura estes três planos em um pirâmide:

Fonte: http://professorrobertocesar.files.wordpress.com/2010/08/3-tipos-de-planejamento.pdf.

No topo das organizações encontra-se o nível institucional que elabora o planejamento estratégico. Esse é o carro-chefe do planejamento empresarial. Ele, através de uma profunda análise dos aspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa para os próximos anos e chefia a alocação de recursos. É por ser complexo que a responsabilidade pela elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com