TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes cap 2 e 3 Sistemas Informações Gerenciais

Por:   •  1/12/2015  •  Exam  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  2.641 Visualizações

Página 1 de 9

Gabriela Rodrigues Ribeiro                        1290421112015                        6 GE

Prof Luiz Guilherme                                Sistemas Integrados de Gestão        04/12

Capítulo 2

2.1        Empresa é uma organização formal onde seu objetivo principal é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar um lucro.

As principais funções de uma empresa são a manufatura e produção, vendas e marketing, recursos humanos, finanças e contabilidade.

2.2        Processo de negocio é um conjunto de atividades que não são relacionadas, que define como tarefas organizacionais especificas serão executadas.

2.3        Gerencia Sênior: toma decisões estratégicas de longo prazo, a respeito de produtos e serviços, alem de garantir o desempenho financeiro da empresa.

Gerencia Media: Conduz os planos de determinados pela gerencia Sênior.

Gerencia Operacional: Responsável por monitorar as atividades diárias.

2.4        É necessário conhecer o ambiente para se entender a empresa porque os ambientes de negocio estão em constante mutações, como por exemplo: fatos novos na tecnologia, política, preferências do consumidor e regulamentações de um modo geral.

2.5        Sistemas de Vendas e Marketing: Processamento de pedidos, analises de preços e previsão de tendências de vendas.

Sistemas de manufatura e Produção: Controle de maquinário, Planejamento de produção e localização de instalações.

Sistema Financeiros e Contábeis: Contas a receber, orçamento e planejamento de lucro.

2.6        SPT monitora as transações e atividades básicas da organização, como por exemplo: vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, entre outros.

OSPT é imprescindível as empresas pois monitoram o andamento das ações internas, assim como as relações com o ambiente externo.

2.7        Os SIGs proporcionam relatórios sobre o desempenho corrente da organização onde com isso, é possível monitorar e controlar a empresa, ou seja, resumem e relatam as operações básicas da organização.

O SIG se difere do SPT pois atuam em relatórios de desempenho enquanto o SPT monitora o fluxo de transações. O SIG se difere do SAD, pois o SAD foca em problemas únicos e que se alteram com rapidez.

2.8        O SAD ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais, focando em problemas únicos e que se alteram com rapidez, utilizando uma serie de modelos para se analisar os dados ou então condensam grandes quantidades de dados em um formato que possa ser utilizado pelos tomadores de decisão.

O SAD se diferencia do SAE, pois o SAE é projetado para incorporar dados sobre eventos externos, filtrando, comprimindo e rastreando dados críticos, mostrando apenas o que é importante para a gerencia Sênior

2.9        Os SPTs enviam dados aos SIGs e aos SADs, que depois enviam tudo para o SAE.

2.10        As empresas buscam integrar seus processos de negócios com o uso de aplicativos integrados, o que tornam as empresas mais flexíveis e produtos para coordenar de maneira mais estreita e integrar os processos, buscando a eficiência administrativa. Os aplicativos integrados básicos são sistemas integrados, sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos, sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente e sistema de gestão do conhecimento.

2.11        Sistemas integrados aceleram a comunicação das informações através da empresa, tornando mais fáceis as tarefas de coordenar as operações diárias.

Os sistemas integrados dão as empresas flexibilidade para responder os clientes e produzir e manter em estoque apenas o necessário para atender aos pedidos existentes.

2.12        Os sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos ajudam as empresas a administrar suas relações com os fornecedores. Os sistemas auxiliam os fornecedores, empresas de compra, distribuidores ee empresas de logística a compartilhar informações sobre pedidos, produção, níveis de estoques e entrega de produtos e serviços, de uma forma que se possa buscar insumos, produzir e entregar mercadorias e serviços com eficiência.

2.13        Os sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente ajudam as empresas a administrarem seus relacionamentos com o cliente.

Este sistema fornece informação para coordenar todos os processos de negocio que lidam com o cliente, em termos de vendas, marketing e serviços.

2.14        Os sistemas de gestão do conhecimento permitem as organizações administrar melhor seus processos, a fim de capturar e aplicar conhecimentos e expertise.

2.15        O sistema de informação que apoia a empresa através das informações mantidas em seus bancos de dados, possibilitando assim, que os gestores tenham a opção de utilizar dessas informações para desenvolverem suas estratégias.

Programadores- Especialistas técnicos que elaboram as instruções dos softwares de PC.

Analista de Sistema- São os elos entre os grupos de S.I e o restante da organização.

Gerente de S.I- São os líderes das equipes de programadores e analistas.

CIO- Cargo da gerência sênior que supervisiona a utilização da T.I na empresa.

2.16        Há diversas formas de organizar a função de T.I em vários tipos de empresa.

Na microempresa, por exemplo, possivelmente não haverá um grupo formal de S.I, onde possivelmente terá um funcionário responsável por ela.

Empresas maiores costumam ter um departamento de S.I separado, sendo organizado de diferentes modos, conforme a natureza e os interesses da empresa.

Capítulo 3

3.1        Barreiras de entrada que restringem a oferta- Envolve a exclusividade de algum produto, ou a patente do mesmo, isso se torna vantajoso, pois a empresa se torna a única a obtê-la.

Controle de demanda- Seja pela exclusividade do produto, ou alta qualidade do mesmo, uma empresa tem como vantagem o controle de demanda, pois para o cliente, a mudança de marca acarreta em custos altos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com