TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de planejamento

Tese: Os tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Tese  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Planejamento

Planejamento representa a primeira função administrativa, pois é com ele que se tem a base exata pra todas as demais funções, significa não improvisar e nem dar sorte ao acaso, é fazer da melhor maneira possível na primeira vez e sem erros.

Podemos concluir que planejamento é lidar com futuro, ou seja, traçar detalhadamente os planos necessários para atingir os objetivos com o melhor curso de ação, menor esforço e custo.

Planejamento é ter organização, direção e controle, também define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.

O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.

Podemos dizer que planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.

Na sequência de planejamento devemos definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivo e programar os planos de ação necessários.

Os tipos de planejamento:

Planejamento estratégico: é um projeto para o longo prazo, seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula (donos e diretores) e é voltado para eficácia da organização para alcançar seus objetivos globais e apresentar resultados.

Planejamento tático: é planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário (gerentes), cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Seu projeto é de médio prazo, geralmente anual, envolve cada departamento ou unidade da organização para abranger seus recursos específicos e atingir os objetivos departamentais.

Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular, é projetado para curto prazo, lidando com o cotidiano e com a rotina diária semanal ou mensal, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente o alcançar as metas específicas e é voltado para a eficiência, ou seja, fazer bem feito e corretamente.

No conceito de Roberto Shinyashiki planejamento é ver além do horizonte e criar a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças, é ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas, ele também afirma que um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte.

Para Paulo Barreto dos Santos, planejamento não é apenas trabalhar para ter uma renda e sim para encontrar um sentido em nossas vidas, é ser um profissional do futuro conectado as mudanças dessa

globalização que muda e evolui a cada dia, pois as empresas exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.

Conclusão

Podemos concluir que planejamento é o estudo sistemático de passado, presente e futuro para se organizar e executar metas traçadas para atingir todos os objetivos, o planejamento é aplicado nas organizações empresariais mais fará grande diferença se o fizermos em nossas vidas.

Fontes:

Livro: PLT 302 Idalberto Chiavenato;

Veja o futuro antes dos outros, prof. Roberto Shinyashiki;

O desafio do administrador do futuro, prof. Paulo Barreto dos Santos;

ETAPA 2

Rede Cultural Beija-Flor

A Rede Cultural Beija-Flor é uma (ONG) Organização Não Governamental, sem fins lucrativos.

Gregory Smith é o Presidente e Fundador da (RCBF) Rede Cultural Beija-Flor.

A ONG Beija-Flor tem a sua sede em Diadema SP, tendo também um local de visita em Itaiaem, onde é realizadas atividades junto com a Aldeia Guarani Tangará, uma comunidade indígena que reside em Itaiaem.

Dia após dia ambos buscam a identidade e a valorização das raízes brasileiras. Educadores, Multiplicadores e Coordenadores fazem um intercambio de ideias e possibilidades em prol de tirar as crianças carentes das ruas, e através de atividades como culturais, sócias, educacionais e ambientais, formar essas crianças para serem pessoas consciente do que é preciso fazer para tornar o mundo melhor.

Como o meu grupo pode ajudar essa ONG?

A ONG (RCBF) Rede Cultural Beija-Flor, aceita doações de todos. Mais isso não quer dizer que seja só financeiramente. A doação do seu tempo, da sua atenção ou até passar um conhecimento, também é valida.

O grupo que consiste em sete pessoas. São elas: Nikolas Amaral, Carlos Cesar, Valdiney Tavares, Damião Mendes, Marcelo Cesar, Gilson Rocha, Gerson Eduardo e Guilherme Meletti.

Fazer uma campanha em seu bairro, passando aos seus vizinhos a importância de todos colaborarem com o nosso projeto.

O intuito de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, livros infantis e coleta de materiais recicláveis.

A arrecadação iniciara no inicio de setembro e o terminara no final de outubro. Após a junção de todos os recursos coletados em um só local, teremos uma semana para encontrarmos patrocínio.

Tendo a conclusão da semana será entregue os itens arrecadados na sede de Diadema.

Uma reunião junto aos membros da ONG Beija-Flor será realizada com o assunto principal: Um dia para que o nosso grupo e amigos pudesse comparecer a ONG e realizar atividades recreativas.

Por Exemplo

Ter um dia para atividades esportivas como o futebol, Vôlei e outras brincadeiras infantil sendo pular corda, ler historias, amarelinha e etc.

Essas atividades têm cem por sento de aceitação das crianças, não exige custos financeiros altos. As crianças estarão em local seguro fora das ruas e acompanhadas de atenção e carinho de colaboradores.

A data de execução desse dia de atividades esportivas ainda não esta definida, mas a previsão é que seja no final de novembro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com