TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições e tipos de planejamento

Trabalho acadêmico: Definições e tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Nos dias de hoje, sabemos que as empresas não podem depender da sorte ou improvisação, no que diz respeito à administração, o que reflete em todas as outras áreas de uma empresa. Para isso contamos com uma ferramenta chamada “ Planejamento” .

De acordo com Chiavenato, o fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas sim reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvida .

Para termos maior clareza sobre o assunto, veremos a seguir, o que é, e quais são os tipos de planejamentos que podem ser usados para agregar maior valor à uma empresa.

1.Definições e tipos de planejamento

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as outras funções, como organização, direção e controle. Portanto, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para atingi – los da melhor maneira possível.

1.1 Tipos de planejamento

Vemos que o planejamento é elaborado por diferentes níveis organizacionais, existindo assim uma hierarquia de planos, que são divididos em três diferentes níveis de planejamento: Planejamento estratégico, Planejamento Tático e Planejamento operacional.

Vejamos um pouco sobre eles:

1.2 Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico a curto modo é o planejamento mais longo e envolvente, que abrange toda a organização. É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de ações que afetam ou deveriam afetara empresa toda por longos períodos. Envolve prazos mais longos, é mais abrangente e discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais altos da empresa.

Para ser desenvolvido, o planejamento estratégico é dividido em sete etapas:

• Determinação dos objetivos – Pretensão ou propósitos da empresa ( Onde queremos chegar) ;

• Análise ambiental externa – É através desta que a empresa conhece seu ambiente externo e o que nele ocorre ( O que há no ambiente );

• Análise organizacional interna – Examinação de todos os recursos disponíveis, sejam eles financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos ( O que temos na empresa );

• Formulação de alternativas – É analisado as oportunidades que existem à partir das análises externas e internas feitas anteriormente ( O que fazer ) ;

• Elaboração do planejamento - É analisado a maneira de como a estratégia será colocada em ação ( Como fazer );

• Implementação e Execução – É a etapa que o administrador leva adiante para conseguir a realização dos planos estabelecidos ( Como tornar realidade ) ;

• Avaliação dos resultados – Através de uma ação sistêmica e integrada, requer um intenso acompanhamento dos resultados, e se houver necessidade, seja aplicado métodos de correção ( Como estamos indo ) .

1.3 Planejamento Tático

O planejamento tático diz respeito ao nível intermediário da organização, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da organização, e realizado à médio prazo.

Para ser desenvolvido, o planejamento tático é dividido em alguns elementos, vejamos:

• Tomador de decisão – Indivíduo ou grupo faz (em ) uma escolha através dos cursos de ação disponíveis;

• Objetivos – Onde se pretende chegar por meio de suas ações;

• Sistemas de valores – Critérios de preferência que é usado para fazer sua escolha;

• Cursos de ação – Diferentes sequências de ação que se pode escolher;

• Estados da natureza – Aspectos do ambiente á volta do tomador de decisão , e que afetam sua escolha de curso de ação.

• Consequências – Fatores resultantes de um determinado curso de ação e de um determinado estado da natureza.

1.4 Planejamento Operacional

O planejamento operacional é voltado basicamente com “ o que fazer “ e com “ como fazer “, no nível em que as tarefas são executadas. Seu foco é a otimização e maximização de resultados, para que estes sejam satisfatórios. Assim, podemos concluir que é um plano de ação à curto prazo.

Os planos operacionais podem ser classificados da seguinte maneira:

• Procedimentos – São planos relacionados com métodos; Sistema seqüencial que descreve como uma determinada tarefa deve ser realizada, com o objetivo de realizar um programa;

• Orçamentos – Planos relacionados com dinheiro, como fluxo de caixa, orçamentos departamentais de despesas, encargos sociais referente aos empregados, reparos de manutenção de maquinas e equipamentos, etc;

• Programas ou Programações – Planos relacionados com o tempo como atividades a serem executadas e o tempo que levará;

• Regulamentos – Planos relacionados com comportamentos, em geral salientam o que as pessoas devem ou não fazer em determinadas situações.

Enfim, vimos que tudo gira em torno de planejamento, seja o que for, é necessário planejar para poder alcançar resultados positivos.

Como referência de alguns outros autores, tudo nos mostra que planejar é extremamente preciso, como diz LACONBE; HEILBORN, 2003, p. 162

“Planejamento pode ser visto como (a) a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado ou como (b) a determinação consciente de cursos de ação, isto é, de rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.”

E é o que fala também BATEMAN & SNELL, 1998

“Planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com