TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORtfolio Engenharia

Dissertações: PORtfolio Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO– SEXTO SEMESTRE

CICERO IVAN BATISTA - 241162010

PORTFOLIO

ENGENHARIA DE SOFTWARE

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

PORTFOLIO

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Engenharia de Software.

Prof Paul Robert

Guarulhos

2014

Respostas

Sintese:

O gerenciamento de projetos de TI é uma grande e complicada fase no desenvolvimento de sistemas, é preciso observar todos minuciosos pontos para se ter um otimo desempenho e conseguir bons frutos no futuro. A engenharia de Software cresceu e vem crescendo muito a cada ano, os projetos precisam ser gerenciados e concluidos com um minimo de tempo e dinheiro. O gerente de projetos é muito importante para garantir que as coisas funcionem bem e saiam do jeito que o cliente espera e deseja, claro que devem ser bem detalhados os requisitos que querem, mas só um bom desempenho no gerenciamento do projeto não garante a máxima qualidade e sucesso, porém a falta de gerenciamento ou mal dirigido o projeto, tende a resultar falhas e custos elevados ou ainda atrasar o projeto.

A importância do triângulo do projeto, ou seja, tempo custo e escopo faz com que o projeto melhore, esses três itens se unem e um faz interligação com outro, se o escopo muda por exemplo, o tempo ou o custo tende a mudar tambem, pois há uma relação entre eles, por isso é importante se determinar esse itens muito bem, detalhar e constituir um perfil detalhado do cliente com todos os objetivos. A equipe do projeto deve estar bem alinhada e conhecer todo o escopo para que tenha uma união e juntar todas as ideias e conhecimentos para que o projeto saia bem definido.

A informática é atualizada a cada dia, sendo lançados novos sistemas, novas tecnologias e com isso, um projeto pode ficar atrasado, ou um sistema obsoleto, se demorar a ficar pronto o sistema já sai desatualizado, assim precisando de manutenção logo, fazendo com que o projeto fique mais caro.

Cada empresa tem seu metodo para criar software, um modelo que mais atende as suas necessidades e seus clientes, por isso não existe um modelo pronto de se criar software, isso varia e não podemos dizer se um é melhor do que o outro, mas sim que o modelo se encaixa mais em uma organização.

As fases principais que um gerente de projeto enfrenta são:

Planejamento de projeto

 Gerança de relatorios

Gerenciamento de riscos

Gerenciamento de pessoas e

Elaboração de propostas.

A boa elaboração desses itens descritos acima torna-se o projeto rico e faz com que o gerente ganhe um maior dominio sobre todo o projeto, mexendo em pontos pré-determinados é mais fácil gerir. Um gerente de projetos deve ter organização, agilidade na tomada de decisões e visão para calcular riscos. Deve ser inspirador para sua equipe, saber planejar minuciosamente cada passo, ser flexível para mudar de estratégia e rápido para reorganizá-la.

O gerenciamento de riscos do projeto inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento, controle e planejamento do gerenciamento de riscos em um projeto. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, um ou mais impactos.

O gerenciamento de riscos é de suma importância para ter um planejamento de riscos que possa ocorrer durante o projeto, tem que se avaliar todos os cenarios possiveis, medir e dirigir bem esses cenarios a fim de se obter total credibilidade dos clientes tambem. Exite três tipos de risco:

Risco de projeto

Risco de escopo

Risco de produto

Esses riscos são independentes, se sobrepõe todos os envolvidos no projeto apresentam algum tipo de risco inerente ao resultado final, por exemplo, se alguem da equipe do projeto chegar a deixa-lo poderá perder algum tipo de qualidade, dependendo de quem sair, o produto pode não ficar do mesmo jeito que ficaria, pois sabemos que muitas vezes programadores ficam com os códigos e vão embora da empresa e os que chegam para substitiur acabam que perdidos, tendo que refazer todo o processo de desenvovimento do software. Empresas concorrentes gera risco ao produto final pois podem fazer sistemas melhores e com tecnologias mais atualizadas, assim tem que se adequar e buscar soluções para poder competir e se sobressair nesse quesito, pois sabemos que a cada dia tem que se buscar o melhor sempre e que empresas concorrentes estão ai e com varias ideias diferentes, então o risco de se perder um cliente é muito grande. É muito importante saber perceber os riscos antes que eles ocorram saber lidar com eles, elaborar planos de contigencia e consequentemente tomar medidas de recuperação imediata se algo der errado.

Um risco só deveria ser tratado quando o seu benefício potencial (oportunidade) para a organização e as chances de ganhos excedesse o valor do custo reparador de uma decisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com