TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Informações Gerenciais

Exames: Sistemas Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Introdução 3

Abstract 4

Etapa I 5

Passo 1 5

Etapa II 6

Passo 1 6

Barreiras de entrada que restringem a oferta: 6

Controle de demanda: 7

Economias de escala: 7

Eficiência de processos 7

Etapa III 7

Passo 1 7

Conclusão 11

Bibliografia: 12

Introdução

As informações das empresas são vitais para o funcionamento das mesmas, afetam e influenciam a produtividade, a lucratividade e as decisões necessárias para o bom funcionamento dos negócios.

Nesse contexto, as informações das empresas são vitais para o funcionamento das mesmas, afetam e influenciam a produtividade, a lucratividade e as decisões necessárias para o bom funcionamento dos negócios

Com essa importância das informações, aparecem os SIG – Sistema de Informação Gerencial dando suporte às funções de planejamento, de controle e organização de um negócio. Ele fornece informações seguras e em tempo hábil para a tomada de decisões importantes.

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos.

Abstract

Information companies are vital to their operation, affect and influence the productivity, profitability and necessary for the proper functioning of business decisions.

In this context, the information businesses are vital to their operation, affect and influence the productivity, profitability and the necessary decisions for the smooth functioning of business

With this important information, appears GIS - Management Information System supporting the functions of planning, control and organization of a business. It provides safe and timely for making important decisions time information.

The Management Information Systems (MIS) are systems and processes that provide the information needed to effectively manage organizations. A GIS creates information products that support many needs administrative decision-making and are the result of collaborative interaction between people, technologies and procedures.

Etapa I

Passo 1

Varias empresas já descobriram a importância de trabalhar o conhecimento e a informação. A gestão do conhecimento é hoje vista como um patrimônio organizacional e é um dos fatores que pode contribuir decisivamente para o sucesso ou fracasso da empresa

O advento da tecnologia da informação tem proporcionado mudanças profundas no modo como as empresas desenvolvem seus negócios, promovendo um aumento na produtividade até então nunca visto dentro das organizações. TI passa a ser um dos principais instrumentos que permite às empresas diferenciarem-se em relação a seus concorrentes, garantindo o que denominamos de vantagem competitiva. Segundo Porter (2004), “a vantagem competitiva advém do valor que a empresa cria para seus clientes em excesso ao custo que tem para criá-lo”.

Até algumas décadas atrás investir em tecnologia de informação era sinônimo de aumento de custos, despesas, hoje TI passa a exercer uma função estratégica, aumentando a produtividade e, conseqüentemente, permitindo redução de custos operacionais. Segundo (LUNARDI, MAÇADA e BECKER, 2006, p. 3), “Outra mudança de visão importante é que TI passa a adotar um posicionamento cada vez mais estratégico dentro da empresa.

A missão da TI deve ser de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mitigar riscos organizacionais.

O sistema de informação gerencial vem a ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão. A forma como dados são processados até ser gerada a informação é que leva ao estudo do SIG, e a informação é de suma importância para que o a decisão seja tomada conforme o ambiente a qual a empresa esta inserida.

O avanço da tecnologia da informação tem impulsionado os resultados das organizações contemporâneas, promovendo a reestruturação de seus modelos e o conseqüente aumento de produtividade e agilidade com a qual as empresas conseguem entregar produtos e serviços.

Etapa II

Passo 1

Vantagens competitivas propiciadas às empresas pelos sistemas de informações:

A vantagem competitiva é algo que torna a sua empresa ou você diferente para melhor, aos olhos dos seus clientes, também é conhecida como diferencial competitivo.

Em praticamente todos os setores podemos encontrar empresas saindo-se melhores do que as outras, entretanto existem algumas poucas que se destacam.

As vantagens competitivas somente serão vantagens e competitivas quando e se ajudarem a estabelecer uma oferta com características que forneçam razões para os seus clientes escolherem a sua oferta, e não a oferta dos seus concorrentes.

Costuma-se dizer que as empresas que se saem melhor tem uma vantagem sobre as outras, ou elas tem acesso a recursos diferenciados em relação as concorrentes. Geralmente isso se dá devido a ativos de conhecimento e informações superiores.

Tipos de vantagens competitivas;

Analisaremos alguns meios pelos quais as empresas obtém vantagens umas sobre as outras.

Basicamente existem quatro tipos de vantagens competitivas (Greenwald e Kahn,

2005).

Barreiras de entrada que restringem a oferta:

Quando uma empresa detém um contrato exclusivo com outra empresa ou uma patente automaticamente ela obtém os direitos sobre esse bem podendo cobrar o preço que julgar mais vantajoso se tornando a proprietária de um monopólio ou quase um monopólio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com