TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma 1

Monografias: Pma 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.141 Palavras (13 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

Thiago Batista de Alcântara _____ RA: 3815666303

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

PROFESSOR-TUTOR EAD Maria Arley Lobo

Brasília DF

2013

Projeto multidisciplinar apresentado como requisito para colação de grau Curso de tecnologia de gestão de recursos humanos da Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância turma supervisionado pelo professor tutor presencial Carlos Alves Frasão sob a orientação do tutor EAD (Thelma Mariete dos Santos Costa)

SUMARIO

INTRODUÇÃO 4

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Os líderes e gestores devem assumir papel de educadores adotando postura responsável pela educação e aprendizagem de suas equipes.

De outra forma, o processo educacional na empresa torna-se incompleto, uma vez que os objetivos dos profissionais, serão frustrados, desperdiçando a contribuição da Educação Corporativa, catalisadora da formação profissional e pessoal do indivíduo. Profissional e empresa devem falar a mesma linguagem, onde os cenários reais das organizações são discutidos em sala de aula podendo ate corrigir deficiências em seu grupo de colaboradores, utilizando assim a Educação Corporativa como ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de competências na implantação das estratégias.

O crescimento acelerado de estruturas educacionais nas organizações traz como risco a supressão das etapas essenciais aos sistemas de educação corporativa, o que pode impedir o desenvolvimento efetivo das competências humanas e organizacionais necessárias à estratégia dos negócios. Esta obra resgata o debate sobre educação no Brasil, seus entraves, desafios e perspectivas, tarefa necessária aos profissionais envolvidos com a educação corporativa para que reflitam sobre as questões estruturais da educação e seu paralelo nas suas organizações

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL

2.0 A Empresa Estudada – Bimbo do Brasil

2.1 A Empresa - No dia 2 de dezembro de 1945 inicia suas atividades a primeira fábrica de produtos panificados – Bimbo S.A. com sede em Santa Maria Insurgentes, no México. As instalações eram compostas por escritórios, um pátio, um armazém e uma área de produção que hoje seria considerada primitiva, pois algumas operações eram feitas manualmente, por exemplo, os bolos e pães chegavam a ser desenformados através de golpes, com muita força.

Os primeiros produtos do Ursinho Bimbo que incluíam o pão de forma, o pão de forma pequeno e as torradas, saíram do forno às 15 horas deste dia 2 de dezembro. O pão preto começou a ser fabricado a partir de janeiro de 1946 e no final do ano seguinte foi lançada ao mercado a linha de bolos.

A distribuição para padarias, lojas de fábrica e lojas do pequeno varejo eram realizadas por 10 caminhões que abasteciam unicamente a Cidade do México.

Hoje o Grupo Bimbo produz, distribui e comercializa mais de 8000 produtos, dos quais se destacam uma grande variedade de pães, bolinhos do tipo caseiro, biscoitos, doces, chocolates, batatas doces e salgados, tortilhas de milho e farinha de trigo, torradas, e “cajeta” (doce de leite).

Para a distribuição de seus produtos fabricados em suas 156 fábricas, 2 empresas comercializadoras e 5 associadas instaladas em 19 países da América, Ásia e Europa, e abastece 2 milhões de pontos de vendas.

2.2 O Histórico

Há anos a Bimbo do Brasil produz os pães, bisnaguinhas, bolos, rocamboles e doces que você adora e que estão presentes todos os dias em sua casa e em milhares de lares do Brasil.

Suas principais marcas – PULLMAN, PLUS VITA, ANA MARIA, LAURA, FIRENZE e NUTRELLA – estão fortemente ligadas à família brasileira e são sinônimos de qualidade e tradição em seus mercados.

2.3Alvo

A BIMBO do Brasil produz os pães, bisnaguinhas, bolos, rocamboles, doces e snacks que você adora e todos os dias está presente em sua casa e em milhares de lares do Brasil. Suas principais marcas, PULLMAN, PLUS VITA, NUTRELLA e ANA MARIA estão fortemente ligadas à família brasileira e são sinônimos de qualidade e tradição em seus mercados.

A BIMBO é uma empresa especialista em panificação com mais de 60 anos de tradição, confiança e respeito ao consumidor.

Possui mais de 5.400 colaboradores em sete fábricas presentes nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-oeste.

