TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Uma Una Mais Limpa

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

1

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

POR UMA UNA MAIS LIMPA

CURSOS: Engenharia Civil e Engenharia Mecânica

Adriano Teixeira, Álvaro Maia, Douglas Coelho, Gabr iel Bitencourt, Guilherme Xavier, Mariana Nascimento, Ramon Xavier, Thiago Guimarães

Professor TIDIR Orientador: Karina Silva Campos

Professores Co-orientadores: Alexandra Maia, Alysson Ulhoa, Camila Vidal, Schubert

Soares

  1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA

  1. SUBTEMA: DESENVOLVIMENTO LOCAL
  1. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO

Lixo deixado em locais inapropriados. Em análise lo cal, foi observado que ao consumirem principalmente na lanchonete do Campus, muitos indivíduos não destinam os resíduos à lixeira, deixando o ambiente sujo com papéis, copos espalhados nas mesas e chão do campus.

4. OBJETIVO

Conscientizar, de forma divertida, os frequentadores do Centro Universitário UNA Campus Linha Verde a destinar os resíduos gerados ao seu devido lugar, retirando-os da “zona de conforto” e fazendo com que os mesmos tenham o hábi to de manter o ambiente organizado e limpo.

5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

O projeto primário, apresentado ao grupo pela profe ssora Camila Vidal como fonte de inspiração, foi desenvolvido pela Volkswagen em um parque da Suécia através do projeto “The Fun Theory” (“A Teoria da Diversão”, em uma tr adução livre), que afirma “que a diversão faz de nós pessoas melhores” (VOLKSWAGEN. THINK BLUE, 2009).

“Ninguém gosta de jogar fora o lixo. É por isso que se pensou uma surpresa para um parque na Suécia, onde uma lata de lixo especial produz efeitos sonoros de entretenimento cada vez que você jogou em um pedaço de papel, uma caixa de iogurte ou uma garrafa. Nós nunca vimos tanto lixo descartado de forma adequada! As pessoas vinham de longe, em busca de mais coisas para jogar no que parecia ser a lata de lixo mais profunda do mundo. Missão cumprida!” (VOLKSWAGEN.

THINK BLUE, 2009).

Inicialmente, foi observado pelo período de três di as qual o movimento na lanchonete, quanto foi deixado nas lixeiras pelos próprios consumidores e quanto exigiu do serviço dos funcionários da lanchonete para recolher. A avaliação foi feita por meio presencial através de anotações e fotografias pelos próprios integrantes do grupo.

A ideia requereu o uso de uma bombona de polietileno, uma tampa com rosca, sensor sonoro de movimento, placas de aço e tinta. A lixeira foi colocada em um ponto estratégico da lanchonete, onde foi fácil de visualizar e registra r o movimento referente a destinação correta dos resíduos nas lixeiras. A fase de observação prá tica foi realizada no dia 16/11/2015 conforme determinação do grupo juntamente com a coordenação do curso e com a direção do campus, de acordo com o fluxograma mostrado na Figura 1.


2

[pic 1]

Figura 1: Fluxograma funcional do projeto “Por uma UNA mais limpa”

Com base na amostragem inicial, foi observado por meio de imagens e pesagem do lixo no dia 21/10/2015 no horário do intervalo do turno da noite que são gerados 17,4 kg de resíduos pelos trabalhadores e consumidores da Lanchonete. Muitas vezes foram registrados o abandono lixo em cima das mesas, no chão e até mesmo na prateleira inferior das mesinhas de centro próximas às poltronas, totalizando aproximadamente 0,5 kg de resíduos descartados de forma incorreta. Durante os três dia s, foram pesados 0,9 kg de latinhas de alumínio.

Na observação inicial, foram vistos alunos que deixam seus restos nas mesas após o término do lanche e, quando outros usam as mesas para lanchar, repetem o ato ou descartam apenas o lixo gerado por eles mesmos, fazendo com que desta forma os resíduos sejam acumulados, sendo recolhidos apenas após o término do intervalo por esta equipe de trabalho para realização das pesagens e descarte correto.

As amostragens de pré-avaliação continuaram sendo feitas nos dias 22 e 23 de outubro de 2015, repetindo o mesmo processo, porém sem o uso de câmeras, apenas anotações. Devido a uma apresentação durante o intervalo, no dia 22/10/15, o movimento da área da lanchonete foi maior (total de 19,5 kg). Já na sexta, dia 23/1 0/15, houve uma queda (14,9 kg totais). Os dados coletados podem ser vistos no gráfico de amos tragem (Figura 2).

No dia 16 de novembro de 2015 (segunda feira) foi feita a implantação do projeto. A lixeira foi construída pelos membros do grupo. O material principal, o polietileno (PEAD – Polietileno de Alta Densidade), é mais duro e resistente, sendo utilizado também na fabricação da tampa com rosca (mais rígida que a feita de PEBD). O polietileno possui fórmula geral (CH2-CH2)n, é um polímero de alta produção mundial e economicamente viável. Se enquadra ao projeto graças às suas características, como resistência a altas temperaturas; alta resistência à tensão, compressão, tração; impermeável; baixa reat ividade e atóxico. A cor escolhida para a lixeira foi cinza, pois no campus não há coleta sel etiva e, mesmo os materiais descartados sendo recicláveis, a destinação final não é para os centros de reciclagem. O Cinza representa materiais não recicláveis ou misturados que não são destinados à reciclagem. Foi pintado o nome da instituição UNA sublinhado por uma linha verde, conforme mostrado na Figura 3.

A amostragem final apresentou os valores apresentados na Tabela 1. De acordo com a observação, a aplicação do projeto com a amostragem do que foi descartado acabou sendo de baixa quantidade devido ao fraco movimento da lanchonete. Além disso, houve alguns


3

contratempos relacionados ao mau comportamento de alguns alunos. Porém, os que interagiram com a lixeira adaptada, demonstraram curiosidade, a ponto de recolher mais lixo e verificar novamente. O volume de resíduos gerados foi relativamente baixo mas foi possível avaliar o rendimento do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (71.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com