TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO INDIVIDUAL 3º SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO UNOPAR 2013 ( FUSÃO CASAS BAHIA COM O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR.

Trabalho Escolar: PORTFÓLIO INDIVIDUAL 3º SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO UNOPAR 2013 ( FUSÃO CASAS BAHIA COM O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  2.000 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA - CASAS BAHIA COMERCIAL L.T.D.A..... 4

3 HISTÓRIA DAS CASAS BAHIA. 5

3.1 ESTILO DE GESTÃO DA EMPRESA E ABORDAGENS 5

3.2 MUDANÇAS GERADAS PELA TRANSIÇÃO DE PODER 6

4 FUSÃO DAS CASAS BAHIA 7

4.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS PELA TRANSIÇÃO DE PODER 7

5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 8

5.1 SEUS VALORES MISSÕES E VISÕES 8

6 SEUS INDICES DE PREÇOS 9

7 CONCLUSÃO 10

8 REFERÊNCIAS...................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

As empresas procuram um diferencial em sua administração visando conquistar vantagens competitivas e isso atualmente só é possível através de pessoas capacitadas, pois elas é que podem propiciar um diferencial nos produtos e serviços da organização e é através de Recursos Humanos que a mesma pode inserir no mercado produtos altamente qualificado e competitivo.

Esse trabalho focaliza-se em uma grande empresa de liderança no mercado, casas Bahia.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

• CASAS BAHIA COMERCIAL LTDA

SLOGAN: DEDICAÇÃO TOTAL A VOCÊ.

TIPO: SOCIEDADE LIMITDA.

FUNDAÇÃO: 1952.

SEDE: SÃO CAETANO DO SUL/SP.

FUNDADOR: SAMUEL KLEIN

PROPRIETÁRIO: VIA VAREJO

LAJIR: CASAS BAHIA no E-Bit.

PAGINA: WWW.casabahia.com

CORES: BRANCO, VERMELHO E AZUL.

3 .

Empresa DESKAP escapamentos TUPER M.E, empresa do ramo de escapamentos e catalisadores, localizada na rua José Carlone, nº 211 A, no bairro Jardim Ana Carolina, cidade de Jaú interior do Estado de São Paulo.

A empresa é uma distribuidora de escapamentos, representante da Indústria TUPER S/A, que se localiza na cidade de São Bento do Sul-Santa Catarina, na rodovia SC 301/acesso oeste, nº955 Bairro Colonial.

2.1 A MISSÃO DA EMPRESA

A empresa DESKAP M.E, tem como missão desenvolver a expansão da marca TUPER S/A no interior paulista, e conscientizar o cliente sobre a importância da troca de escapamentos, assim, beneficiando o meio ambiente.

A empresa DESKAP M.E tem como consumidores, oficinas, auto centers, lojas especializadas e lojas de autopeças.

2.1.1 CÓDIGO DE ÉTICA

Respeito aos funcionários oferecendo salários justos e benefícios adequados. Respeito ao cliente, oferecendo produtos de qualidade, e também, a pronta entrega com garantia. Respeito ao meio ambiente oferecendo produtos testados e eficientes, de uma marca que tem consciência ambiental.

2.2 VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA

A empresa DESKAP M.E, futuramente pretende expandir a sua marca para novos mercados. A empresa espera dominar o mercado Jauense na distribuição de escapamentos e catalisadores em um período de três anos.

Para um período de cinco anos, a empresa investirá em pesquisa de mercado para avaliar possíveis novas distribuidoras em outras cidades.

No período de dez anos, a empresa haverá conquistado o domínio no setor de distribuição de escapamentos e catalisadores do interior paulista. Haverá também, uma mudança importante no desenvolvimento da empresa, relacionado ao mercado, pois, se planeja trabalhar com novos produtos relacionados a automóveis.

A DESKAP M.E pretende passar ao seu consumidor, uma imagem de empresa confiável, de respeito mutuo, empresa que oferta produtos de qualidade e preço justo, empresa que se preocupa não só em inovação, mais também, respeitar o meio ambiente.

