TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque fazer revisão bibliográfica sobre saneamento básico?

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Problematização

  • Porque fazer revisão bibliográfica sobre saneamento básico?

A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro da grande área de pesquisa da qual faz parte, contextualizando-o, o que demandará uma leitura vasta, constante e repetida; e para quem lê, porque pode identificar a linha teórica em que o trabalho se insere com base nos autores selecionados para a revisão de literatura.

  • Porque diagnósticar o Saneamento Rural na microárea 17?

Diagnóstico da situação do saneamento e seus impactos nas condições de vida. Leva-se em consideração indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos;

Importância uma vez que se avaliaram as condições de saneamento básico, de áreas rurais do município de Luiz Alves – SC , onde pode-se verificar através de diagnostico  as  condições de acesso a abastecimento de água para consumo humano e esgotamento sanitário.

  • Porque alternativas ecológicas para o tratamento de esgotos?

Saneamento Ecológico e pela Permacultura representam uma nova abordagem a essa problemática, apresentando soluções ecoeficientes para tratamento e reuso domiciliar dos efluentes, tem como enfoque principal o aumento da disponibilidade hídrica pela economia de água, a proteção dos recursos hídricos pelo não lançamento de esgoto – tratado ou não – nos cursos de água, possibilitando a reutilização racional de todos os nutrientes presentes nas excretas.

  • Porque propor solução para evitar a emissão de esgoto bruto sem devido tratamento?

Como benefícios de um tratamento adequado dos esgotos, tem-se: melhoria nas condições sanitárias locais e do potencial produtivo do ser humano; conservação dos recursos naturais; eliminação de focos de poluição e contaminação; redução das doenças de veiculação hídrica e dos recursos aplicados no tratamento destas doenças; eliminação de problemas estéticos e desagradáveis; diminuição dos custos no tratamento de água para abastecimento (que seriam ocasionados pela poluição dos mananciais), entre outros.

Objetivo Geral

Diagnosticar quesitos de saneamento básico na microárea 17,  coleta de esgoto  e propor soluções para os possíveis problemas da comunidade de maneira que poderiam ser ampliadas para o restante do município.

Objetivos Específicos

  • Fazer revisão bibliográfica sobre saneamento básico
  • Diagnóstico do Saneamento Rural na microárea 17;
  • Descrever as formas de disposição final de esgotos domésticos
  • Propor solução para evitar a emissão de esgoto bruto sem devido tratamento;

Justificativa

                O cenário rural no país tem passado por diversas transformações sociais e econômicas, e nos últimos anos, as ocupações têm sido uma das principais formas de luta social, o que aumentou circustancialmente o número de assentamentos rurais por todo o Brasil. Tais circunstâncias são reflexos de questões históricas referentes não somente com a posse do território, mas também com o uso e ocupação do solo,  em razão de interesses socioeconômicos e agrários no país, que interferem diretamente na qualidade do saneamento ambiental e consequentemente nas condições de vida da população rural (FERRETE et al., 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com