TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 1 Engenharia De Software ENIAC

Ensaios: Portfolio 1 Engenharia De Software ENIAC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 4

Ferramentas CASE

É uma classificação que abrange todas ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software.

O Objetivo das ferramentas CASE é a melhoria de qualidade do software e o aumento da produtividade no processo do software.

As vantagens do uso de ferramentas CASE são:

* Qualidade no pruduto final

* Produtividade

* Agilizar o tempo para tomada de decisão

* Menor quantidade de códigos de programação

* Melhoria e redução de custos na manutenção

* Agilidade no retrabalho do software

* Maior facilidade para desenvolvimento

Desvantagens:

* Incompatibilidade de ferramentas

* Treinamento para utilização

Ferramentas de Modelagem

Como parte dos requisitos do sistema e da atividade de projetos, o sistema precisa ser modelado como um conjunto de componentes e de relações entre esses componentes. Frequentemente a modelagem de software usa algum tipo de notação gráfica e são apoiados pelo uso de ferramentas case.

Uma forma comum de modelagem de programas procedurais (não orientados a objeto) é através de fluxogramas, enquanto que a modelagem de programas orientados a objeto normalmente usam a linguagem gráfica UML (Linguagem de Modelagem Unificada) a qual os fabricantes líderes de modelagem estão dando suporte.

Exemplos de ferramentas de modelagem:

IBM - Rational Requisite Pro: Um produto integrado poderoso de fácil utilização para gerenciamento de requisitos e de referência de utilização que promove melhor comunicação, aprimora o trabalho em equipe e reduz o risco do projeto. Inclui ferramentas de gerenciamento de requisitos, de modelagem dos negócios e de modelagem de dados.

JUDE (Atual ASTAH) ou Java and UML Developer Environment: É uma das ferramentas grátis para UML mais poderosas disponíveis atualmente. Com características que não são encontradas nas outras ferramentas grátis, como adicionar métodos no diagrama de sequência e a alteração se refletir no diagrama de classes. O JUDE não possui um apelo gráfico tão bom quanto o Poseidon, ou tantas funcionalidades como Rational Rose.

Sua performance impressiona, principalmente tratando-se de uma ferramenta 100% Java/Swing.

Umbrello UML: Umbrello UML é um programa de modelagem UML (LINUX). Permite criar diagramas de software e outros sistemas em um formato padrão.

Poseidon para UML: É a ferramenta de modelagem de sistemas da empresa alemã Gentleware AG.

O Poseidon é uma evolução da ferramenta de código-aberto ArgoUML que com mais de 350.000 instalações está entre as ferramentas de modelagem mais conhecidas. Seu principal foco está na facilidade de uso que a torna simples de aprender e usar.

Ferramentas de Simulação

A crescente popularidade de uso da simulação como ferramenta de modelagem e análise de problemas resultou em uma vasta e também crescente disponibilidade de softwares de simulação no mercado. Como estes softwares normalmente representam dispêndios consideráveis para as empresas que adquirem uma licença de uso, sua seleção adequada passa a ser um dos fatores chave no sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com