2.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A empresa trabalhará no setor comercial, tendo como principais produtos escapamentos, catalisadores flexíveis, silenciosos universais e tubos de metal da marca TUPER, marca à qual nossa empresa representa. A TUPER é uma empresa que tem responsabilidade social e cumpre legislação especifica ao seu ramo de atividades como empresa metalúrgica, definida pelos seguintes órgãos responsáveis: ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 ISO TS 16949:2009, CONAMA LIMITES DE RUIDOS PARA VEICULOS AUTOMOTORES e INMETRO.

O quadro de funcionários da empresa conta no momento com seus fundadores, Elaine Cristina Brando e Jeferson Bento Ramos. Elaine é solteira e atualmente cursa faculdade de administração de empresas. O senhor Jeferson Bento Ramos, pai de Elaine, é casado e formado em administração de empresas, sendo que ambos já possuem experiência na área de administração e experiência relacionada aos produtos que serão comercializados pela empresa.

As funções da empresa serão distribuídas entre seus dois funcionários. Elaine ficará responsável pelas vendas, atendimento ao cliente, e também pela área administrativa da empresa cuidando da manutenção e infraestrutura da empresa, dos controles financeiros e bancários. Jeferson será o agente comercial que tratará principalmente com os fornecedores.

2.4 O PLANO DE MARKETING

O mercado de atuação da empresa no inicio será a cidade de Jaú, interior do estado de São Paulo. Os clientes em foco são oficinas, centros automotivos, revendedoras, e clientes que atuem na área de prestação de serviço e troca dos produtos comercializados pela empresa. Os investimentos em marketing para alcançar nosso mercado-alvo serão focados em diversos canais de comunicação, incluindo:

• Catálogos impressos

• Atendimento via e-mail

• Informativo Mundo do Escapamento (atualizações)

• Pôster informativo de incentivo (informações de sustentabilidade e economia).

• Website

• Visitas ao cliente

• Panfletagem

Observando elementos demográficos de nossos clientes em foco, notamos uma faixa etária entre 25 a 48 anos e predominância do sexo masculino. Porém, cresce a participação das mulheres nessa área a medida que, grande número das empresas do ramo são atualmente negócios de família.

A evolução dos veículos que os faz cada vez mais luxuosos e confortáveis, promove um grande crescimento no mercado automobilístico, os serviços e produtos estão cada vez mais especializados. Devido a toda essa movimentação do mercado a estimativa anual do consumo desses produtos é de 200.000,00 (Duzentos Mil Reais).

Como a empresa DESKAP é uma distribuidora dos produtos da TUPER, o principal concorrente da empresa é a marca MASTRA, que também trabalha com a mesma linha de produtos que a TUPER. A estratégia para atrair os clientes, além dos meios de divulgação, é atender nossos clientes com excelência e respeito mostrando que pode confiar na empresa DESKAP. Também planejamos uma parceria com os prestadores de serviço para alcançarmos o consumidor final, educando-os a respeito das vantagens que oferecemos, enquanto ao mesmo tempo trabalhamos com um sistema de benefícios para os prestadores de serviços.

2.5 INVESTIMENTO INICIAL

Os sócios da empresa investirão o necessário para cobrir os gastos iniciais. Antes de começar a fazer negócios e ter retorno, haverá gastos com a legalização da empresa, e também, com a infraestrutura. No Quadro 1 apresentaremos os gastos iniciais juntamente com a estimativa de custo de cada item:

Quadro 1 – Custo inicial

Item Custo Total

Computador $500,00

Impressora $200,00

Cadeiras $200,00

Mesas $600,00

Bebedouro $200,00

Ventilador $400,00

Telefones $100,00

Suporte para escapamentos $4.000,00

Estoque inicial de escapamentos $8.000,00

Certificado e leitora digital $465,00

Registro $680,00

Patente $290,00

Outros gastos diversos $300,00

Alvara Gratuito $15.938,00

É importante também, levarmos em consideração que uma vez em funcionamento, a empresa gerará gastos fixos mensais. A DESKAP funcionará inicialmente em salão localizado na cidade de Jaú. O imóvel será alugado e criará um custo fixo mensal de $500.00. Outros custos mensais estimados incluem gastos com internet, luz, água, manutenção e suporte dos sistemas operacionais computadorizados, telefone e a remuneração dos trabalhadores. Os custos mensais estão listados no Quadro 2:

Quadro 2 – Gastos mensais

Item Preço Total

Aluguel do Salão $500,00

Telefone e Internet $70,00

Agua $ 58,00

Luz $ 55,00

Programa de Computador $150,00

Salários $2.000,00

Agua para bebedouro $58,00 $2.891,00

Levando em consideração as estimativas de gastos iniciais e fixos mensais da empresa, calculamos que o gasto do primeiro mês será em torno de $18.829,00 reais, e $2.891,00 nos meses subsequentes.

