TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 01 Sistemas De Informações Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Portfolio 01 Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  1.986 Visualizações

Página 1 de 5

1. Indique e descreva cinco categorias de funções administrativas.

2. Em que funções cada uma das três categorias de gerentes tende a se concentrar mais?

3. Defina o termo sistema de informações gerenciais.

4. O SIG foi um subproduto dos computadores que estavam sendo intoduzidos na empresa? Justifique sua resposta.

5. Como as informações eram coletadas e transmitidas para a administração antes do surgimento dos computadores?

6. Explique a função dos sistemas especialistas.

7. Defina o termo sistema de apoio à decisão.

8. Quais são algumas aplicações do sistema de apoio à decisão em grupo?

9. Como a modelagem e a simulação afetaram a maneira pela qual as pessoas executam seu trabalho?

10. Cite algumas aplicações nas quais o modelo tradicional de administração do SIG, com dados centralizados e controlados, ainda é necessário e eficaz.

Respostas

1 - Planejamento, Organização, Colocação de funcionários, Direção, Controle.

PLANEJAMENTO: É decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

ORGANIZAÇÃO: É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

COLOCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS: Os gerentes de linha, ou supervisores, implementam os planos organizados pelos gerentes médios. Freqüentemente, isso envolve treinar e orientar funcionários, coletar informações sobre o progresso que está sendo feito na direção das metas organizacionais e relatar esse progresso.

DIREÇÃO: É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

CONTROLE: É o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.

2 - Gerente Executivo – Direção e Planejamento

Gerente Médio – Organização e Colocação de Pessoal

Gerente de Linha – Controle

3 - Um sistema de informações gerenciais é um sistema, ou um conjunto de regras e procedimentos, para o fornecimento preciso e oportuno de informações às pessoas de uma organização – basicamente a área administrativa, mas também qualquer funcionário que precise ou use informações. Qualquer empresa ou organização que tenha uma estrutura administrativa também possui um sistema de informações gerenciais, formal ou não, documentado ou não. Toda vez que funcionários têm de se reportar ou responder a seus superiores, temos SIG.

4 - Sim. Durante o período de transição de processos manuais para processos automatizados por computadores, havia a necessidade de um sistema formal, afim de planejar e organizar este processo de transição para que não houvessem falhas

5 - O papel dos sistemas de informação de negócios alterou-se e expandiu-se durante as últimas quatro décadas.

Na década de 1950-1960, os "sistemas eletrônicos de processamento de dados" apenas podiam ser adquiridos pelas maiores organizações. Eram usados para registrar e armazenar dados de arquivo como artigos jornalísticos e jornais especializados - papel de suporte às operações.

Pela anos 1960, os "sistemas de informação de gestão" foram usados para gerar uma gama limitada de relatórios pré-definidos, incluindo relatórios de lucro (eram designados por P & L's na altura), balanços e relatórios de vendas. Tentava-se que atuassem no papel de suporte às tomadas de decisão, embora ainda não fossem capazes.

Pela anos 1970, os "sistemas de suporte à decisão" foram introduzidos. Eram interactivos no sentido de que o utilizador podia escolher numerosas opções e configurações. Não só o utilizador podia personalizar os resultados, mas também configurar os programas para as suas necessidades específicas. No entanto, isso teve o seu custo: como parte do acordo de aluguel do sistema, ter-se-ia que pagar a um técnico de sistemas IBM para estar permanentemente no local.

A inovação nos anos 1980 foi a introdução da computação descentralizada. Em oposição a um único (e grande) computador para toda a empresa, vários PC's podiam ser espalhados pela organização, o que significava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com