TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque a robótica é uma área interdisciplinar?

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES

  1. Porque a robótica é uma área interdisciplinar?

A robótica é uma área interdisciplinar, pois possibilita: o resgate histórico da história e filosofia da ciência; o desenvolvimento de aplicações práticas da robótica para resolver/discutir questões de cunho científico e social; interação entre robótica e as diversas linguagens das ciências e da arte; e também agrega vários conceitos do conhecimento, aumentando a possibilidade de integração das disciplinas. 

  1. Escreva um resumo de 15 linhas a respeito da história e evolução dos robôs.

O desenvolvimento inicial dos robôs baseou-se no esforço de automatizar as operações industriais, iniciado no século XVIII, na indústria têxtil. Com o contínuo progresso, as fábricas procuraram equipar-se com máquinas capazes de realizar e reproduzir, automaticamente, determinadas tarefas.

O primeiro robô industrial moderno foi o UNIMATE, criado nos anos 50 e lançado em 1961, sendo utilizado na linha de montagem da GM.

Nos anos 50 e 60 foram desenvolvidos os primeiros robôs controlados por computador com realimentação sensorial como o T3 T3 Puma (1974), comercializado em 1978, pela Cincinatti Millacron, o braço de Stanford, que deu origem ao Puma da Unimation (1978), o manipulador da IBM (1975) e o Scara (78-79).

Shakey Shakey foi o primeiro robô móvel usando software com inteligência artificial e que interagia com o ambiente (sensores e câmera).

A expectativa é que robôs, e diversas tecnologias deverão substituir um terço da mão de obra humana até 2025.

Existem 5 gerações de robôs: 1- Robôs repetidores, geralmente pneumáticos, executando tarefas de pick and place; 2- Primeiras capacidades de programação hardwired; 3- PLCs controlam tarefas, facilidade de reprogramação; 4- Microcomputador permitiu o controle de sistemas complexos, incluindo células de montagem; 5- Robôs com Inteligência Artificial, sensores miniaturizados e capacidades de decisão.

  1. Comente sobre as aplicações dos robôs na sociedade moderna.

Robôs muitas vezes desempenham tarefas domésticas, como é o caso dos aspiradores de pó e cortadores de grama robóticos; também podem ser usados no transporte automatizado e veículos para transporte de carga. Numa linha de produção, são capazes de desempenhar funções arriscadas para seres humanos, como transportar vidros para montagem de automóveis;

  1. O que são as tarefas 4H e 4D ? Explique porque os robôs podem auxiliar na execução destas tarefas.

4H Jobs:

  • Hot- quente
  • Heavy- pesado
  • Hazardous- arriscado
  • Humble- humilhante

4D Jobs:

  • Dull- chato
  • Dirty- sujo
  • Dangerous- perigoso
  • Difficult- difícil

O robôs podem auxiliar na execução dessas tarefas perigosas, evitando riscos e acidentes com os funcionários.

  1. Quais as principais vantagens da utilização dos robôs industriais ?

Reduzir custos de trabalho; eliminar trabalhos perigosos; aumentar a produtividade; melhorar a qualidade do produto; aumentar a flexibilidade do produto; reduzir desperdício de material; reduzir custo de capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com