O investimento inicial na empresa por parte dos sócios será de $25.000,00. Estima-se que esse valor será o suficiente para cobrir os gastos dos três primeiros meses, assegurando-se assim que a empresa sobreviverá enquanto o retorno por vendas está em crescimento.

2.6 CAPTAÇÃO DE RECURSOS

A principal linha de crédito que utilizaremos de inicio na empresa será para o capital de giro. É necessário que uma empresa jovem tenha dinheiro suficiente disponível em caixa, suficiente para realizar seus negócios.

O governo federal lançou o Programa Crescer, um programa de microcrédito produtivo orientado, para pequenos empresários, que disponibiliza linhas de credito para capital de giro e investimento com taxas reduzidas. Com o microcrédito produtivo orientado, como o próprio nome sugere, os pequenos empresários contam não somente com o recurso financeiro, mas também, acompanhamento e orientação de agentes na administração financeira das empresas. Cada operação contratada pode chegar a $15.000,00, não ultrapassando um total cumulativo de $20.000,00.

Muitas instituições financeiras oferecem também a antecipação de receitas de negócios realizados a prazo. Isso proporciona à empresa a capacidade de atrair novos clientes com vendas a prazo, e ao mesmo tempo, dispor do capital proveniente das vendas de imediato. Essa linha de crédito funciona principalmente através de descontos adiantados de duplicatas e cheques pré-datados.

Pesquisando diversos bancos, a quantidade de linhas de crédito à empresas é surpreendente. Porém, é importante levar em consideração que, todos os tipos de financiamentos são sujeitos à aprovação em avaliações de risco e de crédito, e diversos bancos exigem um tempo mínimo de faturamento para aprovação.

3 CONCLUSÃO

Grande parte das novas empresas não consegue superar os desafios que surgem no inicio. Isso acontece devido à má gestão e falta total ou parcial de planejamento. Como notamos com a DESKAP, a diversos detalhes para serem considerados, e desatenção a qualquer um deles pode significar uma empresa bem sucedida ou uma empresa que fechará as portas no segundo mês de funcionamento.

Todas as operações e decisões tomadas pela diretoria da empresa devem levar em consideração a missão dela, e a visão de onde se quer chegar. Por isso é tão importante defini-las cuidadosamente após muito estudo e pesquisas. As decisões tomadas afetam diferentes partes no negócio, e por isso, é importante se ter uma divisão clara de departamentos e funções. E finalmente a missão e a visão direcionam os esforços do time de marketing, para que a informação certa chegue até o cliente certo.

Uma gestão cuidadosa na parte financeira da empresa é indispensável. Como vimos uma empresa recém-inaugurada não dispõe de muito capital, considerando que parte ou todo o investimento foi usado para cobrir gastos iniciais. Nesse estágio, uma empresa não pode assumir riscos, qualquer perda pode resultar em inabilidade de quitar dividas, considerando a inexistência de capital de giro. Por isso mesmo é necessário grande conhecimento por parte do administrador sobre as opções de oferta de recursos e linhas de créditos.

Concluindo, foi observado que um bom gestor é de fundamental importância para o sucesso de qualquer empresa.

REFERÊNCIAS

BANCO DO BRASIL. Bom para todos. 2012. Disponível em < http://www.bb.com.br/portalbb/page103,19383,19431,21,0,1,1.bb?codigoNoticia=33910&codigoMenu=16926> Acesso em 15 nov. 2012.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Programa Crescer. 2012. Disponível em < http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/superacao-da-extrema-pobreza%20/inclusao-produtiva-urbana/programa-crescer> Acesso em 15 nov. 2012.

CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Financiamentos. 2012. Disponível em < http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/linha_credito/financiamentos/index.asp> Acesso em 15 nov. 2012.

TUPER. Unidade Tuper Comercial. 2007. Disponível em < http://www.tuper.com.br/site/pt/unidades/tuper_comercial.php> Acesso em 15 nov. 2012

...

Baixar como  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »