TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Informações Gerenciais

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

1a. Atividade avaliativa: Gestão do Conhecimento na Xerox


1

Baseado no caso da Xerox (arquivo em anexo)  e o capítulo 1 do livro da disciplina, responda as questões abaixo.

ATENÇÃO: respostas copiadas (internet, colegas, etc.) quando identificadas, NÃO serão consideradas.

Para a postagem das repostas, identifique cada questão com seu número correspondente, conforma abaixo. 

  1. Quais são as oportunidades identificadas e os desafios enfrentados pela Xerox com a implantação da gestão do conhecimento?  (peso 1,0)

A estratégia de Gestão de Conhecimento contribuiu para que a empresa pudesse economizar recursos e dinheiro auxiliando e acelerando o processo de identificação e conserto de equipamentos, através do relato e compartilhamento de informações por profissionais que passaram por dificuldades semelhantes.

O maior desafio enfrentado foi convencer a gerência da empresa a aceitar o projeto, pois a mesma estava relutante em deixar as soluções dos consertos das máquinas a cargo dos técnicos e também argumentava que os custos seriam maiores. Além disso, o serviço de clientes não deu muita importância ao sistema criado, pois não confiava no conhecimento dos técnicos.

  1. Quais as boas Práticas que podem ser identificadas no caso da Xerox e que poderiam ser adotadas por outras empresas? (peso 1,0) 

Uma das lições aprendidas é que o verdadeiro compartilhamento de conhecimento deve começar e terminar com as pessoas que tem o conhecimento, ou seja, os próprios funcionários da empresa, além de que o que é de conhecimento de uns deve ser disseminado e compartilhado com outros.

Questões como: como determinar se a solução ou dica adotada pelo técnico seria boa; como o técnico ganharia crédito pela solução encontrada; como o técnico saberia se sua solução não seria descartada, fizeram com que fosse criado o “Sistema de Validação”, onde especialistas testavam as soluções antes de aceitá-las. As dicas e soluções inúteis eram descartadas ou validadas, podendo ser editadas, quando necessário. Para as soluções validades, o nome da pessoa que criou a mesma apareceria junto como uma forma de incentivo e recompensa.

  1. Qual é o papel da Tecnologia da informação na implantação da Gestão do conhecimento da Xerox e para qualquer outra empresa (peso 1,0)

A Tecnologia da Informação oferece ferramentas de assistência técnica para apoio ao desenvolvimento da Gestão de Conhecimento. Bem como, redes facilitam o acesso às informações e dicas/soluções, além do acesso rápido e facilitado para o  compartilhamento de informações entre os funcionários da empresa. Sendo assim, poderá ser notado um grande aumento no aprendizado individual e coletivo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com