Atualmente a BIMBO com suas marcas é líder nos principais segmentos de panificação no Brasil:

• Pães e Doces Industrializados

• Pães Light

• Doces

• Bolos

• Rocamboles

• Monoporções

• Snacks

2.4Polos da empresa

 Brasília-DF

 Mogi das Cruzes-SP

 Jaboatão dos Guararapes-PE

 Salvador-BA

 Contagem-MG

 Rio de Janeiro-RJ

 São Paulo-SP

 Gravataí-RS

MISSÃO

Alimentar, deliciar e servir ao nosso mundo.

VISÃO

Em nossa Visão 2015 SOMOS:

Uma empresa com marcas líderes e confiáveis para nossos consumidores.

O fornecedor preferido dos nossos clientes.

Uma empresa inovadora, que olha para o futuro.

Uma empresa financeiramente sólida.

Um lugar extraordinário para trabalhar.

Em 2015 somos a melhor empresa de panificação do mundo e estamos entre os líderes da indústria alimentícia, onde nossa gente faz a diferença todos os dias.

Buscamos ser uma empresa altamente produtiva e plenamente humana.

VALORES GRUPO BIMBO

PAIXÃO

Servimos com paixão.

Nos comprometemos com o que fazemos.

EQUIPE

Trabalhamos em equipe.

Colaboramos, somamos esforços, multiplicamos conquistas.

CONFIANÇA

Construímos confiança.

Cultivamos cada relação com integridade.

QUALIDADE

Entregamos qualidade.

Oferecemos diariamente produtos e serviços de qualidade superior.

EFECTIVIDAD

Operamos com efetividade.

Executamos com precisão e excelência.

RENTABILIDADE

Buscamos a rentabilidade.

Obtemos resultados para continuar crescendo e investindo.

PESSOA

Valorizamos a Pessoa.

Vemos sempre o outro como pessoa, nunca como um instrumento.

PONTOS FORTES:

Somos líder no que fazemos.

Mix de produtos

Abrangência a todos os tipos de público

Linha de produção capaz de produzir altas quantidades

PONTOS FRACOS:

Sistema de informação

Muitos funcionários sem qualificação profissional, devido aos trabalhos temporários

OPORTUNIDADES:

Sermos a marca mais conhecida e preferida do mundo.

AMEAÇAS:

Concorrentes (Bauduco)

Deficiência no suporte de marketing e mídia.

Após analise do ambiente interno e externo da Bimbo do Brasil, diagnosticamos que a empresa e seus produtos são bem conhecidos pela fabricação de pães, bisnaguinhas, bolos, rocamboles, doces e snacks que a população adora e que está presente todos os dias na mesa de milhares de lares do Brasil.

Suas principais marcas, PULLMAN, Plus Vita, Nutrella e Ana Maria são fortemente ligados a família brasileira e são sinônimos de qualidade e tradição nos mercados de todo Pais.

O ponto fraco da empresa está ligado ao sistema de informação, por se tratar de uma empresa multinacional e está presente em diversas cidades e até mesmo fora do país, a comunicação interna fica sobre carregada causando falhas na comunicação interna.

Estratégias e ferramentas para execução de soluções

Implementar ferramentas para uma melhor adequação eficaz e periódica, integrado no foco da empresa, deve ser convergente com a proposta de tornar mais estratégica a Gestão de Pessoas através de planejamentos que deverão explorar a proposição de melhorias nos processos e políticas da área, através de análises , criação de soluções, propostas de desenvolvimento.

A empresa necessariamente desenvolve estratégias de projetos de estímulo para equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Promover o conhecimento para o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação do profissional, valorizando o desempenho de funções estratégicas em áreas de Recursos Humanos, inclui objetivos específicos como:

envolver e agregar um ambiente de debate e troca de experiências em torno da realidade e do mundo corporativo, tendo em vista a necessidade de envolvimento do colaborador na empresa.

competências interpessoais contribui para acessar conhecimentos e práticas avançadas para o desenvolvimento de pessoas e equipes de forma a maximizar os recursos disponíveis de alto desempenho.

desenvolver estratégias relacionadas ao desenvolvimento humano, tendo como alvo a dinâmica organizacional.

integralizar consiste num conjunto de respostas adquiridas, aliadas a um contexto de união e respaldo integralizado voltado ao interesse da empresa em valorizar o trabalho com qualidade de vida.

Saber ganhar a compreensão de outras pessoas. Inclui a capacidade de analisar com precisão as habilidades e motivações das pessoas, incluindo os pontos fortes e fracos. Envolve ainda a sensibilidade às diferenças, em saber compreender os diferentes pontos de vista. Se refere à capacidade de se adaptar a diferentes pessoas e/ou circunstâncias. Pessoas podem modificar o comportamento rapidamente para lidar com diferentes tipos de pessoas e situações. São pessoas geralmente fáceis de trabalhar e ótimas para se ter na equipe.

Pessoas com muita energia geralmente tem uma imagem positiva de si mesmas.

Para sustentar o desempenho e não perder os principais talentos, é preciso estar atento a desenvolver soluções que suportem equilíbrio entre vida pessoal e profissional a longo prazo. Mesmo com demandas suscetíveis e alternativas a longo prazo que ajudem os funcionários a trabalharem de forma mais produtiva e a lidar melhor com situações de extremo estresse, onde reconhecem o empenho da organização em:

Gerar uma Gestão Estratégica de Pessoas com ênfase no conjunto de participação coletiva.

Atração e Seleção de Pessoas empenhadas a se envolver com a empresa.

Implementar cargos e carreiras com remunerações adequadas.

Ampliar Gestão por Competências em análise de capacitação.

Realizar treinamento e desenvolvimento humano através de ferramentas de avaliação.

Relacionar cultura organizacional a levantamento de sugestões.

Adequar pessoas gera um pilar de sustentação com impacto importante em resultados: saber se o profissional tem uma auto avaliação consciente.

O colaborador precisa ter a capacidade de se enxergar como ele realmente é ou o mais próximo do que realmente é. Outro indicador é a compostura. A capacidade de lidar com situações difíceis mantendo a calma ou a relativa calma, o controle das emoções, para conseguir ter raciocínio as ações necessárias com a intensidade necessária.

Pontos essenciais ao reconhecimento deve ser examinado pois existe um ponto certo e uma técnica certa para a intensidade emocional necessária. Humildade de menos projeta uma pessoa arrogante, humildade demais, não consegue se impor.

Importantíssima e fundamental é a pessoa mas ela não é importante sozinha, esse conceito foi interpretado como há dez, vinte anos para a resolução de todos os problemas. Um grupo aprende como influenciar pessoas, e influenciar para o bem. Entenda que influenciar é diferente de manipular. Depois de entender como influenciar, é preciso saber como tomar a decisão e isso implica em como buscar a informação.

A empresa tem processos de treinamento e de desenvolvimento profissional. Mas não só fazer treinamento, porque essa é apenas uma das formas de desenvolvimento profissional. A melhor forma de desenvolvimento é expor o indivíduo a desafios. São experiências no próprio trabalho. Toda competência pode ser desenvolvida.

Em situação de estresse mantém a compostura, tem paciência, é cortês, respeita os limites das outras pessoas. Tem tolerância à ambiguidade.

Competência é uma combinação de coisas. Um bom entrevistador sabe fazer as perguntas corretas. Ele tenta entender qual foi a relação do indivíduo com os pais. Isso faz a diferença, a exigência de primeiro o trabalho depois o lazer são os valores familiares. Isso vai compor o tecido dos valores do indivíduo.

O primeiro passo é identificar o alinhamento dos valores. A melhor forma de você descobrir os valores é através de exemplos reais, de situações reais. É perceber como as pessoas se comportaram quais são suas forças e fraquezas, pois o conceito mais importante da atualidade, assim como se falava há dez anos de inteligência emocional, que é a agilidade de aprendizagem. Errar é humano, agora o que você faz com o aprendizado do erro é que traz genialidade. É claro que se aprende com os acertos, mas você aprende muito mais com os erros. Quando um Gestor consegue passar esse aprendizado com os erros, isso gera um efeito multiplicador maravilhoso.

Uma alto avaliação depende de vários instrumentos, como metodologias e processos onde hoje nós temos respostas validadas em processos de entrevistas de profundidade, com perguntas que irão descobrir a agilidade de aprendizagem.

Entenda como o profissional age e reage o que esse indivíduo fez de iniciativa, de participação, que tenha sido algo extraordinário. Mas quando a resposta é vazia, os indicadores registram que não será um líder.

Um processo seletivo rigoroso nas contratações evita transtornos futuros.

A diversidade no ambiente de negócios é muito importante e devemos assumir o controle de nossas vidas, deixar de cobrar excessivamente as tarefas, e escolher um caminho que seja capaz de satisfazer.

Melhorias na empresa

Toda empresa visa crescer, ampliar seu negócio, gerando mais e melhores resultados. Essa é a tendência natural e desejável.

