TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Em Grupo Unopar 3 Semestre

Artigos Científicos: Portfolio Em Grupo Unopar 3 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  7.772 Palavras (32 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 32

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 ESTUDO DE CASO: RESTRUTUTURAÇÃO ESCOLA DE IDIOMAS 6

“ENGLISH SCHOOL TO LEARN” 6

3.1 CASOS DE UTILIZAÇÃO POR ATORES 8

3.2 IDENTIFICAÇÃO DOS ATORES POR CASOS DE UTILIZAÇÃO 8

4 DIAGRAMAS DE CASOS DE USO 9

5 DIAGRAMA DE CLASSES 10

5.1 MER - PROJETO CONCEITUAL DE BANCOS DE DADOS 11

5.2 MER - PROJETO LÓGICO DE BANCOS DE DADOS 12

6 SCRIPT CONEXÃO BANCO DADOS ORACLE 13

7 REPRESENTAÇÃO DAS CLASSES 18

7.1 CLASSE PESSOA 18

7.2 CLASSE TURMA 20

7.3 CLASSE PROFESSOR 21

7.4 CLASSE PESSOA 23

7.5 CLASSE FUNCIONÁRIO 25

7.6 CLASSE FORNECEDOR 27

7.7 CLASSE ESCOLA 29

7.8 CLASSE DISCIPLINA 31

7.9 CLASSE CURSO 33

8 LEIAUTE DO PROJETO 35

8.1 TELA LOGIN SISTEMA 35

8.2 TELA ABERTURA SISTEMA 35

8.3 TELA DE CADASTRO 36

8.4 TELA CONTAS A PAGAR 36

9 LINHA CÓDIGO EXEMPLO DE FILA 37

9.1 CLASSE CONTAS À PAGAR – PARTE 01 37

9.2 CLASSE CONTAS À PAGAR – PARTE 02 39

9.3 CLASSE CONTAS À PAGAR – PARTE 03 40

9.4 FORMULÁRIO ENTRADA DADOS 40

10 CONCLUSÃO 43

11 REFERÊNCIAS 44

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa demonstrar a eficácia do uso da tecnologia de informação em sistemas que envolvem ações administrativas, numa realidade de educação complementar, que desenvolve curso de Inglês. O nome da instituição que iremos elencar como exemplo é a “Escola de Idiomas “English school To learn”, onde pretende-se implementar o sistema.

Desta forma, deve-se elaborar um sistema confiável e bem planejado. Todavia, para uma boa gestão (dimensionar recursos e prazos adequadamente, reduzir e simplificar a manutenção) é necessário ter em mãos toda uma documentação de um sistema, a fim de evitar vários problemas futuros com atualizações e manutenção, e acima de tudo, reaproveitar o código reusabilidade de código está diretamente ligado a um paradigma de programação que é Orientação a Objeto.

2 DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho discorrerá sobre as tarefas realizadas na secretaria e tesouraria, algumas dificuldades identificadas na realização dessas tarefas e a proposta de um sistema automatizado usando um software projetado especificamente para uso dessa função. Iremos apresentar ao longo deste trabalho os conceitos, suas regras, e as vantagens especificamente o desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos, e tem por finalidade apresentar um resumo relacionado dos principais itens relevantes debatidos ao longo deste terceiro semestre das disciplinas estudadas até aqui ressaltando foram de suma importância, no entanto os conceitos referentes as disciplinas Algoritmos e Estruturas de Dados,Banco de Dados II,Análise de Sistemas II e Desenvolvimento Orientado a Objetos I.

3 ESTUDO DE CASO: RESTRUTUTURAÇÃO ESCOLA DE IDIOMAS

“ENGLISH SCHOOL TO LEARN”

O fenômeno da convergência digital está presente em praticamente todos os setores, seja ele comercial ou industrial e utiliza a informática para automatizar e agilizar seus serviços. O senhor Astrogildo, proprietário da Escola de Idiomas “English school To learn”, nos procurou no intuito de automatizar os processos cotidianos, tanto administrativos, quanto de recursos humanos, apresentando a seguinte demanda:

- A escola possui dois computadores, um de uso da secretaria e outro da tesouraria, não possuindo nenhum software de gerenciamento de controle de alunos e pagamentos;

- A secretaria e a tesouraria fazem uso de um aplicativo do pacote Microsoft Office chamado Excel para gerenciamento dos seguintes itens: cadastrar aluno, cursos, turma, professores, controlar recebimento, controlar contas a pagar, dentre outros, utilizando fichas impressas modelos pré-definidos no Microsoft Excel e preenchidas manualmente pelo secretária e/ou responsável pelo setor financeiro à caneta e arquivadas em um fichário.

O proprietário também relatou um problema gravíssimo que ocorreu a cerca de uns três meses, o local que estava acondicionado as caixas após um forte chuva torrencial algumas telhas estavam quebradas e a chuva molhou várias caixas de arquivos, sabendo que tais fichas de alunos não podem obter rasuras, para expedição de alguns documentos, e que foi necessário copiar todas as avaliações dos aluno de todas as fichas e transcrevê-las para uma única ficha de matrícula o que se torna dispendioso e ocasionando retrabalho a expedição de algum documento, uma vez que, se houver rasura é necessário outra ficha e escrever tudo novamente.

Com o conhecimento de que aplicativo Microsoft Excel não contempla todas as necessidades da escola, devidos suas limitações e que foram desenvolvidas para outros fins, apresentamos a idéia do software que irá automatizar todas as tarefas cotidianas.

A forma tradicional de armazenamento de informações manualmente, em papel, não garante seu registro imediato, exemplo: quando o aluno procura a escola para se inscrever, preenche um cadastro à caneta e entrega ao funcionário, que posteriormente digitará as informações na planilha Excel e a mesma esquece de fazer este lançamento, o que compromete a organização do trabalho.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com