TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.899 Palavras (24 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 24

     Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]

                              ESCOLA POLITÉCNICA

                        CURSO DE ENGENHARIA Química

erica da silva gaspari

fabiane carolina brito pinto

fernanda hiromi muller hiegata

guilherme max liberato contini

henrique da silva pavanello

Dimensionamento de uma ete para o tratamento de

efluente industrial de cervejaria

CURITIBA

2018


erica da silva gaspari

fabiane carolina brito pinto

fernanda hiromi muller hiegata

guilherme max liberato contini

henrique da silva pavanello

Dimensionamento de uma ete para o tratamento de

efluente industrial de cervejaria

Trabalho apresentado à disciplina Tecnologia Ambiental do Curso de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente à 2a Parcial.

Orientadora: Prof. Nara Maria Patias

Curitiba, Novembro de 2018.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Efluentes        4

2        Processo de produção        5

3        Caracterização do efluente        7

3.1        Efluente doméstico        8

4        DIMENSIONAMENTO DO SEPARADOR DE ÓLEOS E GRAXAS        12

5        desarenação        14

6        gradeamento        15

7        PENEIRAMENTO        19

8        sedimentador        21

9        LODO ATIVADO CONVENCIONAL        25

10        Lagoa facultativa        28

10.1        Remocão de DBO solúvel para lagoas do tipo dispersa        29

10.2        Remocão dbo solúvel para lagoas do tipo mistura completa        31

Referências        32

  1. INTRODUÇÃO

A cerveja, produto que surgiu na Mesopotâmia, é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo, participando na maioria das vezes na economia de diversos países. Em seu processo de fabricação, a quantidade de efluentes gerados é muito grande, e também produz uma carga elevada de orgânicos, o que fez os órgãos ambientais considerarem esses efluentes como sendo prejudiciais ao meio ambiente, sendo obrigatório o investimento das industrias em sistemas de tratamento de seus efluentes. (KOCHENBORGER, 2012.)

Nas indústrias de cerveja os efluentes provêm da lavagem de garrafas, das dornas onde ocorrem a fermentação, do bolo das centrifugas, das lavagens dos panos dos filtros, que são processos que liberam efluentes continuamente, das descargas dos pasteurizadores e das lavagens das embalagens, sendo os dois últimos processos semanais.  

Atualmente a maioria das industrias cervejeiras possuem um sistema de tratamento de efluentes em função das características dos efluentes, que no caso das industrias cervejeiras possuem uma grande semelhança com esgoto doméstico, que funciona basicamente por processo físico e biológico. (CETESB,1992.) Habitualmente o tratamento preliminar é feito por grade, peneira e decantado, e o tratamento biológico é realizado por lodo ativado ou reator anaeróbico. (KOCHENBORGER, 2012.)

  1. Efluentes

Efluente é definido como o conjunto de resíduos líquidos lançados para o meio ambiente. O órgão brasileiro responsável pela legislação sobre a emissão dos resíduos é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Em uma produção de cerveja podemos ter resíduos de várias unidades de processo. A maior parte da composição do efluente vem através das lavagens de pisos, equipamentos e tanques (quando o é adicionado o malte, na estocagem e preparação do mosto). A maior parte das substâncias despejadas vem através dos resíduos do cozimento de malte, de cascas, restos de mosto e restos de produtos químicos. Tais efluentes podem ser tratados de duas formas diferentes: tratamento anaeróbio ou aeróbio, mudando apenas o tipo de microrganismo utilizado.

  1. Processo de produção

A produção da cerveja consiste nas seguintes etapas: maltagem, brasagem, fervura, resfriamento, fermentação, condicionamento e embalagem. A cerveja é produzida a partir da fermentação do malte, que é a conversão em álcool dos açúcares presentes na cevada, sendo a principal etapa, e para que essa etapa seja efetiva, é necessárias diversas etapas antes dela, e isso inclui a preparação das matérias-primas. Para adquirir as características necessárias de odor, sabor e textura no produto final, é preciso a realização de outros processos de tratamento da cerveja após a fermentação.

O malte é a fonte de amido da cerveja, sendo responsável pela cor, sabor e densidade do produto, podendo ser grãos de milho, arroz, trigo, aveia e cevada, o qual é o mais utilizado. Na primeira etapa, a cevada é maltada por imersão em água através da germinação, que faz os grãos produzirem enzimas que convertem o amido em açucares fermentáveis, e depois segue para a secagem do grão, o que denomina o malte. Em seguida, no processo de brasagem, o malte é misturado com água criando o mosto. Os amidos então são convertidos em açúcares simples pelas enzimas, processo chamado sacarificação. Ao final dessa etapa, o mosto é drenado. No processo de fervura, o mosto é esterilizado e é adicionado o lúpulo, ingrediente que fornece o amargor característico da cerveja. Feito isso, o mosto é levado ao resfriamento para a temperatura de fermentação, em trocadores de calor, e então é adicionado oxigênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (961.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com