Faz parte da cultura empreendedora a ampliação dos negócios, o aumento das vendas e do patrimônio. Empresa que não deseja crescer, certamente fechará suas portas, pois os concorrentes serão mais fortes e dominarão o mercado. O crescimento da empresa depende, basicamente, de três aspectos: mercado, capacidade de investimento e competência. Considerando que exista a demanda e capacidade de investimento, para crescer a empresa precisa estar preparada. Crescimento sem competência não se sustenta. É necessário que a empresa tenha uma forma de gestão que propicie o crescimento, e isso requer atitude de melhoria contínua. Ocorre que as empresas, em geral, estão muito preocupadas com os problemas rotineiros, de sobrevivência, e não se dedicam muito à promoção da melhoria. O dinamismo dos negócios faz com que os gestores tenham pouco tempo para análise de resultados e definição de melhorias e inovação. Essa atitude coloca em risco a busca da excelência pela empresa.

O conceito de melhoria contínua

Fazer cada vez melhor o que já é bem feito é a preocupação básica da melhoria contínua. As atividades executadas pelas empresas devem ser analisadas constantemente pela sua equipe, que também deve verificar se os resultados são satisfatórios e se é possível melhorar. Deve-se ter atenção sobre os produtos e também sobre os processos. A melhoria ocorre de maneira gradual, no dia a dia, com a participação das equipes que fazem sugestões de pequenas e graduais melhorias nos processos.

A empresa pesquisada já tem um plano de benefícios.

A empresa Bimbo do Brasil oferece aos colaboradores os seguintes benefícios;

 Vale alimentação no valor de R$ 100,00.

 Vale refeição no valor de R$ 12,50 ao dia.

 Plano de saúde para o colaborador e família.

 Plano odontológico para colaborador e família.

 Vale transporte pago em espécie no valor da passagem.

 PAI, programa de avaliação institucional, para sugestões e reclamações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Exibimos com amplitude dados notórios a exigência de conhecimentos e informes relacionados a resposta acadêmica. Portanto se tornou real a relação aprendizado e profissionalismo com base na interação da necessidade do trabalho em grupo, com ênfase na atualidade generalizada por acadêmicos voltados para a integralização do resultado mostrado a partir de um contexto concernente.

Assim, profissionais que representem e respondam por assuntos relacionados a área de Recursos Humanos atuantes e comprometidos com as empresas, e relacionados a conhecer, desenvolver e inovar experiências, ferramentas e sistemas que permitam um funcionamento estratégico dos negócios, capazes de executar projetos desafiadores e abrangentes para o sucesso das organizações empresariais.

Portanto, descrever facilidades e dificuldades encontradas para elaborar o relatório, no que diz respeito a motivação, foi incentivo a viabilização como forma de incentivo a nossa capacidade de tornar o objeto disposição de pesquisa em material concreto de informações e instrumentos disponíveis a futuros gestores.

A elaboração desse trabalho acadêmico, transformou de forma ampla ideias e atitudes no contexto de análise de conhecimento a teoria técnica em prática.

Se concluiu então, que métodos de estudos e questões englobam objetivos específicos, planejamento adequado para realização de tarefas, realização e execução de programas, com indicadores de implantação de recursos favoráveis a colaboradores, que sem dúvida é nossa maior preocupação, o talento humano.

REFERÊNCIAS

DOCUMENTO DISPONÍVEL EM MEIO ELETRÔNICO

Bimbo do Brasil 05/2013. Disponível em: <Bimbo.com.br >. Acesso em:23/05/2013.

Anhanguera. Pma Relatorio parcial: <http://cead.aeduvirtual.com.br/201301/mod/assignment/view.php?id=2151>. Acesso em: 23/05/2013

BETHLEM, A. de S. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração

estratégica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. --

4ª ed. --- Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

GORGES, Eduardo. A Lei de Murphy no Gerenciamento de Projetos. – Rio de Janeiro:

Brasport, 2010. (PLT).

RUZZARIN, Ricardo, AMARAL, Augusto Prates, SIMIONOVSCHI, Marcelo.

Sistema integrado de gestão de pessoas com base em competências. Porto

Alegre: Editora Age Ltda, 2006. Disponível em:

http://books.google.com.br/books?id=rQrVCakAqcIC&lpg=PA49&ots=CipyZITJw1

&dq=gest%C3%A3o%20de%20desempenho&hl=ptBR&pg=PA4#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20de%20desempenho&f=false

Acesso em 16 jan. 2013

...

Baixar como  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »