TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1 - Microcontroladores

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA ELÉTRICA

WESLEY MARIANO - 228282012

PORTFÓLIO 1

Microcontroladores

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

WESLEY MARIANO

PORTFÓLIO 1

Microcontroladores

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Microcontroladores.

Prof. Fábio

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Microcomputador é um computador caracterizado pela presença de um único microprocessador que tem dimensão e capacidade computacional limitada.
  2. Programa de computador é um algoritimo escrito em determinada linguagem e que é interpretado e executado pelo computador.
  3. Instrução é um conjunto de dados que se inserem numa sequencia e que indicam a um processador a operação que deve ser executada.
  4. Software - conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico. Firmware - conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É ele que contém as informações de inicialização que permitem o correto funcionamento do aparelho. Hardware – é a parte fisica, ou seja, os equipamentos, como por exemplo, placas e componentes eletrônicos.
  5. O firmware possui instruçoes gravadas em circuitos integrados como por exemplo, uma memória ROM presentes nas placas dos dispositivos, não há relação com o usuário, já o software fica gravado em uma memoria RAM o que possibilita ser instalado e desinstalado quantas vezes for preciso.
  6. Unidade central de processamento(CPU), memória e sistemaas de entradas e saídas; A CPU exerce o controle do computador sendo responsável pela busca das instruçoes, pela sua decodificação e execução; A memória armazena as isntruções e os dados a serem processados pela CPU e o sistema de entradas e saídas tem como função conectar o computador ao meio externo.
  7. Microprocessador é um circuito integrado que realiza funções matematicas e tomada de decisão de um computador.
  8. O microprocessador é composto pela ULA(unidade lógica e aritmética), responsável por executar efetivamente as instruções dos programas, como instruções lógicas matemáticas; pela unidade de controle(UC), responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes; pelos registradores, que são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e preocessamento de cada instrução; pela MMM(unidade de gerenciamento de memória), que é um dispositivo de hardware que tranforma endereçoes virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador; e nos processadores atuais temo a Unidade de ponto flutuante, que são mais complexas que as ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos que variam entre 64 e 128 bits.
  9. Um microprocessador é um dispositivo que desenvolve dados, e o microcomputador organiza esses dados e processa um resultado final.
  10.  Microprocessador é o cérebro do computador que é reponsavel pela busca de um programa na memória e por sua execução já o microcontrolador é um dispositivo semicondutor em forma de CI que integra todas as partes básicas de um microcomputador, em poucas palavras é um microcomputador implementado em um CI.
  11.  Barramento de endereço, que é um barramento unidirecional com a finalidade de definir as posições de memória dos dispositivos de entrada e saída e os endereços das instruções a serem executadas, barramentos de temporização e controle, que permite o controle e teme temporização no fluxon de dados nas operações de leitura e escrita, e o barramento de dados, que consiste em um barramento bidirecional no qual troca informações de entradas e saídas.
  12.   Por trás da execução do programa existe uma programação em determinada linguagem, o software é carregado na memória do microcomputador e depois é executado instrução por instrução, até o seu término.
  13.  É o periodo no qual o computador lê e processa uma instrução em linguagem de máquina da sua memória ou a sequencia de ações que a CPU realiza para executar cada instrução em código de máquina num programa.
  14.  Basicamente igual ao ciclo de instrução, mas de uma forma resumida é o ciclo onde a instrução é buscada na memória principal.
  15. É o ciclo que vem depois do ciclo de busca, onde a informação que foi buscada na memória principal é executada pela CPU.
  16.  Operação de escrita – A CPU fornece o endereçõ binario da posição de memória na qual o dado deve ser armazenado. Ela coloca este endereço nas linhas do barramento de endereço – a CPU coloca o dado a ser armazenado nas linhas do barramento de dados – A CPU ativa as linhas de controle apropriadas para a operação de escrita na memória – Os CIs de memoria decodificam o endereço binário para determinar qual posição está sendo selecionada para a orepação de armazenamento – Os dados no barramento de dados são transferidos para a posição de memória selecionada.
  17.  Operação de leitura – A CPU fornece o endereço binario da posição de memória da qual o dado deve ser recuperado. Ela coloca este endereço nas linhas do barramento de endereço - A CPU ativa as linhas de controle apropriadas para a operação de escrita na memória - Os CIs de memoria decodificam o endereço binário para determinar qual posição está sendo selecionada para a orepação de leitura – Os CIs de memória colocam os dados da posição de memória selecionada no barramento de dados, de onde são transferidos para a CPU.
  18.  É um pequeno computador em um circuito integrado, o qual contém um nucleo de processador, memória e periféricos programaveis de entradas e saídas.
  19.   O microcontrolador fica alocado dentro de um CI, o microcomputador fica dentro do microcontrolador organizando dados e os processando pare se obter um resultado final.

Conclusão

Após a execução destes exercicios, podemos concluir que existem muitos conceitos por trás de um simples programa digitado, compilado e executado, conceitos esses que devemos levar em consideração para executar projetos que utilizem microcontroladores principalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com